Acessibilidade / Reportar erro

Aula de matemática: as relações entre o rujeito e o conhecimento matemático

Math class: the relationship between subject and mathematical knowledge

Este artigo apresenta uma breve discussão sobre alguns estudos que discorrem sobre a relação do sujeito com o conhecimento matemático - escolar ou não - e examinam de que modo se dá a relação do sujeito com tal conhecimento no interior do ambiente escolar. O objetivo é discutir, a partir de diferentes referenciais teóricos sobre aprendizagem e aprendizagem situada, a relação do sujeito com o conhecimento matemático em situações distintas de aprendizagem, levando em conta os modos com os quais os sujeitos aprendem e conhecem na escola, bem como a importância, para o processo escolar, de conhecimentos oriundos de experiências externas à escola.

Educação Matemática; Prática Social; Relação com o Saber Matemático; Aprendizagem Situada


UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 Rio Claro - SP Brasil - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com