Acessibilidade / Reportar erro

Educação a Distância Online e Formação de Professores: práticas de pesquisas em Educação Matemática no estado de São Paulo* * Este artigo traz um recorte da pesquisa de Doutorado desenvolvida pela primeira autora sob a orientação da segunda autora (VIOL, 2015). Esta pesquisa foi desenvolvida com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Distance Learning and Teachers Education: research practices in Mathematics Education in São Paulo state

Resumo

Neste artigo apresentamos um mapeamento sobre Teses e Dissertações em Educação Matemática que abordam a Formação de Professores e a Educação a Distância (EaD) online. Assim, guiamo-nos segundo a perspectiva qualitativa da metanálise, sendo que os dados foram analisados sob a perspectiva teórica da Formação de Professores, bem como os procedimentos metodológicos de análise de dados foram baseados em alguns conceitos da Análise de Conteúdo. Este mapeamento crítico das Teses e Dissertações revelou seis eixos temáticos que representam as tendências de pesquisa sobre a temática investigada: Aspectos didático-pedagógicos da EaD online; Aspectos epistemológicos da EaD online; Políticas Públicas de Formação de Professores a distância; Prática Docente de professores no contexto da EaD online; Processos formativos de professores que ensinam Matemática no contexto da EaD online; e Processos de implementação de cursos de Formação de Professores a distância. Destacamos que a análise dos dados revelou que as práticas de pesquisa em Educação Matemática acerca da Formação de Professores e a EaD online está condicionada ao processo de evolução e disseminação das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) na sociedade e, consequentemente, na Educação. Além disso, foi possível identificar particularidades dos processos formativos em contextos online que revelam potencialidades da EaD online para a Formação de Professores.

Palavras-chave:
Educação Matemática; Educação a Distância Online; Formação de Professores que Ensinam Matemática; Mapeamento; Metanálise

UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 Rio Claro - SP Brasil - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com