Acessibilidade / Reportar erro

Mudanças identificadas pelo aluno de enfermagem, resultantes da vivência em uma abordagem centrada na pessoa* * Trabalho apresentado no XVII Encontro de Enfermeiros Pediátricos, Ribeirão Preto, 1986.

Changes noted by nursing studentes, as a result of a person - centered approach

Resumos

A vivência das autoras no ensino de enfermagem pediátrica na EEUSP, tem sido direcionada pela crença de que uma das mais importantes condições que facilitam a aprendizagem, é a qualidade de atitudes do relacionamento interpessoal entre professores e alunos.

Neste trabalho, apresentam a análise das informações contidas em auto-avaliações de alunos, referentes a mudanças pessoais ocorridas como resultado desse relacionamento durante o curso em 1985.

Os resultados da análise mostraram que além da aquisição de conhecimentos específicos de enfermagem pediátrica, os alunos identificaram variados aspectos de desenvolvimento pessoal.

Ensino de enfermagem; Aprendizagem; Relações interpessoais


The autors' experience in pediatric nursing teaching, has been directed by the belief that the most important condition that facilitates learnig is the quality off attitudes in interpersonal relationship between teacher-student. The authors analyse the information of 65 students self-evaluation related to personal changes as a result of a student-centered pediatric nursing course. The results show that besides specific knowledge on pediatric nursing, the students notice a great deal of individual development.

Nursing education; Learning; Student — teacher relations


Texto disponível apenas em PDF

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • 1
    BURGESS, G. The personal development of the nursing student as a conceptual framework. Nurs. Forum, Hillsdale, 17(1): 96-102, 1978.
  • 2
    EYRES, P. The role of the nurse in family-centered nursing care. Nurs. Clin. North Am., Philadelphia, 7(1): 27-39, Mar. 1972.
  • 3
    NEIRA HUERTA, E. de P.; ANGELO, M.; RIBEIRO, M.O.; HORTA, A.L. de M. O curso de Enfermagem Pediátrica I na Escola de Enfermagem da USP. Rev. Esc. Enf. USP, São Paulo, 19(3): 247-62,dez. 1985.
  • 4
    ROGERS, C.R. Aprendizagem significativa na terapia e na educação. In: ROGERS, C.R. Tornar-se pessoa. São Paulo, Martins Fontes, 1977. cap. 12. p. 257-73.
  • 5
    ROGERS, C.R. O relacionamento interpessoal na facilitação da aprendizagem. In: ROGERS, C.R. Liberdade de aprender em nossa década. 2. ed. Porto Alegre, Artes Médicas, 1986. cap. 7. p. 125-42.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 1989

Histórico

  • Recebido
    03 Out 1988
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br