Acessibilidade / Reportar erro

Arriscar ao brincar: análise das perceções de risco em relação ao brincar num grupo de educadoras de infância

PLAYING AND TAKING RISKS: ANALYSIS OF RISKY PLAY PERCEPTIONS IN A GROUP OF EARLY CHILDHOOD TEACHERS

JUEGO ARRIESGADO: ANÁLISIS DE LAS PERCEPCIONES DE RIESGO EN UN GRUPO DE EDUCADORES DE LA PRIMERA INFANCIA

RESUMO

Assumindo que o brincar arriscado apresenta benefícios para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, a investigação apresentada pretende explorar as perceções de risco num grupo de 13 educadoras de infância portuguesas. Esse grupo profissional exerce uma grande influência no tipo de experiências que são oferecidas às crianças, numa fase da vida em que o brincar se assume como meio potenciador do desenvolvimento. Por meio de entrevistas semiestruturadas, articuladas com imagens representativas de diferentes experiências do brincar arriscado (Sandseter, 2007Sandseter, E. Categorizing risky play: how can we identify risk-taking in children's play? European Early Childhood Education Research Journal, London: Routldege, v. 15, n. 2, p. 237-252, jun. 2007., 2009a______. Characteristics of risky play. Journal of Adventure Education and Outdoor Learning, London: Institute for Outdoor Learning; Routledge, v. 9, n. 1, p. 3-21, jun. 2009a.), procuramos perceber de que maneira as situações de risco são interpretadas e quais os ganhos que estas podem trazer para o desenvolvimento infantil. Concluímos que, entre as participantes, o risco no brincar é dificilmente aceito, ponderando-se diferentes dimensões na avaliação da situação. Apesar de o brincar arriscado não ser promovido, as educadoras reconhecem a existência de ganhos para o desenvolvimento.

PALAVRAS-CHAVE
perceções de risco; brincar; espaços exteriores; educação infantil

ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação Rua Visconde de Santa Isabel, 20 - Conjunto 206-208 Vila Isabel - 20560-120, Rio de Janeiro RJ - Brasil, Tel.: (21) 2576 1447, (21) 2265 5521, Fax: (21) 3879 5511 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rbe@anped.org.br