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Manuais de didática da história destinados à formação de professores e a constituição do código disciplinar da história no Brasil: 1935-1952

Teacher manuals for History education and the constitution of the Brazilian History disciplinary code: 1935-1952

Neste trabalho, tomou-se como fonte para a investigação três manuais produzidos por professores de Didática da História e publicados, respectivamente, em 1935 (dois manuais) e 1952 (um manual), no contexto de duas reformas educacionais: a Reforma Francisco Campos (1931) e a Lei Orgânica do Ensino Secundário, Reforma Capanema (1942). Pesquisas recentes (CHOPPIN, 1998) têm indicado os manuais didáticos como elementos destacados da cultura escolar, situando-os como importantes e substanciais fontes para a História da Educação. Assim, tomou-se como objeto de análise manuais destinados à formação de professores que, devido à sua natureza e ao seu conteúdo, têm sido reconhecidos como diferentes dos manuais destinados aos alunos. Apreendidos como "textos visíveis do código disciplinar" (FERNANDEZ CUESTA, 1998), da Didática da História, estes manuais revelaram-se como indiciários de determinadas formas de pensar e do sentimento comum da prática profissional, bem como permitiram distinguir algumas evidências de maneiras pelas quais foram concebidas certas representações da História como saber escolar. Neste sentido, a análise dos três manuais permitiu sistematizar algumas questões, como certas concepções de História, bem como de um saber "técnico-prático" - ou um conjunto de princípios e estratégias de ensino. Isto permite sugerir que esta História com Pedagogia constituiu o fundamento de uma nova disciplina, a Didática da História, bem como levantar a hipótese de que muitos dos seus elementos passaram a contribuir para a constituição da representação da identidade profissional do professor de História no Brasil.

Manuais de Didática da História; Ensino de História; Código disciplinar da História


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