Acessibilidade / Reportar erro

A prática discursiva das altas habilidades em matemática

The discursive practice of high skills in mathematics

As pesquisas acerca das altas habilidades, via de regra, desenvolvem-se no campo da psicologia. Contudo, neste artigo, procura-se analisar a temática a partir de uma perspectiva pós-estruturalista. Partindo desse entendimento, as altas habilidades em matemática são um discurso que posiciona os sujeitos como portadores de altas habilidades e, assim, cabe analisar, conforme sugere Foucault, as práticas discursivas que colocam em circulação as verdades que constituem tais habilidades e seus sujeitos escolares. Dessa forma, este trabalho aborda as questões de normalização - embasadas em estratégias de poder-saber-verdade presentes nas práticas discursivas - que estão ligadas às atividades de identificação e enriquecimento educativo desses sujeitos escolares.

Altas habilidades; Discurso; Verdade; Norma


UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática Avenida 24-A, 1515, Caixa Postal 178, 13506-900 Rio Claro - SP Brasil - Rio Claro - SP - Brazil
E-mail: bolema.contato@gmail.com