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HISTÓRIA, MEMÓRIAS E CENÁRIO ATUAL DA INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA PAULISTA: apontamentos de pesquisa

History, memories and current scenario of intensification of teaching in the state basic education: Research notes

RESUMO

Este texto apresenta a problemática das jornadas de trabalho como um dos elementos históricos de precarização do trabalho docente, processo histórico caracterizado pela degradação das condições de trabalho dos professores. Sob a luz da História Social do Trabalho, propõe-se investigar as jornadas de professores vinculados à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP) e, com base nos resultados, são analisados alguns de seus impactos na vida do professor. Tanto a memória remota de professores aposentados, que ingressaram na Secretaria entre os anos 1950 e 1960, quanto o cenário material desvendado por professores em atividade, apontam para as relações entre jornadas e salários e para as consequências negativas na vida familiar e na saúde do professor, demonstrando a importância do tema para pensar as condições de trabalho e a necessidade de superação da lógica de mercado na Educação.

Palavras-chave:
Jornada de trabalho docente; Precarização; Intensificação do trabalho

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