Acessibilidade / Reportar erro

Jacobeus nos trópicos: olhares sobre a sociedade e enquadramento religioso na diocese fluminense (1725-1773)1 1 Este artigo resulta de pesquisas realizadas no âmbito dos projetos “Jacobeia e ação reformadora dos bispos jacobeus na América portuguesa (Século XVIII)” e “Disciplinando almas, disciplinando a sociedade: o cristianismo no Império português”, financiados pelo CNPq e coordenados por Evergton Sales Souza, e “Religião, administração e justiça eclesiástica no império português (1514-1750) - ReligionAJE”, PTDC/HAR-HIS/28719/2017, financiado pela FCT-Portugal e coordenado por José Pedro Paiva (Universidade de Coimbra).

Jacobeans in the Tropics: Regards on Society and Religious Context in the Diocese of Rio de Janeiro (1725-1773)

RESUMO

Frei Antônio de Guadalupe, D. Frei João da Cruz e D. Frei Antônio do Desterro administraram a diocese do Rio de Janeiro entre 1725 e 1773. Foram bispos vinculados à Jacobeia, movimento rigorista de reforma da vida religiosa que alcançou grande importância no mundo português, especialmente na primeira metade do século XVIII. O artigo pretende compreender como esses prelados que pregavam uma moral austera lidaram com a diversidade cultural e social da América portuguesa e puseram em prática suas políticas de enquadramento religioso. Busca-se descrever a presença dos bispos jacobeus na América portuguesa e, com maior detalhe, tratar das trajetórias de vida dos prelados fluminenses. Mostra-se como esses bispos se portaram no governo da diocese, como olharam para a sociedade, atentando para suas percepções acerca dos pardos e negros e, por fim, para as medidas que destinaram à população escravizada.

Palavras-chave:
bispos; Jacobeia; enquadramento religioso

Associação Nacional de História - ANPUH Av. Professor Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, Caixa Postal 8105, 05508-900 São Paulo SP Brazil, Tel. / Fax: +55 11 3091-3047 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbh@anpuh.org