Acessibilidade / Reportar erro

Construção do Currículo de Matemática: como os professores dos anos iniciais compreendem o que deve ser ensinado?* 1 Adotamos a expressão “relação ao saber”, no lugar de “relação com o saber” neste texto, por considerarmos que diferentes elementos estão envolvidos nessa relação, indo além da simples relação de parceria (CÂMARA, 1995, 1997).

Construction of Mathematics Curriculum: How Teachers of Early Years Understand What Should be Taught?

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação que buscou compreender a relação do professor dos Anos Iniciais aos saberes a serem ensinados, tomando como base os Parâmetros Curriculares para a Educação Básica do Estado de Pernambuco, que descreve as expectativas de aprendizagem. Para a realização da pesquisa, um questionário foi aplicado a 112 professores dos Anos Iniciais de escolas públicas do estado de Pernambuco. A eles foi solicitado que indicassem o ano escolar em que a expectativa deveria ser abordada. Os resultados apontam que as expectativas mais indicadas são relativas a conteúdos presentes nos livros didáticos dessa etapa de escolarização. Revelam ainda que professores se sentem mais a vontade para opinar sobre expectativas que envolvem habilidades mais simples. Já habilidades mais complexas são as que recebem menos indicações por parte dos professores. Concluímos que essas habilidades possivelmente são pouco compreendidas pelos professores dos Anos Iniciais.

Expectativas de Aprendizagem; Relação ao Saber; Currículo de Matemática dos Anos Iniciais


UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 Rio Claro - SP Brasil - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com