Acessibilidade / Reportar erro

As funções da leitura para graduandos e pós-graduandos

The functions of reading for undergraduate and graduate students

Resumos

O trabalho visa conhecer as funções da leitura identificadas pelos estudantes de graduação e pós-graduação, comparando-os com referência ao uso destas. São sujeitos da pesquisa 25 estudantes (11 alunos da pós-graduação e 14 da graduação). Utiliza como instrumento a escala das funções da leitura. Os resultados mostram que os estudantes utilizam-se de todas as funções, com uso predominante das funções Aprendizagem, Utilidade e Lazer. Aparece com bom índice de identificação Estímulo e Alvos Sociais Defmidos. Fica evidente não haver diferença significante entre os dois grupos, o que permite questionar o desempenho da universidade na formação de sujeitos leitores.

Funções da Leitura; estudantes de graduação; estudantes de pós-graduação


The present work aims to study the functions of reading identified by undergraduate and graduate students by comparing such students according to the use they make of such functions. The sample consisted of 25 students (11 graduates and 14 undergraduates). The instrument used for this research was the functions ofreading scale. The results ofthis study demonstrate that the students use all functions, being predominant the use ofleaming, utility, and leisure functions. Stimulus and definite social aims were significantly identified. There is no evidence of significant difference between the two groups. Such fact allows us to question the university's performance in producing readers.

Reading Functions; Undergraduate Students; Graduate Students


ARTIGO

As funções da leitura para graduandos e pós-graduandos

The functions of reading for undergraduate and graduate students

Gracieli Grizzi Lopes de MendonçaI,1 1 Os autores agradecem a orientação da Prof a Dr a Geraldina Porto Witter. ; Maria Helena Mourão Alves OliveiraII; Marcelo de Almeida BuritiIII; Marisa Bueno Mendes GargantiniaII

IS.E.C. - Pb - Bolsista CAPES

IIPUC-Campinas

IIIE.T.F.Pb. - Bolsista CNPq

Endereço para correspondência Endereço para correspondência: Rua Nazaré Paulista, 865 CEP 13094-610 Campinas, SP.

RESUMO

O trabalho visa conhecer as funções da leitura identificadas pelos estudantes de graduação e pós-graduação, comparando-os com referência ao uso destas. São sujeitos da pesquisa 25 estudantes (11 alunos da pós-graduação e 14 da graduação). Utiliza como instrumento a escala das funções da leitura. Os resultados mostram que os estudantes utilizam-se de todas as funções, com uso predominante das funções Aprendizagem, Utilidade e Lazer. Aparece com bom índice de identificação Estímulo e Alvos Sociais Defmidos. Fica evidente não haver diferença significante entre os dois grupos, o que permite questionar o desempenho da universidade na formação de sujeitos leitores.

Palavras-chave: Funções da Leitura, estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação.

ABSTRACT

The present work aims to study the functions of reading identified by undergraduate and graduate students by comparing such students according to the use they make of such functions. The sample consisted of 25 students (11 graduates and 14 undergraduates). The instrument used for this research was the functions ofreading scale. The results ofthis study demonstrate that the students use all functions, being predominant the use ofleaming, utility, and leisure functions. Stimulus and definite social aims were significantly identified. There is no evidence of significant difference between the two groups. Such fact allows us to question the university's performance in producing readers.

Keywords: Reading Functions, Undergraduate Students, Graduate Students.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências Bibliográficas

Carnio, M.S.(1995). Conceitos e Compreensão de Leitura e Escrita do Surdo no Contexto da Educação Especial. Tese de Doutoramento. São Paulo:USP.

Dolly, M.R. (1990). Integrating ESL reading and writing through authentic discourse. Journal of Reading, 33 (5): 360-365.

Fidalgo, F.S. (1994). Qualidade e Novas Tecnologias em Educação. Encontro Nacional dos Estudantes do Ensino Superior das Escolas Particulares. São Paulo: CONTEE.

Field, M.L.; Aebersold, J.A. (1990). Cultural attitudes toward reading implications for teachers of ESL/Bilingual readers. Journal of Reading, 33 (6): 406-410.

Granja, E.C. (1985). Contribuições ao estudo da leitura entre estudantes universitários. Dissertação de Mestrado. São Paulo: USP.

Gray, W.S. (1984). Reading. Newark, DeI: IRA. Greany, V.; Newman, S.B. (1990). The function of reading a cross cultural perspective. Reading Research Quartely, 26 (3): 172-195.

Lopes, T. M. J.; Ribeiro, M. S. P. (1992). Funções da leitura entre pós-graduandos em biblioteconomia. Trans-informação, 4 (1,2,3): 45-54.

Oakhill, J. and Garnham, A. (1988). Becoming a skilIed reader. New York: Basil Blackeell.

Oliveira, M. H. M. A. (1993). A leitura do universitário: estudo comparativo entre os cursos de engenharia e fonoaudiologia da PUCCAMP. Dissertação de Mestrado. Campinas: PUCCAMP.

Pugh, S.; Pawan, F. Reading and Writing and Academic Litercy. Flippo, R. & Carvely, D. (1991). College Reading & Study Strategy Programs. Newark Delaware, Intemational Reading Association.

Santos, A.A.A. (1990). Leitura e Universidade: uma análise de algumas questões críticas. Trans-informação, 2 (2/3): 91-104.

Stauffer, R.G. (1969). Directing Reading Maturity as a Cognitive Processo Harper and Row, Publishers, N.Y.

Wepner, S.H.; Felley, J.T.; Minery, B. (1990). Do computers have a place in college reading courses? Journal of Reading, 33 (5):348-349.

Witter, G. P. (1990). Pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e busca de informação. Estudos de Psicologia, 7 (1): 5-30.

  • Carnio, M.S.(1995). Conceitos e Compreensão de Leitura e Escrita do Surdo no Contexto da Educação Especial. Tese de Doutoramento. São Paulo:USP.
  • Dolly, M.R. (1990). Integrating ESL reading and writing through authentic discourse. Journal of Reading, 33 (5): 360-365.
  • Fidalgo, F.S. (1994). Qualidade e Novas Tecnologias em Educação. Encontro Nacional dos Estudantes do Ensino Superior das Escolas Particulares. São Paulo: CONTEE.
  • Field, M.L.; Aebersold, J.A. (1990). Cultural attitudes toward reading implications for teachers of ESL/Bilingual readers. Journal of Reading, 33 (6): 406-410.
  • Granja, E.C. (1985). Contribuições ao estudo da leitura entre estudantes universitários. Dissertação de Mestrado. São Paulo: USP.
  • Gray, W.S. (1984). Reading. Newark, DeI: IRA.
  • Greany, V.; Newman, S.B. (1990). The function of reading a cross cultural perspective. Reading Research Quartely, 26 (3): 172-195.
  • Lopes, T. M. J.; Ribeiro, M. S. P. (1992). Funções da leitura entre pós-graduandos em biblioteconomia. Trans-informação, 4 (1,2,3): 45-54.
  • Oakhill, J. and Garnham, A. (1988). Becoming a skilIed reader. New York: Basil Blackeell.
  • Oliveira, M. H. M. A. (1993). A leitura do universitário: estudo comparativo entre os cursos de engenharia e fonoaudiologia da PUCCAMP. Dissertação de Mestrado. Campinas: PUCCAMP.
  • Pugh, S.; Pawan, F. Reading and Writing and Academic Litercy. Flippo, R. & Carvely, D. (1991). College Reading & Study Strategy Programs. Newark Delaware, Intemational Reading Association.
  • Santos, A.A.A. (1990). Leitura e Universidade: uma análise de algumas questões críticas. Trans-informação, 2 (2/3): 91-104.
  • Stauffer, R.G. (1969). Directing Reading Maturity as a Cognitive Processo Harper and Row, Publishers, N.Y.
  • Wepner, S.H.; Felley, J.T.; Minery, B. (1990). Do computers have a place in college reading courses? Journal of Reading, 33 (5):348-349.
  • Witter, G. P. (1990). Pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e busca de informação. Estudos de Psicologia, 7 (1): 5-30.
  • Endereço para correspondência:
    Rua Nazaré Paulista, 865
    CEP 13094-610
    Campinas, SP.
  • 1
    Os autores agradecem a orientação da Prof
    a Dr
    a Geraldina Porto Witter.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      20 Ago 2014
    • Data do Fascículo
      Abr 1997
    Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas Núcleo de Editoração SBI - Campus II, Av. John Boyd Dunlop, s/n. Prédio de Odontologia, 13060-900 Campinas - São Paulo Brasil, Tel./Fax: +55 19 3343-7223 - Campinas - SP - Brazil
    E-mail: psychologicalstudies@puc-campinas.edu.br