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Tempo, História e Educação Matemática

Time, History, and Mathematical Education

Resumo

Nesse artigo discutimos como a concepção de “tempo” alterou-se no decorrer da história. Analisamos de que modos tal concepção insere-se na formação do ser social, ou seja, na educação. Indicamos a necessidade de que pesquisas em História da Educação Matemática analisem como o “tempo” tem sido utilizado em Reformas Curriculares e nas práticas docentes. Nossos referenciais são Norbert Elias (1998)ELIAS, N. Sobre o tempo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998., Michel Foucault (1993)FOUCAULT, M. Vigiar e Punir. Tradução de Ligia M. P. Vassallo. 10. ed. Petrópolis: Ed. Vozes, 1993., Jacques Le Goff (1995)LE GOFF, J. A civilização do ocidente medieval. 2. ed. Lisboa: Ed. Estampa, 1995. v. 1. e Edward Thompson (1998)THOMPSON, E. P. Costumes em comum. São Paulo: Cia das Letras, 1998..

Palavras-chave:
Tempo; Filosofia; História; Educação; Matemática

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