Acessibilidade / Reportar erro

Interpretações de Significado em Educação Matemática

Interpretations of Meaning in Mathematical Education

Resumo

Como ponto de partida para uma interpretação de significado em Educação Matemática, consideremos duas crianças brasileiras fictícias, Paulo e Eloísa. Elas têm experiências de vida diferentes, e tais diferenças referem-se às condições sociais, econômicas, culturais e religiosas, e também às visões, suposições e preconceitos que poderiam construir algo como significativo ou sem sentido. A fim de articular a formação sociopolítica das experiências de significado, apresento uma interpretação do significado com referências no foregroundsdos estudantes. A ideia básica é reconhecer que os foregroundssão formados por uma série de fatores sócio-políticos. Esses fatores são discutidos em termos de foregroundspolarizados, destruídos, amputados, direcionados e multiplicados.

Palavras-chave:
Foregrounds Polarizados; Foregrounds Destruídos; Foregrounds Amputados; Foregrounds Direcionados; Foregrounds Multiplicados

UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 Rio Claro - SP Brasil - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com