Acessibilidade / Reportar erro

A História de Nair: a Força da Identidade Institucional para a Permanência na Docência em Matemática

The Story of Nair: the Strength of the Institutional Identity for Permanence in Mathematics Teaching

Resumo

Este artigo retrata a compreensão dos significados associados às escolhas de Nair pela sua permanência na docência em Matemática. Sob a luz de uma perspectiva social da construção da identidade profissional, realizou-se uma pesquisa empírica, cuja produção de dados se deu na forma de entrevista semiestruturada. Tomou-se como principal orientação teórica as contribuições de James Paul Gee sobre identidade. Os resultados de pesquisa mostraram: (i) a força que a identidade institucional de Nair exercia em sua permanência na docência; (ii) que esse tipo de identidade era sustentada por vocação pela prática docente e pelo prazer que a docência lhe proporcionava. Esses resultados sugerem, ainda, que a identidade docente é sempre reconstruída em um contexto histórico e social que transforma, constantemente, as ações do professor em sua prática profissional.

Palavras-chave:
Matemática; Identidade Institucional; Docência; Professor

UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 Rio Claro - SP Brasil - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com