Acessibilidade / Reportar erro

Recuperação Escolar: uma ferramenta de significação no caminho para a seleção de sujeitos sociais* * O Texto original que inspirou essa discussão foi publicado no IX Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática (SESEMAT) realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS (PPGEduMat), sob o título “Recuperação escolar, ferramenta de significação e práticas pedagógicas”. Disponível em: <http://sesemat.wix.eom/ixscscnat#!rtigos/c17vn>. Acesso em: 20 de jan. 2016.

Educational Probation: a meaning tool on the way to the selection of social subjects

Resumo

Esse texto problematiza os modos pelos quais o discurso da avaliação participa do processo da constituição de alunos e de professores de Matemática enquanto sujeitos de uma prática avaliativa. A produção de sujeitos foi problematizada e analisada em uma perspectiva foucaultiana, aplicada ao tema que envolve relações entre avaliação como prática pedagógica, alunos e professores de Matemática, que movimentam uma ferramenta de significação como micropenalidade no caminho para a seleção de alunos na escola: a recuperação. Na interlocução com as teorizações de Michel Foucault foi possível pensar em outras representações que uma prática avaliativa, produzida em uma racionalidade neoliberal, pode movimentar para controlar, classificar e hierarquizar a produção de indivíduos e sujeitos dentro e fora da escola.

Palavras-chave:
Análise do Discurso; Ferramenta de Significação; Recuperação Escolar

UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 Rio Claro - SP Brasil - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com