Este trabalho procura oferecer contribuição para a reflexão sobre a melhoria da escola pública de ensino fundamental a partir da perspectiva teórica que entende a escola como instituição social ímpar, pois, ao mesmo tempo em que possui formas de organização e de funcionamento muito semelhante a qualquer outra escola, apresenta peculiaridades que lhe são próprias, fruto da sua própria trajetória histórica. Tendo como interlocutor privilegiado o professor da escola pública de ensino fundamental, procura oferecer subsídios para a organização do trabalho pedagógico, de tal forma que esta própria organização, em si, se constitua em elemento fundamental para o desenvolvimento de processos de democratização do ensino no país.
ensino fundamental; trabalho pedagógico; fracasso escolar
This paper tries to contribute to a reflection on how to make primary public schools better from a theoretical perspective which understands schools as unique social institution and the one which can organize and develop proceedings which are similar in other schools, having its own peculiarities and which came from its historic route. It has a privileged interlocutor who is the primary public school teacher who offers subsidies to the organization of a pedagogical work in such way that its own organization is a fundamental element for developing democratic teaching in our country.
primary education; pedagogical work; scholastic failure
DOSSIÊ - CULTURA E ESCOLA: SABERES, TEMPOS E ESPAÇOS COMO DIMENSÕES DO CURRÍCULO
Função social da escola e organização do trabalho pedagógico
José Geraldo Silveira Bueno
Professor Titular e Coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professor do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie. jotage@pucsp.br
RESUMO
Este trabalho procura oferecer contribuição para a reflexão sobre a melhoria da escola pública de ensino fundamental a partir da perspectiva teórica que entende a escola como instituição social ímpar, pois, ao mesmo tempo em que possui formas de organização e de funcionamento muito semelhante a qualquer outra escola, apresenta peculiaridades que lhe são próprias, fruto da sua própria trajetória histórica. Tendo como interlocutor privilegiado o professor da escola pública de ensino fundamental, procura oferecer subsídios para a organização do trabalho pedagógico, de tal forma que esta própria organização, em si, se constitua em elemento fundamental para o desenvolvimento de processos de democratização do ensino no país.
Palavras-chave: ensino fundamental, trabalho pedagógico, fracasso escolar.
ABSTRACT
This paper tries to contribute to a reflection on how to make primary public schools better from a theoretical perspective which understands schools as unique social institution and the one which can organize and develop proceedings which are similar in other schools, having its own peculiarities and which came from its historic route. It has a privileged interlocutor who is the primary public school teacher who offers subsidies to the organization of a pedagogical work in such way that its own organization is a fundamental element for developing democratic teaching in our country.
Key-words: primary education, pedagogical work , scholastic failure.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
1 Embora possamos considerar que a escola pública anterior à sua massificação, se apoiava em processos altamente seletivos de oferta de vagas, foi se construindo, no decorrer de sua ampliação, nas últimas décadas, no Brasil, uma tradição de ensino de qualidade que foi se deteriorando com o advento da escola de massas.
Referências bibliográficas
- CANÁRIO, R. Os estudos sobre a escola: problemas e perspectivas. In: BARROSO, J. (Org.). O estudo da escola Porto: Porto Editora, 1996.
- CÂNDIDO, A. A estrutura da escola. In: PEREIRA, L.; FORACCHI, M. M. Educação e sociedade São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1971.
- FERRARO, A. R. Diagnóstico da escolarização no Brasil. Revista Brasileira de Educação, n. 12, set.-dez. 1999.
- FREIRE, P. Pedagogia do oprimido 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.
- PEREIRA, L. A escola numa área metropolitana 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1976.
- SAVIANI, D. Escola e democracia São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1983.
- VINCENT, G.; LAHIRE, B.; THIN, D. Sur l'histoire et la théorie de la forme scolaire. In: VINCENT, G. (Dir.). L'éducation prisonnière de la forme scolaire? Lyon: Presses Universitaires de Lyon, 1998.