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Política de educação continuada corporativa: capacitação gerencial em empresa pública

Resumos

São relatados neste artigo os resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de identificar e analisar as políticas e estratégias de educação continuada adotadas por uma empresa pública do Estado de Santa Catarina para capacitar os gerentes de suas agências regionais, no período de 1997 a 2001. Para realizar a pesquisa, além de referências teóricas seletivas, foram analisados os orçamentos e resoluções de diretoria, o conteúdo das entrevistas com os dirigentes, como também as informações prestadas via questionário pelos empregados que à época exerceram cargos de gerência. As conclusões do estudo permitem aos pesquisadores afirmar que a empresa pesquisada pode orientar suas políticas de educação continuada, à luz de três focos principais, a saber: (1) à luz dos resultados que ela pretende alcançar, conforme definidos nos diversos campos de resultados de seu planejamento estratégico; (2) à luz das estratégias de transição do modelo de gestão tecnoburocrático para o modelo participativo por resultados, recorrendo a estratégias de conservadorismo dinâmico; e (3) à luz dos conhecimentos que o gerente deve possuir para poder desempenhar bem suas funções, em cada evento associado à transição do modelo.


The reader will find here a report on the results of a research conducted by authors with the purpose of identifying and analyzing the policies and strategies pursued by a Santa Catarina State corporation to develop the managers of its regional agencies during the period of 1997 through 2001. Needed theoretical references and pertaining empirical information were obtained, respectively, from selective literature, corporate budget documents, top management decision-makings and interviews and from questionnaires answered by managers. Research findings allow researchers to contend that this public company is able to formulate its policies of corporate continuing education based on: (1) the results expected to be achieved by the company in the specific fields of result specified in its strategic planning; (2) the transitive strategies leading from the technobureaucratic model to the participative model of management by results, by using strategies of dynamic conservatism; and (3) the knowledge a manager must command as to how well he or she is supposed to perform in each event associated with the desired model of management.


ARTIGO

Política de educação continuada corporativa: capacitação gerencial em empresa pública

José Francisco SalmI, Francisco G. HeidemannI, Maria Ester MenegassoII

IProf. ESAG/UDESC

IIProfª ESAG/UDESC

RESUMO

São relatados neste artigo os resultados de uma pesquisa realizada com o objetivo de identificar e analisar as políticas e estratégias de educação continuada adotadas por uma empresa pública do Estado de Santa Catarina para capacitar os gerentes de suas agências regionais, no período de 1997 a 2001. Para realizar a pesquisa, além de referências teóricas seletivas, foram analisados os orçamentos e resoluções de diretoria, o conteúdo das entrevistas com os dirigentes, como também as informações prestadas via questionário pelos empregados que à época exerceram cargos de gerência. As conclusões do estudo permitem aos pesquisadores afirmar que a empresa pesquisada pode orientar suas políticas de educação continuada, à luz de três focos principais, a saber: (1) à luz dos resultados que ela pretende alcançar, conforme definidos nos diversos campos de resultados de seu planejamento estratégico; (2) à luz das estratégias de transição do modelo de gestão tecnoburocrático para o modelo participativo por resultados, recorrendo a estratégias de conservadorismo dinâmico; e (3) à luz dos conhecimentos que o gerente deve possuir para poder desempenhar bem suas funções, em cada evento associado à transição do modelo.

ABSTRACT

The reader will find here a report on the results of a research conducted by authors with the purpose of identifying and analyzing the policies and strategies pursued by a Santa Catarina State corporation to develop the managers of its regional agencies during the period of 1997 through 2001. Needed theoretical references and pertaining empirical information were obtained, respectively, from selective literature, corporate budget documents, top management decision-makings and interviews and from questionnaires answered by managers. Research findings allow researchers to contend that this public company is able to formulate its policies of corporate continuing education based on: (1) the results expected to be achieved by the company in the specific fields of result specified in its strategic planning; (2) the transitive strategies leading from the technobureaucratic model to the participative model of management by results, by using strategies of dynamic conservatism; and (3) the knowledge a manager must command as to how well he or she is supposed to perform in each event associated with the desired model of management.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Out 2014
  • Data do Fascículo
    Dez 2006
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