Acessibilidade / Reportar erro

BOATOS, CRISES E OPORTUNIDADES POLÍTICAS NA ANTIGUIDADE TARDIA* * Resultados preliminares desta pesquisa e versões anteriores deste texto foram apresentados nos colóquios de Lisboa, em janeiro de 2014; Sevilha, em fevereiro de 2015, e Campinas, em novembro de 2015. Agradeço aos organizadores desses eventos pela oportunidade de partilhar essas ideias, em especial a Cristina Rosillo López e Pedro Paulo A. Funari. Agradeço também por todas as sugestões e comentários dessas audiências, e a Filipe Silva, por sua ajuda. Parte da pesquisa contou com o apoio financeiro da FAPESP (Processo 2013/25425-4). A responsabilidade pelas ideias aqui expressas restringe-se, contudo, ao autor.

Rumour, Crises and Political Opportunities in Late Antiquity

RESUMO

Comparado à organização política do Principado, o regime imperial da Antiguidade Tardia obteve um controle muito maior sobre a circulação da informação política em decorrência da centralização do poder e do número ainda maior de funcionários qualificados dedicados a coligir, cotejar e recuperar informações em todo o Império. Ainda assim, a vastidão do Império Romano e a lentidão das comunicações continuavam a representar as principais ameaças ao poder absolutista, especialmente nos momentos de crises políticas, quando a própria ausência de informações oficiais alimentava os canais subterrâneos e incontrolados de notícias. Do ponto de vista da plebe urbana e dos atores políticos locais, o recurso a essas notícias clandestinas que nós chamamos de "boatos" podia representar uma tentativa de avaliar a abertura de oportunidades para a ação em um ambiente político marcado por uma profunda incerteza. O objetivo deste artigo é explorar como a plebe urbana, as facções religiosas ou seus líderes percebiam (e encorajavam) a difusão de notícias sobre as mudanças no poder imperial como uma "janela de oportunidades" e como uma forma de organizar uma ação coletiva.

Palavras-chave:
Boatos; Informação Política; Violência; Antiguidade Tardia.

Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Campus de Assis, 19 806-900 - Assis - São Paulo - Brasil, Tel: (55 18) 3302-5861, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, UNESP, Campus de Franca, 14409-160 - Franca - São Paulo - Brasil, Tel: (55 16) 3706-8700 - Assis/Franca - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@unesp.br