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Ensino de Área de Figuras Geométricas Planas no Currículo de Matemática do Projovem Urbano

Teaching Area of Plane Geometric Figures in the Math Curriculum of Urban Program "Projovem"

Este trabalho discute, sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático, o modo como é proposto o estudo da área de figuras geométricas planas no currículo de Matemática do Programa Projovem Urbano e a relação entre esse estudo e os princípios que regem o referido Programa. Para tanto, foram analisados documentos como o Guia de Estudo, o Projeto Pedagógico Integrado e as Propostas Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos. Percebemos que a Organização Matemática predominante é o cálculo da área de retângulos, por meio do uso da fórmula, justificada pela contagem de quadradinhos, o que se aproxima da abordagem no ensino regular. Por outro lado, o uso frequente do contexto da construção civil aponta para a conexão com a dimensão da qualificação profissional, preconizada nos princípios que regem o Programa Projovem Urbano.

Currículo de Matemática; Projovem Urbano; Teoria Antropológica do Didático; Área de Figuras Geométricas Planas


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