Acessibilidade / Reportar erro

Discussões sobre a Relação entre Limite e Continuidade de uma Função: investigando Imagens Conceituais

Discussions about the Relation between Limit and Continuity of a Function: investigating Concept Images

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de uma investigação realizada junto a estudantes universitários que cursavam 0 3° e o 4° semestre de licenciatura em matemática de duas universidades públicas do estado do Pará (Brasil). Objetivamos investigar as imagens conceituais desses sujeitos acerca da relação entre limite e continuidade de uma função, por meio de um estudo exploratório realizado em duas etapas, cujos resultados foram relacionados às pesquisas de Tall e Vinner (1981)TALL, D; VINNER, S. Concept image and concept definition with particular reference to limits and continuity. Educational Studies in Mathematics, New York, n. 12, p. 151 – 169, may. 1981., Vinner (1991)VINNER, S. The role of definitions in the teaching and learning of mathematics. In: TALL, D (Ed.). Advanced Mathematical Thinking. Dordretch: Kluwer publications, 1991, p. 65 – 81. que, por sua vez, compuseram a base da fundamentação teórica de nosso estudo. Dentre as imagens conceituais evocadas pelos sujeitos investigados, ressaltamos aquelas voltadas para a ideia de que o fato de uma função não estar definida em determinado ponto do domínio implica, necessariamente, na não existência do limite da função naquele ponto. Ou seja, de acordo com os sujeitos, a existência do limite depende da continuidade da função.

Palavras-chave:
Imagem Conceitual; Limite de uma Função; Continuidade

UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 Rio Claro - SP Brasil - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com