Acessibilidade / Reportar erro

A viagem de D. Pedro I a Minas Gerais em 1831: embates políticos na formação da monarquia constitucional no Brasil1 1 Este artigo é resultado final de pesquisa realizada no Pós-doutoramento na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sob a supervisão do professor Luiz Carlos Villalta, a quem agradeço por suas valiosas sugestões.

RESUMO

O artigo reconstitui a viagem do Imperador à província de Minas Gerais em 1831, focalizando as interações entre as elites políticas locais e o poder central, representado nesse momento pelo próprio Imperador. O tema insere-se em um campo de investigação que tem ampliado a noção de política a partir do conceito de "espaço público", não somente empregando-o como entidade conceitual, mas enfatizando sua dimensão física. A conclusão principal é que o crescimento dos liberais mineiros no espaço público tornou o objetivo do Imperador de isolar politicamente os liberais exaltados uma tarefa muito mais complicada do que o esperado. O trabalho sugere que o aumento da impopularidade de D. Pedro I após a viagem e a consequente Abdicação do trono resultou muito mais de circunstâncias advindas do aprofundamento da implementação da monarquia constitucional do que propriamente de seu suposto caráter absolutista e antinacional.

Palavras-chave:
Brasil Império; espaço público; viagem de D. Pedro I a Minas

Associação Nacional de História - ANPUH Av. Professor Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, Caixa Postal 8105, 05508-900 São Paulo SP Brazil, Tel. / Fax: +55 11 3091-3047 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbh@anpuh.org