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Praxeologias do Professor: análise comparativa do livro didático no ensino de equações polinomiais do primeiro grau

Teacher Praxeologies: comparative analysis of the didactic book in the teaching of first-degree polynomial equations

Resumo

O objetivo desse artigo foi analisar, comparativamente, as praxeologias pontuais, em livros didáticos e as praxeologias efetivadas pelos professores em sua prática docente, referentes ao ensino de equações polinomiais do primeiro grau, investigando as relações de conformidade entre eles. A realização deste estudo está fundamentada na ótica da Teoria Antropológica do Didático (TAD), proposta por Yves Chevallard. A metodologia se constituiu em uma abordagem qualitativa, em que foram analisadas as organizações matemáticas e didáticas de três professores, comparando-as com as dos livros de referência. Os resultados indicam que existe certa conformidade entre as praxeologias a serem ensinadas, propostas pelos autores dos livros didáticos e as praxeologias efetivamente ensinadas pelos professores em sala de aula. Os professores foram os organizadores das tarefas, técnicas e tecnologias de crescente complexidade que foram tornadas rotineiras e problematizadas em sala de aula. A resolução da equação polinomial do primeiro grau do tipo ax + b = c foi o ponto comum entre os três professores, embora os outros dois professores tenham trabalhado com a equação do tipo a1x+b1=a2x+b2.

Palavras-chave:
Equação Polinomial do Primeiro Grau; Teoria Antropológica do Didático; Professor

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