Acessibilidade / Reportar erro

Ensino de História e Nação na Propaganda do "Milagre Econômico"

A ação da publicidade referente a temáticas políticas sobre a formação da consciência histórica é o objeto deste texto, que relata a pesquisa de levantamento de peças publicitárias de instituições públicas e privadas no período do chamado "milagre econômico", publicadas em revistas de circulação nacional, selecionando as que eram relativas a três temáticas básicas para a formação da identidade nacional: o sujeito, o tempo e o espaço relativos à nação brasileira. Apresenta-se apenas o tema do Brasil-sujeito a título de exemplo do procedimento da pesquisa realizada, composto pela análise de anúncios e pela utilização dos mesmos como ponto de partida para o depoimento de pessoas comuns que viveram o período.

História e ensino; consciência histórica; identidade nacional


Associação Nacional de História - ANPUH Av. Professor Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, Caixa Postal 8105, 05508-900 São Paulo SP Brazil, Tel. / Fax: +55 11 3091-3047 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbh@anpuh.org