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Historiografia e Terapia na Cidade da Linguagem de Wittgenstein* * Texto baseado em apresentação oral, com título homônimo, feita pelo autor na Mesa Redonda intitulada “História da Educação Matemática: o que a Filosofia tem a ver com isso?”, ocorrida em 19 de julho de 2013, no XI Encontro Nacional de Educação Matemática (XI ENEM - Curitiba-PR-2013). Os demais integrantes dessa mesa foram os professores: Antonio Vicente M. Garnica (coordenador); Arlete de Jesus Brito e Carlos Roberto Vianna.

Historiography and Therapy in Wittgenstein's City of Language

Resumo

O propósito deste artigo é problematizar o papel da filosofia na pesquisa historiográfica em Educação Matemática. Para isso, fazemos a filosofia terapêutico-gramatical do filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein contracena com a filosofia desconstrucionista do filósofo franco-argelino Jacques Derrida, sobretudo em referência a um aforismo das Investigações Filosóficas, de Wittgenstein, que compara a nossa linguagem a uma cidade antiga.

Palavras-chave:
Pesquisa Historiográfica; Educação Matemática; Terapia Wittgensteiniana; Desconstrucionismo Derridiano

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