Editorial
Materials Research - Revista Ibero-americana de Materiais
Criteriosa, justa e educativa!
Alia jacta est! Finalmente submetemos a Mat.Res. à apreciação do ISI (Institute of Scientific Information) para possível indexação. Este editor reuniu-se pessoalmente com o vice-presidente do ISI visando conhecer os requisitos necessários e foi informado que aquele instituto avalia, anualmente, por volta de 2.000 novas revistas e 2.000 já indexadas. Deveremos aguardar aproximadamente um ano para receber uma resposta.
Seguindo sugestões de alguns membros do corpo editorial para aumentar a divulgação da Mat. Res., enviamos, há alguns meses, carta convite para assinatura e exemplares da revista a uma centena de bibliotecas de universidades ibero-americanas, que mantêm cursos de engenharia e ciência dos materiais. Recentemente repetimos a ação, agora com bibliotecas das cem maiores universidades norte-americanas. Os resultados, entretanto, foram modestos, indicando que devemos procurar outras táticas.
Já foram selecionados os trabalhos que comporão o próximo número da Mat. Res. sobre Diamond-like Materials. A expressiva carteira de trabalhos regularmente submetidos, somados aos que virão do I Simpósio Mineiro de Ciência dos Materiais ¾ realizado no final do ano passado em Ouro Preto; do I Encontro da SBPMat, realizado em meados deste ano no Rio de Janeiro; do V Encontro da Sociedade Brasileira de Crescimento de Cristais, recentemente realizado no Guarujá; e do 15o CBECIMAT, a ser realizado em Natal no próximo mês, garantirá a regularidade da revista no próximo ano.
A atual estratégia da Mat. Res. relativa a edição de números temáticos, aos métodos de divulgação, ao financiamento, à política editorial, ao mandado do editor principal e adjuntos e membros do corpo editorial, e outros assuntos relevantes serão objeto de discussão da reunião do corpo editorial, agendada para o 15o CBECIMAT.
Os recursos para o financiamento da editoração eletrônica dos artigos de autores vinculados a instituições paulistas deste número da Mat. Res. foram provenientes da FAPESP. O restante foi coberto com a arrecadação das assinaturas. Agradecemos também ao auxílio do Departamento de Engenharia de Materiais- DEMa/UFSCar para as despesas de correio, do LaMaV/UFSCar para as despesas com fax e telefone; e ao NIT/UFSCar pela criação e manutenção da homepage. Somos gratos às secretarias da ABC, ABPol e ABM que têm nos auxiliado na divulgação da revista e no gerenciamento das assinaturas e dos recursos financeiros.
Edgar D. Zanotto
Editor in Chief
30-10-2002