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Os historiadores e seus públicos: desafios ao conhecimento histórico na era digital1 1 Este artigo teve uma primeira versão elaborada para apresentação na mesa-redonda “Os públicos da história: currículos, formação e ensino de História em debate”, no 9 Seminário Nacional de História da Historiografia (Vitória, 24 maio 2015); depois refeita para 2nd ­INTH network conference “The Practical Past: on the advantages and disadvantages of history for life” (ago. 2016). Agradeço aos organizadores e participantes desses eventos, a Valdei Lopes Araújo, Fernando Nicolazzi e Matheus Pereira e aos três consultores ad hoc acionados pela RBH pelas generosas leituras e sugestões. Os equívocos remanescentes são de minha responsabilidade.

Historians and their audiences: Challenges to historical knowledge in the digital age

RESUMO

A quebra da autoridade do historiador acadêmico sobre a produção do conhecimento histórico no contexto da difusão das mídias digitais é o centro da reflexão aqui proposta. Parte-se da consideração da historicidade dos sujeitos da produção e do consumo da história, passando aos desafios lançados pela difusão exponencial da história possibilitada pela internet, para se chegar à discussão da função social do historiador acadêmico hoje.

Palavras-chave:
Historiografia; história pública; mídias digitais

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