Neste artigo é feita uma reflexão sobre o fenômeno dos erros lingüísticos, sua possível natureza e sua importância para os processos de aprendizagem de línguas (ASL). Após discutir o conceito de 'interlíngua' (Selinker 1972;1996) aponto semelhanças e diferenças conceituais entre a idéia de uma interlíngua e a filosofia conexionista para a aquisição e processamento da linguagem, buscando compatibilizar o construto 'interlíngua' com redes conexionistas. Concluo especulando que o processamento da linguagem parece ser basicamente regido por um sistema probabilístico.
conexionismo; aquisição de segunda língua; processos cognitivos
In this paper a reflection is made about the pervasive phenomenon of linguistic errors, their possible nature and the role they seem to play in the processes of second language acquisition (SLA) in particular. An analogy is drawn between the concept of an 'interlanguage', as originally proposed by Selinker (1972;1996), and connectionist models of language acquisition and processing. Language processing, it is suggested here, seems to be governed mainly by a probabilistic system.
connectionism; second language acquisition; cognitive processes
ARTIGOS
Uma interlíngua conexionista*
A connectionist interlanguage
Fernando G. Ferreira Junior
Professor do CEFET-Ouro Preto e doutorando em Estudos Lingüísticos pela UFMG. Contato com o autor: jr_fernando@hotmail.com
RESUMO
Neste artigo é feita uma reflexão sobre o fenômeno dos erros lingüísticos, sua possível natureza e sua importância para os processos de aprendizagem de línguas (ASL). Após discutir o conceito de 'interlíngua' (Selinker 1972;1996) aponto semelhanças e diferenças conceituais entre a idéia de uma interlíngua e a filosofia conexionista para a aquisição e processamento da linguagem, buscando compatibilizar o construto 'interlíngua' com redes conexionistas. Concluo especulando que o processamento da linguagem parece ser basicamente regido por um sistema probabilístico.
Palavras-chave: conexionismo; aquisição de segunda língua; processos cognitivos.
ABSTRACT
In this paper a reflection is made about the pervasive phenomenon of linguistic errors, their possible nature and the role they seem to play in the processes of second language acquisition (SLA) in particular. An analogy is drawn between the concept of an 'interlanguage', as originally proposed by Selinker (1972;1996), and connectionist models of language acquisition and processing. Language processing, it is suggested here, seems to be governed mainly by a probabilistic system.
Keywords: connectionism; second language acquisition; cognitive processes.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
Recebido: 06/09/2005
Aceito: 29/08/2006
Referências bibliográficas
- Bod, R., Hay, J. & Jannedy, S. (2003). Introduction. In: Rens Bod, Jennifer Hay & Stefanie Jannedy. Probabilistic Linguistics. Cambridge, MA: Bradford/MIT Press. pp. 01-10.
- Corder, P. (1967). The significance of learners' errors. International Review of Applied Linguistics, 5. pp. 161-169.
- _______. (1973). Linguistics and the language teaching syllabus. In: J.P.B Allen and P. Corder (eds). The Edinburg Course in Applied Linguistics. London: Oxford University Press. pp. 275-284.
- (2001). Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa Rio de Janeiro: Editora Objetiva.
- Elman, J. L. (1990). Finding structure in time. Cognitive Science, 14. pp. 179-211.
- Elman, J. et al. (1998). Rethinking Innateness: a connectionist perspective on development Massachusetts: MIT Press.
- Ellis, N. C. (2004). The processes of second language acquisition. In: Van Patten et. al. (Eds.). Form-Meaning Connections in Second Language Acquisition. New Jersey: LEA. pp. 49-76.
- Ellis, R. (1997). Second Language Acquisition. Oxford: Oxford University Press.
- Ferreira Junior, F. G. (2005). Dos grupos de discussão às redes neurais: Reflexões sobre o desenvolvimento de um léxico mental. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada, Vol.5, n.2, pp. 231-252.
- Gómez, R. & Gerken, L. (1999). Artificial grammar learning by 1-year-olds leads to specific and abstract knowledge. Cognition, 70. pp. 109-135.
- _______. (2000). Infant artificial language learning and language acquisition. Trends in Cognitive Science, Vol.4, n.5, pp. 178-186.
- McClleland, J. L. & Rumelhart, D. (1981). E. An interactive activation model of context effects in letter perception: Part 1. An account of basic findings. Psychological Review, 88. pp. 287-330.
- Rumelhart, D. & McClelland, J. (1986). On learning the past tenses of English verbs. In: D.E. Rumelhart & J. L. McClelland (orgs) In: Parallel Distributed Processing (Explorations in the Microstructure of Cognition), Vol.1. MIT Press. pp. 216-271.
- Seidenberg, M. (1997). Language Acquisition and Use: Learning and Applying Probabilistic Constraints. Science, 275. pp. 1599-1603.
- Selinker, L. (1972). Interlanguage. IRAL, 10. pp. 209-31.
- _______. (1969). On the notion of 'IL competence' in early SLA research: an aid to understanding some baffling current issues. In: Gillian Brown et. al. (orgs). Performance & Competence in Second Language Acquisition Cambridge: Cambridge University Press. 1996. pp. 92-113.
- White, L. (2003). On the Nature of Interlanguage Representation: Universal Grammar in the Second Language In: Doughty, C & Long., M. (orgs). The Handbook of Second Language Acquisition. Oxford, UK: Blackwell. pp. 19-42
- Weinreich, U. (1953). Languages in contact The Hague: Mouton.
- Widdowson, H. G. (1996). Linguistics Oxford: Oxford University Press.