Acessibilidade / Reportar erro

Efeito do treinamento em aspiração de corpo estranho no nível de conhecimento de estudantes Como citar este artigo: Akca SO. The effect of Foreign Body Aspiration training on the knowledge level of pupils. Braz J Otorhino-laryngol. 2016;82:408-15.

Resumo

Introdução:

Os educadores que lidam com crianças de 0-6 anos devem ser pessoas dispostas a usar todos os tipos de medidas que assegurem a segurança das crianças em instituições educacionais e em playgrounds, proporcionando proteção contra doenças e aplicando medidas deprimeiros socorros em caso de acidentes.

Objetivo:

Neste estudo, objetivamos determinar o nível de conhecimento de estudantes em um departamento de desenvolvimento infantil, com relação à aspiração de corpo estranho (ACE), e o efeito do treinamento para ACE em seu nível de conhecimento.

Métodos:

Realizamos estudo do tipo semiexperimental em todos os estudantes (n = 123) que estavam dando continuidade à sua educação no departamento de desenvolvimento infantil de uma instituição de educação secundária em Corum, Turquia. Os dados foram avaliados com métodos estatísticos apropriados. Adotamos p < 0,05 como nível estatisticamente significante.

Resultados:

Antes do treinamento, 80% dos escolares tinham conhecimento da importância do fator idade nos casos de ACE; depois do treinamento, esse percentual se elevou para 92%. Houve aumento estatisticamente significante no número de estudantes que percebiam a importânciado fator idade (p < 0,05).

Conclusão:

Como resultado do treinamento, a apresentação visual e o treinamento em modelos com relação à ACE levaram a um aumento no nível de conhecimento dos estudantes.

PALAVRAS-CHAVE:
Aspiração de corpo estranho(ACE); Enfermeiro; Treinamento; Criança

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Sede da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, Av. Indianópolia, 1287, 04063-002 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (0xx11) 5053-7500, Fax: (0xx11) 5053-7512 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@aborlccf.org.br