Acessibilidade / Reportar erro

Matemática e Surrealismo

Mathematics and Surrealism

Resumo

Neste trabalho fazemos uma análise da Matemática a partir da teoria crítica da sociedade da Escola de Frankfurt, tendo o Surrealismo como referência. Lembramos que entrelaçamentos entre Educação e Teoria Crítica já foram feitos em muitos trabalhos, inclusive em Educação Matemática: por exemplo, Adorno (2012ADORNO, T. W. Educação após Auschwitz. In: ADORNO, T. W. Educação e Emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 2012. p. 119-138.), Pucci, Zuin e Ramos-de-Oliveira (2004PUCCI, B.; ZUIN, A. A. S.; RAMOS-DE-OLIVEIRA, N. (Org). Ensaios Frankfurtianos. São Paulo: Cortez, 2004.) e Skovsmose (2015SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. São Paulo: Papirus, 2015.). O Surrealismo, por sua vez, surge como um movimento de vanguarda construído em torno de questionamentos artísticos, intelectuais e políticos, cujas ideias revolucionárias são contra qualquer imposição totalizante que implique em uma formatação do pensamento. Nossa abordagem, portanto, faz uma tentativa de abertura das possibilidades de pensamento em Matemática, estando na direção dos pontos elencados por Miguel (2016MIGUEL, A. Entre Jogos de Luzes e de Sombras: uma agenda contemporânea para a educação matemática brasileira. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 9, n. 20, p. 323-365,2016.) para uma agenda contemporânea da Educação Matemática brasileira. Além disso, repensar o papel político da Matemática e, por consequência, da Educação Matemática é urgente e nada mais significativo do que recorrer à Escola de Frankfurt e ao Surrealismo, isto é, aqueles que viveram e escreveram a partir de experiências totalitárias.

Palavras-chave:
Matemática; Educação; Teoria Crítica; Psicanálise; Surrealismo

UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 Rio Claro - SP Brasil - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com