Acessibilidade / Reportar erro

O imbróglio de Raízes: notas sobre a fortuna crítica da obra de Sérgio Buarque de Holanda1 1 Sou grato a Angela de Castro Gomes pela confiança e, sobretudo, pelos esclarecimentos sobre Sérgio Buarque nos anos 1930. Sou grato a João Kennedy Eugenio que, com sua expertise, discutiu variados pontos deste artigo, invertendo papéis: de ex-orientando passou a orientador. Sou grato a Denise Rollemberg, pela luz acerca da Europa que atormentou Sérgio Buarque nos anos 1930-40.

The imbroglio of Raízes: notes on the criticism's fortune of the work of Sérgio Buarque de Holanda

Resumo

O artigo analisa as condições de produção e recepção da obra inaugural de Sérgio Buarque de Holanda, Raízes do Brasil, considerando a crítica historiográfica sobre o autor. Nesse sentido, comenta a controvérsia sobre as edições de Raízes; analisa a "teoria da América" que inspirou o livro de 1936; reflete sobre a presença da filosofia e da historiografia alemã, bem como da francesa, na produção de Sérgio. Por fim, à guisa de conclusão, analisa a polêmica em torno do pensamento político de Sérgio ao longo do século XX.

Palavras-chave:
Sérgio Buarque de Holanda; Teoria da América; Raízes do Brasil; Historiografia brasileira

Associação Nacional de História - ANPUH Av. Professor Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, Caixa Postal 8105, 05508-900 São Paulo SP Brazil, Tel. / Fax: +55 11 3091-3047 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbh@anpuh.org