Acessibilidade / Reportar erro

O Sujeito Lúdico Produzido pela/na Educação Matemática: Interlocuções com o neoliberalismo* * Este texto é uma versão expandida da comunicação científica intitulada Incursões foucaultianas para pensar o lúdico no ensino de Matemática e a governamentalidade neoliberal, apresentada na VI Jornada Nacional de Educação Matemática, ocorrida em maio de 2016.

The Playful Subject Produced in/through Mathematics Education: Interlocutions with Neoliberalism

Resumo

Este artigo tem como objetivo problematizar o uso de atividades lúdicas propostas para o ensino de matemática, entendendo a escola como um espaço de formação de subjetividades. O foco de nossa análise volta-se para o sujeito produzido pelo discurso lúdico e suas interlocuções com o neoliberalismo, com base nos estudos de Michel Foucault e de seus comentadores. A partir da Análise do Discurso na perspectiva deste filósofo, analisamos trabalhos publicados nos anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. As enunciações que destacamos apontam para possíveis entrelaçamentos entre as práticas lúdicas e as características estabelecidas pelo neoliberalismo, como a capacidade de construir suas próprias ideias, pensar de forma independente, ser ativo na construção do conhecimento, ter autoconfiança, ser empreendedor de si mesmo, ter liberdade para tomar decisões, competir e ser um sujeito consumidor. Esta análise nos permitiu outro olhar sobre as verdades naturalizadas, as práticas e as pesquisas no campo da Educação Matemática.

Palavras-chave:
Educação Matemática; Sujeito Lúdico; Neoliberalismo

UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 Rio Claro - SP Brasil - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com