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“Temos um Passeio Público, digno desta adiantada capital”: espaços de sociabilidades em registros fotográficos do acervo do Museu Paranaense. Curitiba. 1913-1930* * Este texto faz parte das discussões apresentadas no projeto de pesquisa intitulado ESCRITAS VISUAIS URBANAS EM CURITIBA: a fotografia e seus registros sensíveis no acervo do Museu Paranaense 1900-1943, desenvolvido em estágio pós-doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Multimeios do Instituto de Artes da Unicamp, em 2017, sob a supervisão da Professora Doutora Iara Lis Franco Schiavinatto. Agradeço ao apoio da equipe técnica do Museu Paranaense, aqui representada por Tatiana Takatuzi, responsável pelo setor de História, e por Renato Carneiro Jr, diretor da instituição. Agradeço ainda a Maria Tereza Gonçalves, Roberson Maurício Caldeira Nunes e Avany Márcia Freitas de Alencar, da Fundação Cultural de Curitiba, pelo acesso aos exemplares do Boletim Informativo da Casa Romário Martins.

“We have a Public Walkway, worthy of this advanced capital": spaces of sociabilities in photographic records of the Paranaense Museum archives. Curitiba. 1913-1930

RESUMO

Este texto discute a captura, em registros fotográficos da coleção do Museu Paranaense, dos espaços de sociabilidades da cidade de Curitiba nos recortes temporais de 1913 e 1930, tomando as transformações ocorridas no Passeio Público como estudo de caso. A eleição desse espaço para análise retoma dois momentos da cidade de Curitiba: a reforma urbana proposta por Cândido de Abreu em sua gestão a partir de 1913 e aquele em que a Prefeitura Municipal enfrenta um período de adequações devido à falta de recursos destinados às melhorias do equipamento urbano em 1930, imediatamente anterior à grande reforma urbana indicada no Plano Agache (1941). Primeiro foram examinados conceitos relativos à cidade como experiência visual, às sociabilidades, ao cotidiano e ao imaginário urbano, depois as reformas urbanas e as transformações estéticas em Curitiba no período da Belle Époque. Em seguida, circunscrevemos as transformações do espaço do Passeio Público, analisando as fotografias do acervo do Museu. Finalmente, consideramos a circulação de imaginários, imagens e memórias relativas à cidade na constituição do acervo do Museu Paranaense e da Fundação Cultural de Curitiba.

Palavras-chave:
fotografia; Passeio Público; Curitiba; sociabilidades; acervo Museu Paranaense; circuito cultural

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