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Da Via Negativa como Espaço de Travessia: o trabalho do ator e sua relação com o Real

Via Negativa as a Crossing Space: actor training and its connection with the Real

La Via Négative comme Espace de Croisement: le travail de l'acteur et les relations avec le Réel

RESUMO

Pretende-se refletir sobre a via negativa, articulando-a com os processos de construção da corporeidade e da subjetividade, com base nas conceituações de corpo, sujeito e inconsciente da teoria psicanalítica, propondo entender o trabalho sobre si como um trabalho sobre o negativo pensado como modo de presença do Real.

Palavras-chave:
Via Negativa; Corpo; Formação do Ator; Inconsciente e Psicanálise

ABSTRACT

We intend to reflect on the "via negativa" linking it to the processes of construction of embodiment and subjectivity, based on concepts of body, individual and the unconscious in psychoanalytic theory, proposing understand the work on the self as a work on negative idealized as kind of presence of the Real.

Keywords:
Via Negative; Corporeality; Training of actors; Unconscious and Psychoanalysis

RESUMÉ

Cet article propose une réflexion sur la via négative en la mettant en relation avec les processus de construction de la corporéité et de la subjectivité. Fondé sur les notions de corps, sujet et inconscient de la théorie psychanalytique, il cherche à comprendre le travail sur soi à partir d'une approche négative, envisagée en tant que mode de présence du Réel.

Mots-clés:
Via Négative; Corporéité; Formation de l'Acteur; Inconscient et Psychanalyse

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  • 1
    O Real, tal como Lacan o concebe não é o equivalente da realidade. Trata-se daquilo que escapa, daquilo que é estritamente impensável. Este conceito vem subverter a psicanálise, a partir do momento em que instaura a dimensão do impossível como condição do sujeito, ponto de partida e limite para a psicanálise.
  • 2
    Importante salientar que, na teoria psicanalítica, o conceito de desejo não se alinha à ideia de querer ou necessidade, uma vez que opera articulado ao saber inconsciente, tomado como um saber que não se sabe e que, no entanto, insiste na experiência do sujeito. O desejo, enquanto tal, está contido na marca da relação com a pulsão, e esta funda-se numa assimetria com o objeto. Ao sujeito é dada a condição da criação, posto que terá de forjar perenemente um objeto que represente a falta radical da disparidade entre a pulsão e seu objeto.
  • 3
    O Outro, na teoria lacaniana, diz respeito à dimensão simbólica que está na origem da divisão do sujeito.
  • 4
    Os três registros em Lacan são o Real, o Simbólico e o Imaginário que se entrelaçam em nó borromeano. O Imaginário, a partir do qual se constitui o Eu, é o lugar das identificações. O Simbólico é o campo da linguagem, do significante. Este é o Outro que antecede o sujeito, que só se constitui através deste. Ao Real cabe aquilo que resiste a simbolização, "o real é o impossível", "não cessa de não se inscrever". O Real toca naquilo que no sujeito é resto inassimilável.
  • 5
    Trata-se aqui de pensar, juntamente com Safatle, a negação não restrita simplesmente à indicação de um não-ser, de uma privação, mas um modo de presença do Real, como o que permanece fora da simbolização reflexiva.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 2013

Histórico

  • Recebido
    08 Nov 2012
  • Aceito
    10 Dez 2012
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