RESUMO
A inclusão do sujeito surdo no ensino regular do ponto de vista de alunos surdos, familiares, professores e intérpretes
Daline Backes Eyng
Programa de Pós-graduação em Distúrbios da Comunicação, Universidade Tuiuti do Paraná UTP Curitiba (SP), Brasil
Endereço para correspondência Endereço para correspondência: Daline Backes Eyng. R. Getúlio Vargas, 2230/2, Cidade Alta Medianeira (PR), Brasil, CEP: 85884-000. E-mail: dalinebackes@hotmail.com
O objetivo dessa pesquisa foi apresentar a prática de inclusão de surdos, matriculados no ensino regular do município de Medianeira/PR, sob a percepção de professores, intérpretes, familiares e alunos surdos, além de apontar sugestões desses grupos para a melhoria desse processo. Com a proposta de oportunizar ao leitor a compreensão do processo de apropriação da linguagem no sujeito surdo, este estudo descreve o desenvolvimento da linguagem no contexto da surdez, além da contribuição da língua de sinais no contexto educacional a que o surdo está matriculado, preconizando a adoção de uma educação bilíngue. Para atender o objetivo proposto, foram aplicados questionários aos quatro grupos de sujeitos, a fim de verificar como se processa a prática de inclusão desses alunos no ensino regular. Os resultados da pesquisa demonstraram contradições entre a proposta de inclusão escolar de surdos e a prática realizada nas escolas, onde a pesquisa foi realizada. Os sujeitos apresentaram percepções que consideram a inclusão efetiva, porém apontaram, no decorrer do questionário, falhas nesse processo. Além disso, foram elencadas também sugestões para a melhoria na inclusão educacional de surdos, sob a perspectiva dos sujeitos, sendo as principais: uso de metodologia diferenciada; inserção da Libras no currículo de formação de docentes; maior aceitação do surdo pela comunidade escolar; atendimento educacional especializado para o aluno surdo; e, avaliação constante da apropriação de conteúdos por esses alunos. A pesquisa demonstrou que professores e intérpretes tem a percepção de que são necessários ajustes no processo educacional inclusivo, porém, para os familiares e alunos surdos, a inclusão está acontecendo. Receber e matricular surdos no ensino regular não contempla a necessidade de apropriação do conhecimento desses alunos. Para que isso ocorra, são necessárias várias modificações no sistema educacional brasileiro, como metodologias apropriadas para a realidade visual do aluno surdo, adaptações curriculares e a adoção de Políticas Públicas que atendam as diretrizes da proposta inclusiva. Dessa forma, a pesquisa demonstrou a importância da participação de todos os sujeitos (professores, intérpretes, familiares e alunos surdos) na reorganização da escola na perspectiva da educação inclusiva, cabendo a cada um, uma parcela de responsabilidade nesse processo educacional.
Trabalho apresentado ao Programa de Pós-graduação em Distúrbios da Comunicação, Universidade Tuiuti do Paraná UTP Curitiba (SP), Brasil, para obtenção do título de Mestre em Distúrbios da Comunicação, sob orientação da Profa. Dra. Ana Cristina Guarinello.