Acessibilidade / Reportar erro

O Fenômeno Didático Institucional da Rigidez e a Atomização das Organizações Matemáticas Escolares* * Trabalho financiado pelo projeto: “La modelización matemática para la formación del profesorado de secundaria: del algebra al cálculo diferencial “(EDU2012-39312-C03-03).

THE INSTITUTIONAL DIDACTIC PHENOMENON OF RIGIDITY AND THE ATOMIZATION OF SCHOOL MATHEMATICS ORGANIZATIONS

Nesta investigação estudamos um fenômeno didático complexo que se manifesta na desconexão dos conteúdos matemáticos que constituem o programa oficial do ensino secundário/médio e que está fortemente relacionado com a rigidez e a atomização da Matemática escolar. Para tal estudo utilizamos as ferramentas teóricas e metodológicas que nos proporciona a Teoria Antropológica do Didático (TAD) cujo objeto primário de investigação é a análise da atividade matemática escolar institucional. Assim, realizamos estudos exploratórios nos manuais escolares de Matemática do ensino secundário de Portugal e da Espanha, contrastando e comprovando cinco conjeturas relacionadas, por exemplo, com a ausência de questionamento e justificação das técnicas utilizadas. Concluimos que nestes países as praxeologias matemáticas apresentam-se desarticuladas, rígidas, e, consequentemente, surgem isoladas atividades de modelagem matemática nas instituições escolares.

Organização Matemática; Ensino médio/secundário; Teoria Antropológica do Didático (TAD)


UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 Rio Claro - SP Brasil - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com