Acessibilidade / Reportar erro

Retorno ao exterior vale a pena? A questão dos estágios pós-doutorais sob a perspectiva da produção em C & T: uma análise de caso na Universidade de São Paulo

Is it Worth Going Back Abroad? The question of post-doctoral stages under the perspective of production in science and technology:an analysis of the Universidade Federal de São Paulo

Resumos

O presente artigo encontra-se circunscrito às áreas de Biológicas, Engenharias, Exatas e da Terra e Saúde e aborda a influência da realização do estágio pós-doutoral sobre a produção acadêmica de docentes atuantes na pós-graduação da Universidade de São Paulo. Observando o pós-doutorado como item extra (opcional) na carreira acadêmica, com a visão de que o docente universitário, mesmo altamente qualificado, com o nível de doutorado, precisaria estar atualizado e em contato com mainstream da ciência, para propiciar melhorias de qualidade na pesquisa e contribuir para o avanço da ciência e tecnologia - C&T, o estudo busca a mensuração das variações da produtividade docente em relação à realização do Estágio Pós-Doutoral, em contraste com a realização/ conclusão do Doutorado - no País ou no Exterior - e utiliza como fonte de dados o Sistema Lattes, em que a construção de um índice permitiu pesquisa objetiva sobre uma questão emblemática no contexto da realização dos estágios pós-doutorais: ocorrem diferenças, significativas, em termos de desempenho e produtividade, para pesquisadores com doutorados realizados no país, em relação aos participantes com doutorados plenos realizados no exterior? Contrariando expectativas de lugar comum, os resultados indicam que o índice de produtividade em pesquisa para os docentes com doutorado e pós-doutorado realizados, ambos, no exterior, ocorre praticamente nos mesmos patamares que a variação da produção apresentada para doutorados realizados no Brasil. Os bons índices alcançados pelos pesquisadores com doutorado realizado no exterior caminham na direção de apontar que o pós-doutorado no exterior continua válido; com indícios de que "vale a pena" o retorno do pesquisador ao exterior para aprofundar contato entre grupos, com a promoção de trabalhos em rede interorganizacional e desenvolvimento de projetos conjuntos.


The paper occurs circumscribed in the areas of Biological, Engineering, Exactas and Geosciences and Health. It approaches the influence of the Post-Doctorate Training about the production of professors in graduate studies of the University of São Paulo. The post-doctorate stage is an extra item (optional) in academic career, with vision that highly qualified professor, with the doctor's degree, it would need of actualization and contact with mainstream of the science to increment of knowledge and advance of the Science and Technology - S&T, the study analysis the measure of the variations of the professors productivity in relation the realization of post-doctorate training or of sabbatical stay, in contrast with the conclusion of the doctor's degree - in Brazil or abroad - and uses the Lattes System, whither the construction of an index allowed objective research on an emblematic question un the context of the realization of post-doctorate stage: Occur significant differences in performance and productivity for the researchers with the doctor's degree in Brazil in relation to the doctor's degree abroad? Opposing the commonplace, the results indicate that the index of productivity in research in professors with doctor's degree and post-doctorate stage - both abroad - practically occurs alike that the variation of the production the researchers with doctor's degree in Brazil. The good index reached for the researches with doctor's degree abroad following the direction to aiming that the postdoctorate training abroad continues valid, with evidences of that "worth it" the return of the researcher to exterior to deepen contact among groups with development of joint projects.


ARTIGOS

Retorno ao exterior vale a pena? A questão dos estágios pós-doutorais sob a perspectiva da produção em C & T: uma análise de caso na Universidade de São Paulo

Is it worth going back abroad? The question of post-doctoral stages under the perspective of production in science and technology:an analysis of the Universidade Federal de São Paulo

Pedro Marcos Roma de CastroI; Geciane Silveira PortoII

IDoutorando em Administração/USP e Analista em C&T/Capes

IIProfª da USP

RESUMO

O presente artigo encontra-se circunscrito às áreas de Biológicas, Engenharias, Exatas e da Terra e Saúde e aborda a influência da realização do estágio pós-doutoral sobre a produção acadêmica de docentes atuantes na pós-graduação da Universidade de São Paulo. Observando o pós-doutorado como item extra (opcional) na carreira acadêmica, com a visão de que o docente universitário, mesmo altamente qualificado, com o nível de doutorado, precisaria estar atualizado e em contato com mainstream da ciência, para propiciar melhorias de qualidade na pesquisa e contribuir para o avanço da ciência e tecnologia – C&T, o estudo busca a mensuração das variações da produtividade docente em relação à realização do Estágio Pós-Doutoral, em contraste com a realização/ conclusão do Doutorado – no País ou no Exterior – e utiliza como fonte de dados o Sistema Lattes, em que a construção de um índice permitiu pesquisa objetiva sobre uma questão emblemática no contexto da realização dos estágios pós-doutorais: ocorrem diferenças, significativas, em termos de desempenho e produtividade, para pesquisadores com doutorados realizados no país, em relação aos participantes com doutorados plenos realizados no exterior? Contrariando expectativas de lugar comum, os resultados indicam que o índice de produtividade em pesquisa para os docentes com doutorado e pós-doutorado realizados, ambos, no exterior, ocorre praticamente nos mesmos patamares que a variação da produção apresentada para doutorados realizados no Brasil. Os bons índices alcançados pelos pesquisadores com doutorado realizado no exterior caminham na direção de apontar que o pós-doutorado no exterior continua válido; com indícios de que "vale a pena" o retorno do pesquisador ao exterior para aprofundar contato entre grupos, com a promoção de trabalhos em rede interorganizacional e desenvolvimento de projetos conjuntos.

ABSTRACT

The paper occurs circumscribed in the areas of Biological, Engineering, Exactas and Geosciences and Health. It approaches the influence of the Post-Doctorate Training about the production of professors in graduate studies of the University of São Paulo. The post-doctorate stage is an extra item (optional) in academic career, with vision that highly qualified professor, with the doctor's degree, it would need of actualization and contact with mainstream of the science to increment of knowledge and advance of the Science and Technology – S&T, the study analysis the measure of the variations of the professors productivity in relation the realization of post-doctorate training or of sabbatical stay, in contrast with the conclusion of the doctor's degree – in Brazil or abroad – and uses the Lattes System, whither the construction of an index allowed objective research on an emblematic question un the context of the realization of post-doctorate stage: Occur significant differences in performance and productivity for the researchers with the doctor's degree in Brazil in relation to the doctor's degree abroad? Opposing the commonplace, the results indicate that the index of productivity in research in professors with doctor's degree and post-doctorate stage – both abroad – practically occurs alike that the variation of the production the researchers with doctor's degree in Brazil. The good index reached for the researches with doctor's degree abroad following the direction to aiming that the postdoctorate training abroad continues valid, with evidences of that "worth it" the return of the researcher to exterior to deepen contact among groups with development of joint projects.

Texto completo disponivel apenas em PDF.

Full text avaliable only in PDF.

REFERÊNCIAS

AHUJA, G. Collaboration networks, structural holes, and innovation: A longitudinal study. Administrative Science Quarterly, New York. v. 45, n. 3, p.425-455, Sep. 2000.

ALAZAMI, N. E.; ZAIRI, K. Knowledge management critical success factors. Total Quality Management & Business Excellence, Abingdon, v. 14, n. 2, p.199-205. 2003.

ANTONELLI, C. The evolution of the industrial organization of the production of knowledge. Cambridge Journal of Economics. Oxford. v. 23, p. 243-260. 1999.

BALESTRIN, A; FAYARD, P. Redes interorganizacionais como espaço de criação de conhecimento. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 27. Anais..., Atibaia-SP, Brasil: EnANPAD, 2003.

BASTOS, A. V. B. Cognição e ação nas organizações. In: Gestão com pessoas e subjetividade. Davel, E. e Vergara, S. (Orgs). São Paulo: Atlas, 2001.

CÂNDIDO, G. A; SILVA FILHO, J. F.; HOLANDA, L. M. C; VASCONCELOS, P. H. A percepção de gestores públicos sobre políticas e práticas da gestão do conhecimento: um estudo de caso numa organização governamental. In: Simpósio de gestão da inovação tecnológica, 23. Anais..., Curitiba-PR, Brasil: PGT-USP, 2004.

CAPES/BEX. Orientações para candidatos a estágio pós-doutoral no exterior. Documento não publicado. Brasília, 2002; disponível em: <www.capes.gov.br/>. Acesso: março, 2004.

CASTRO, P. M. R.; SOUZA, V. C.; OLIVEIRA, M. M. B.; PENEDO, A. S. T. Visão de integração na práxis universitária de IES nacionais: um estudo exploratório no subsistema pós-graduação. In: Asamblea anual consejo latinoamericano de escuelas de administración, 39. Anais..., Puerto Plata, República Dominicana. Cladea. 2004.

CASTRO, P. M. R; PORTO, G. S. Análise exploratória sobre avaliação e mensuração de resultados da capacitação via estágios pós-doutorais: heterogeneidade entre grandes áreas do conhecimento?. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 32. Anais..., Rio de Janeiro-RJ, Brasil: EnANPAD, 2008.

COHENDET, P. KERN, F.; MEHMANPAZIR, B.; MUNIER, F. Knowledge coordination, competence creation and integrated networks in globalised firms. Cambridge Journal of Economics. Oxford. v. 23, p. 225-241. 1999.

DAVENPORT, T.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam seu capital intelectual. Rio Janeiro: Campus, 1998.

DUNNING, J. (Ed.) Regions, globalization and the knowledge economy: the issues stated in regions, globalization and the knowledge-based economy. Oxford: University Press, 2000.

GARVIN, D. Gestão do conhecimento: construção da organização que aprende. Cap. In: Harvard Business Review Book. Rio de Janeiro: Campus. p. 50-81, 2001.

KROGH G.; ICHIJO, K.; NONAKA, I. Facilitando a criação do conhecimento: reinventando a organização com poder de inovação contínua. São Paulo: Campus, 2001.

NONAKA, I; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimentos na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus. 1997.

OLIVEIRA, C. A. A.; GOULART, O. M. T. Alianças como instrumento eficaz de inovação. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 27. Anais..., Atibaia-SP, Brasil: EnANPAD, 2003.

PAULA, M. C. S. A base Qualis e sua utilização no projeto inserção. In: Formação no país ou no exterior? Doutores na pós-graduação de excelência: um estudo na bioquímica, engenharia elétrica e química no país. Velloso, J. (Org). p. 217-237. Brasília: CAPES, 2002.

POWELL, W. W.; KOPUT, K. W.; SMITH-DOERR, L. Interorganizational collaboration and the locus of innovation. Administrative Science Quarterly, New York. v. 41, n. 1, p. 116-145, 1996.

POWELL, W. W. Learning from collaboration: knowledge and networks in the biotechnology and pharmaceutical industries. California Management Review. V. 40, p. 228-240, 1998.

SELEME, A. Condições organizacionais iniciais para a implantação da gestão do conhecimento. In: Simpósio de gestão da inovação tecnológica, 23. Anais..., Curitiba-PR, Brasil: PGT-USP, 2004.

STEWART, T. A. Capital intelectual: a nova vantagem competitiva das empresas. Rio Janeiro: Campus, 1998.

TERENZI, H. A USP e a avaliação da CAPES de 1998. INFOCAPES – Boletim Informativo da CAPES. Brasília, v. 7 n. 1, jan/mar, p. 89-91. 1999.

USP. Site Portal Web da USP, 2005. Disponível em: <http://www.usp.br/>, acesso: julho/2005.

VELHO, L. Formação de doutores no país e no exterior: estratégias alternativas ou complementares? Dados: Revista de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, v. 44, n.3, p. 607-631, 2001.

  • AHUJA, G. Collaboration networks, structural holes, and innovation: A longitudinal study. Administrative Science Quarterly, New York. v. 45, n. 3, p.425-455, Sep. 2000.
  • ALAZAMI, N. E.; ZAIRI, K. Knowledge management critical success factors. Total Quality Management & Business Excellence, Abingdon, v. 14, n. 2, p.199-205. 2003.
  • ANTONELLI, C. The evolution of the industrial organization of the production of knowledge. Cambridge Journal of Economics Oxford. v. 23, p. 243-260. 1999.
  • BALESTRIN, A; FAYARD, P. Redes interorganizacionais como espaço de criação de conhecimento. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 27. Anais.., Atibaia-SP, Brasil: EnANPAD, 2003.
  • BASTOS, A. V. B. Cognição e ação nas organizações. In: Gestão com pessoas e subjetividade Davel, E. e Vergara, S. (Orgs). São Paulo: Atlas, 2001.
  • CÂNDIDO, G. A; SILVA FILHO, J. F.; HOLANDA, L. M. C; VASCONCELOS, P. H. A percepção de gestores públicos sobre políticas e práticas da gestão do conhecimento: um estudo de caso numa organização governamental. In: Simpósio de gestão da inovação tecnológica, 23. Anais.., Curitiba-PR, Brasil: PGT-USP, 2004.
  • CAPES/BEX. Orientações para candidatos a estágio pós-doutoral no exterior Documento não publicado. Brasília, 2002; disponível em: <www.capes.gov.br/>. Acesso: março, 2004.
  • CASTRO, P. M. R.; SOUZA, V. C.; OLIVEIRA, M. M. B.; PENEDO, A. S. T. Visão de integração na práxis universitária de IES nacionais: um estudo exploratório no subsistema pós-graduação. In: Asamblea anual consejo latinoamericano de escuelas de administración, 39. Anais.., Puerto Plata, República Dominicana. Cladea. 2004.
  • CASTRO, P. M. R; PORTO, G. S. Análise exploratória sobre avaliação e mensuração de resultados da capacitação via estágios pós-doutorais: heterogeneidade entre grandes áreas do conhecimento?. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 32. Anais.., Rio de Janeiro-RJ, Brasil: EnANPAD, 2008.
  • COHENDET, P. KERN, F.; MEHMANPAZIR, B.; MUNIER, F. Knowledge coordination, competence creation and integrated networks in globalised firms. Cambridge Journal of Economics. Oxford. v. 23, p. 225-241. 1999.
  • DAVENPORT, T.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam seu capital intelectual. Rio Janeiro: Campus, 1998.
  • DUNNING, J. (Ed.) Regions, globalization and the knowledge economy: the issues stated in regions, globalization and the knowledge-based economy. Oxford: University Press, 2000.
  • GARVIN, D. Gestão do conhecimento: construção da organização que aprende. Cap. In: Harvard Business Review Book Rio de Janeiro: Campus. p. 50-81, 2001.
  • KROGH G.; ICHIJO, K.; NONAKA, I. Facilitando a criação do conhecimento: reinventando a organização com poder de inovação contínua. São Paulo: Campus, 2001.
  • NONAKA, I; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimentos na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus. 1997.
  • OLIVEIRA, C. A. A.; GOULART, O. M. T. Alianças como instrumento eficaz de inovação. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 27. Anais.., Atibaia-SP, Brasil: EnANPAD, 2003.
  • PAULA, M. C. S. A base Qualis e sua utilização no projeto inserção. In: Formação no país ou no exterior? Doutores na pós-graduação de excelência: um estudo na bioquímica, engenharia elétrica e química no país. Velloso, J. (Org). p. 217-237. Brasília: CAPES, 2002.
  • POWELL, W. W.; KOPUT, K. W.; SMITH-DOERR, L. Interorganizational collaboration and the locus of innovation. Administrative Science Quarterly, New York. v. 41, n. 1, p. 116-145, 1996.
  • POWELL, W. W. Learning from collaboration: knowledge and networks in the biotechnology and pharmaceutical industries. California Management Review V. 40, p. 228-240, 1998.
  • SELEME, A. Condições organizacionais iniciais para a implantação da gestão do conhecimento. In: Simpósio de gestão da inovação tecnológica, 23. Anais.., Curitiba-PR, Brasil: PGT-USP, 2004.
  • STEWART, T. A. Capital intelectual: a nova vantagem competitiva das empresas. Rio Janeiro: Campus, 1998.
  • USP. Site Portal Web da USP, 2005. Disponível em: <http://www.usp.br/>, acesso: julho/2005.
  • VELHO, L. Formação de doutores no país e no exterior: estratégias alternativas ou complementares? Dados: Revista de Ciências Sociais Rio de Janeiro, v. 44, n.3, p. 607-631, 2001.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    08 Set 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2008
Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia Av. Reitor Miguel Calmon, s/n 3o. sala 29, 41110-903 Salvador-BA Brasil, Tel.: (55 71) 3283-7344, Fax.:(55 71) 3283-7667 - Salvador - BA - Brazil
E-mail: revistaoes@ufba.br