Acessibilidade / Reportar erro

“Obrigada por ter apresentado a História Oral”: propostas desenvolvidas e analisadas em um curso de Licenciatura em Matemática

“Thank you for introducing me to Oral History”: proposals developed and analyzed in a Mathematics Degree Course

Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar e compartilhar alguns apontamentos analíticos a partir da introdução de práticas de História Oral em espaços formais de formação inicial de professores, especificamente, num curso de Licenciatura em Matemática: na aula de História da Matemática; na aula de Metodologia e Prática de Ensino de Matemática na Educação Básica 2; e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Nessas instâncias, três propostas de mobilização da História Oral foram apresentadas, desenvolvidas pelos alunos e analisadas a partir dos registros produzidos por esses licenciandos sobre suas impressões e compreensões do desenvolvimento dessas atividades. Desenvolver essas atividades e analisar esses registros nos permitiu perceber algumas potencialidades da História Oral em sala de aula e o modo como essas atividades e suas implicações tocaram esses alunos em diversos aspectos, inclusive, para além do propósito inicial de formação de professores.

Palavras-chave:
Formação Inicial de Professores; Narrativas; Sala de aula; PIBID; História Oral

UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 Rio Claro - SP Brasil - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com