Acessibilidade / Reportar erro

Coalinhamento entre estratégias competitivas e colaborativas e desempenho de empresas

Resumos

Este estudo objetivou propor e testar modelo teórico capaz de descrever o impacto do coalinhamento entre as estratégias competitivas e colaborativas sobre o desempenho de empresas, tendo o paradigma SCP como plataforma teórica. As variáveis do modelo completo foram retiradas de 97 trabalhos publicados entre 1977 e 2004, consolidadas por especialistas e pela confrontação com a teoria. A pesquisa de campo foi realizada junto às seguradoras que publicaram balanço nos exercícios de 2002 a 2004, apresentando índice de respostas equivalente a 61,54% das seguradoras da amostra final e a 60,26% do volume de prêmio de seguros de 2004. O teste do modelo empregou a Modelagem SEM e apresentou bons índices de ajuste geral, permitindo sua aplicabilidade à indústria de seguros brasileira. O coalinhamento se mostrou relevante para as variáveis que representam a regulamentação do setor, a entrada de novas seguradoras e o nível de renovação de apólices em uma mesma seguradora.

Modelos estratégicos; paradigma SCP; coalinhamento; mercado segurador brasileiro; modelagem de equações estruturais


This study aimed at posing and testing a theoretical model able to depict the impact of the coalignment between competitive and collaborative strategies upon the performance of companies, utilizing the SCP paradigm as a theoretical platform. The variables for the complete model were sought from 97 works published between 1977 and 2004, consolidated also by specialists as by the theory. The field research was implemented through the insurance companies that published their financial statements from 2002 through 2004, with a rate of responses correspondent to 61,54% of the insurance companies final sample and to 60,26% of 2004 industry insurance premium. The test of the model was attained through SEM Modeling and presented good general fit indexes, which permitted its applicability for the Brazilian insurance industry. The coalignment has shown itself as germane when it involves the variables that represent the regulation of the sector, the entry of new insurance companies and the level of coverage renewal within the same firm.

Strategic models; SCP paradigm; coalignment; Brazilian insurance market; structural equation modeling


ARTIGOS

Coalinhamento entre estratégias competitivas e colaborativas e desempenho de empresas

Jorge Ferreira da SilvaI; Paulo Cesar MottaI; Lenise Saraiva de Vasconcelos CostaII

IPUC-Rio

IIUFSC

RESUMO

Este estudo objetivou propor e testar modelo teórico capaz de descrever o impacto do coalinhamento entre as estratégias competitivas e colaborativas sobre o desempenho de empresas, tendo o paradigma SCP como plataforma teórica. As variáveis do modelo completo foram retiradas de 97 trabalhos publicados entre 1977 e 2004, consolidadas por especialistas e pela confrontação com a teoria. A pesquisa de campo foi realizada junto às seguradoras que publicaram balanço nos exercícios de 2002 a 2004, apresentando índice de respostas equivalente a 61,54% das seguradoras da amostra final e a 60,26% do volume de prêmio de seguros de 2004. O teste do modelo empregou a Modelagem SEM e apresentou bons índices de ajuste geral, permitindo sua aplicabilidade à indústria de seguros brasileira. O coalinhamento se mostrou relevante para as variáveis que representam a regulamentação do setor, a entrada de novas seguradoras e o nível de renovação de apólices em uma mesma seguradora.

Palavras-chave: Modelos estratégicos, paradigma SCP, coalinhamento, mercado segurador brasileiro, modelagem de equações estruturais.

ABSTRACT

This study aimed at posing and testing a theoretical model able to depict the impact of the coalignment between competitive and collaborative strategies upon the performance of companies, utilizing the SCP paradigm as a theoretical platform. The variables for the complete model were sought from 97 works published between 1977 and 2004, consolidated also by specialists as by the theory. The field research was implemented through the insurance companies that published their financial statements from 2002 through 2004, with a rate of responses correspondent to 61,54% of the insurance companies final sample and to 60,26% of 2004 industry insurance premium. The test of the model was attained through SEM Modeling and presented good general fit indexes, which permitted its applicability for the Brazilian insurance industry. The coalignment has shown itself as germane when it involves the variables that represent the regulation of the sector, the entry of new insurance companies and the level of coverage renewal within the same firm.

Keywords: Strategic models, SCP paradigm, coalignment, Brazilian insurance market, structural equation modeling.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

REFERÊNCIAS

Obs.: Os autores listados a seguir referem-se tão-somente aos citados ao longo deste artigo. Assim, tanto as referências quanto aos trabalhos empregados na construção do modelo estrutural como aos que compuseram a lista de estudos escolhidos para seleção das variáveis do modelo completo e aos que versam sobre aplicações de SEM em Estratégia estão disponíveis em http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/biblioteca.

Artigo recebido em 04.05.2007.

Aprovado em 20.08.2007.

Jorge Ferreira da Silva

Doutor em Engenharia da Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Interesses de pesquisa nas áreas de estratégias competitivas e estratégias colaborativas. E-mail: shopshop@iag.puc-rio.br Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225, Rio de Janeiro – RJ, 22453-900.

Paulo Cesar Motta

Ph.D. em Administração de Empresa pela London Business School. Interesses de pesquisa nas áreas de estratégia de serviços, efeitos geracionais, consumidores mais pobres. E-mail: pcmotta@iag.puc-rio.br Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225, Rio de Janeiro – RJ, 22453-900.

Lenise Saraiva de Vasconcelos Costa

Doutora em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Interesses de pesquisa na área de alianças estratégicas. E-mail: lenise.costa@unisul.br Endereço: Rodovia SC 401, km 19, Florianópolis – SC, 88050-001.

  • BAIN, J. S. Industrial Organization 2Ş Ed. New York: John Wiley & Sons, 1968.
  • BALDRICH, D. C.; FLOYD, S. W.; MARKÓCZY, L. Are managers from Mars and academicians from Venus? Toward an understanding of the relationship between academic quality and practical relevance. Strategic Management Journal, v. 25, p. 1063-1074, 2004.
  • BRESSER, R. K.; HARL, J. E. Collective strategy: vice or virtue? Academy of Management Review, v. 11, n. 2, p. 408-4271, 1986.
  • BRESSER, R. K. F. Matching collective and competitive strategies. Strategic Management Journal, v .9, n. 4, p. 375-385, 1988.
  • COOPER, H. M. Integrated research: a guide for literature reviews. Sage, CA: Newsbury Park, 1989. In: DAVID, R. J.; HAN, S. K. A systematic assessment of the empirical support for transaction cost economics. Strategic Management Journal, v. 25, n. 1, p. 39-58, 2004.
  • DAVID, R. J.; HAN, S. K. A systematic assessment of the empirical support for transaction cost economics. Strategic Management Journal, v. 25, n. 1, p. 39-58, 2004.
  • DAVIES, H.; WALTERS, P. Emergent patterns of strategy, environment and performance in a transition economy. Strategic Management Journal, v. 25, n. 2, p. 347-364, 2004.
  • FARH, J.; HOFFMAN, R. C.; HEGARTY, W. H. Assessing environmental scanning at the subunit level; a multitrait-multimethod analysis. Decision Sciences, v. 15, p. 197-219, 1984.
  • GINSBERG, A. Operationalizing organizational strategy: toward an integrative framework. Academy of Management Review, v. 9, n. 3, p. 548557, 1984.
  • HARRIGAN, K. R. Research methodologies for contingency approaches to business strategy. Academy of Management Review, v. 8, n. 3, p. 398405, 1983.
  • HUBBARD, R.; VETTER, D. E.; LITTLE, E. L. Replication in strategic management: scientific testing for validity, generalizability and usefulness. Strategic Management Journal, v. 19, p. 243-254, 1998.
  • HUNTER, J. E.; SCHMIDT, F. L. Methods of meta-analysis. Sage, CA: Newsbury Park, 1990. In: DAVID, R. J.; HAN, S. K. A systematic assessment of the empirical support for transaction cost economics. Strategic Management Journal, v. 25, n. 1, p. 39-58, 2004.
  • KASHLAK, R. J.; CHANDRAN, R.; DI BENEDETTO, C. A. Reciprocity in international business: a study of telecommunications alliances and contracts. Journal of International Business Studies, v. 29, n. 2, p. 281-304, 1998.
  • KOKA, B. R.; PRESCOTT, J. E. Strategic alliances as social capital: a multidimensional view. Strategic Management Journal, v. 23, n. 9, p. 795-816, 2002.
  • NICHOLLS-NIXON, C. L.; WOO, C. Y. Technology sourcing and output of established firms in a regime of encompassing technological change. Strategic Management Journal, v. 24, n. 7, p. 651-666, 2003.
  • NIELSEN, R. P. Cooperative strategy. Strategic Management Journal, v. 9, p. 475-492, 1988.
  • PACE, E. S.; BASSO, L. Indicadores de desempenho. Analistas devem avaliar medidas não financeiras como instrumento para prever valor. Mercado de Capitais, 1ş trim, p. 32-35, 2003.
  • PHELAN, S. E.; FERREIRA, M.; SALVADOR, R. The first twenty years of the 'Strategic Management Journal'. Strategic Management Journal, v. 23, n. 12, p. 1161-1168, 2002.
  • POPPO, L.; ZENGER, T. Do formal contracts and relational governance function as substitute or complements? Strategic Management Journal, v. 23, n. 8, p. 707-725, 2002.
  • REUER, J. J.; ZOLLO, M.; SINGH, H. Post-formation dynamics in strategic alliances. Strategic Management Journal, v. 23, n. 2, p. 135-151, 2002.
  • ROBINS, J. A.; TALLMAN, S.; FLADMOE-LINDQUIST, K. Autonomy and dependence of international cooperative ventures: an exploration of the strategic performance of US ventures in Mexico. Strategic Management Journal, v. 23, n. 10, p. 881-902, 2002.
  • RODRIGUEZ, A. R. R.; NAVARRO, J. R. Changes in the intellectual structure of strategic management research: a bibliometric study of the 'Strategic Management Journal', 1980-2000. Strategic Management Journal, v. 21, n. 10, p. 981-1004, 2004.
  • ROTHAERMEL, F. T.; DEEDS, D. L. Exploration and exploitation alliances in biotechnology: a system of new product development. Strategic Management Journal, v. 25, n. 3, p. 201-221, 2004.
  • SHOOK, C. L.; KETCHEN, D. J.; HULT, G. T. M.; KACMAR, K. M. An assessment of the use of structural equation modeling in strategic management research. Strategic Management Journal, v. 25, p. 397-404, 2004.
  • STARBUCK, W. Estimated 1998 impact ratings. New York, February 2001. Disponível em: <http://pages.stern.nyu.edu/wstarbuc>. Acesso em: 12 jul. 2004.
  • TAHAI, A.; MEYER, M. J. A revealed preference study of management WILLIAMS, L. E. J.; EDWARDS, J. R.; VANDENBERG, R. J. Recent advances journals' direct influences. Strategic Management Journal, v. 20, n. 3, p. in causal modeling methods for organizational and management research. 279-296, 1999. Journal of Management, v. 29, n. 6, p. 903-936, 2003.
  • WILLIAMSON, O. E. Strategizing, economizing, and economic orga-VAN DER HEIJDEN. Three paradigms in strategic management. In: The nization. Strategic Management Journal, Winter Special Issue, v. 12, p. Art of Strategic Conversation, cap. 2, p. 23-52, 1996. 75-94, 1991.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Fev 2011
  • Data do Fascículo
    Dez 2007

Histórico

  • Aceito
    20 Ago 2007
  • Recebido
    04 Maio 2007
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br