Acessibilidade / Reportar erro

Estudos em Raciocínio Combinatório: investigações e práticas de ensino na Educação Básica* * Os estudos relatados foram parcialmente financiados pela FACEPE (APQ-1095-7.08/08), pelo CNPq (476665/2009-4) e por bolsas de mestrado pela Capes.

Studies in Combinatorial Reasoning: investigations and practices K-12

Resumo

O presente artigo trata de pesquisas desenvolvidas, ao longo dos últimos cinco anos, pelo Grupo de Estudos em Raciocínio Combinatório do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco – Geração. As linhas de investigação do grupo são apresentadas, bem como seus principais referenciais teóricos. Nas investigações realizadas pelo grupo, recursos didáticos são analisados e são apresentados e discutidos resultados de pesquisas desenvolvidas junto a estudantes de distintos níveis e modalidades de ensino, bem como são debatidos estudos realizados com professores da Educação Básica. O conjunto de resultados obtidos possibilita reflexões referentes a como o raciocínio combinatório se desenvolve, quais as dificuldades a serem superadas e como práticas podem ser mais eficientes no ensino de Combinatória.

Palavras-chave:
Raciocínio combinatório; Estudantes e Professores; Educação Básica

UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 Rio Claro - SP Brasil - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com