Acessibilidade / Reportar erro

É o trabalho na enfermagem um princípio educativo?

Resumos

Neste ensaio, partimos de interpretações gramscianas, não apenas para identificarmos os princípios educativos que têm fundamentado os projetos de organização de Escolas de Enfermagem e do preparo de enfermeiro como, principalmente, para introduzirmos o trabalho como princípio educativo fundamental a esses projetos.


In this essay, based on interpretations by Gramsci, not only do we identify the educative principles which are the foundation of the Nursing Schools and nurse education organization projects, but also introduce work as a fundamental educative principle to these projects


ARTIGOS

É o trabalho na enfermagem um princípio educativo?

Delvair de Brito Alves

Enfermeira, Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da UFBa, Mestre em Educação e Doutoranda em Educação

RESUMO

Neste ensaio, partimos de interpretações gramscianas, não apenas para identificarmos os princípios educativos que têm fundamentado os projetos de organização de Escolas de Enfermagem e do preparo de enfermeiro como, principalmente, para introduzirmos o trabalho como princípio educativo fundamental a esses projetos.

ABSTRACT

In this essay, based on interpretations by Gramsci, not only do we identify the educative principles which are the foundation of the Nursing Schools and nurse education organization projects, but also introduce work as a fundamental educative principle to these projects.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

* Trabalho publicado originalmente, em italiano, sob o título In: PRINCÍPIO EDUCATIVO IN GRAMSCI, em 1970, por Armando Editore. Roma. Em 1977, este mesmo trabalho é publicado em espanhol com o título: El princípio educativo en Gramsci, por Salamanca.

** A preocupação com o papel da escola contemporânea tem sido exaustivamente tratada nos últimos anos. A formação do cidadão-trabalhador pela escola é objeto de discussão de teóricos, dentre os quais destacamos Miguel Arroyo.

  • 1. ALCANTARA, Glete de. A enfermagem moderna como categoria profissional: obstáculos à sua expansão na sociedade brasileira. Ribeirão Preto: 1966. 117p.
  • 2. ALMEIDA, Cecília Maria Puntel de, ROCHA, Juan Stuardo Yazlle. O saber de enfermagem e sua dimensão prática. São Paulo: Cortez, 1986.
  • 3. DOLAN, Josephine A. History of Nursing. 10 ed. Philadelphia: Saunders Campany, 1958. 422 p.
  • 4. FOUCAULT, Michel. Microfisica do poder. Tradução por Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1979, 296 p.
  • 5. KUENZER, Acácia. Ensino do 2ş grau: o trabalho como principio educativo. São Paulo: Cortez, 1988, p. 97-149.
  • 6. MANACORDA, Mario A. O principio educativo em Gramsci: Tradução por William Lagos. Porto Alegre: Artes Médicas. 1990. (Educação, teoria e crítica). 288 p.
  • 7. ______. O princípio educativo em Gramsci: Tradução por William Lagos. Porto Alegre: Artes Médicas. 1990. p. 199 (Educação, teoria e crítica), apud KUENZER, Acácia. Ensino do 2ş grau: o trabalho como principio educativo. São Paulo: Cortez, 1988, p. 121.
  • 8. MELO, Cristina Maria Meira de. Divisão social do trabalho e enfermagem. São Paulo: Cortez, 1986. 94 p. (Série Saúde e Sociedade).
  • 9. MOLINA, Teresa Maria. História de la enfermeria. 2Ş ed. Buenos Aires: Inter-Médica, 1973. 169 p.
  • 10. NOSELLA, Paolo. O trabalho como princípio educativo em Gramsci. In: SILVA, Tomaz Tadeu da et alii. Trabalho, Educação e prática social: por uma teoria da formação humana. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991. 273 p. (Educação, teoria e crítica)
  • 11. PAIXÃO, Waleska. Páginas de história de enfermagem. 3Ş ed. Rio de Janeiro: Bruno Buccini, 1963. 112 p.
  • 12. PIRES, Denise. Hegemonia médica na saúde e a enfermagem. São Paulo: Cortez, 1989. 156 p.
  • 13. RADICE, Lombardo. Educazione e diseducazione. Bemporad,LaVoce, Firenze, 1923, p. 102-14, apud MANACORDA, Mario A. O princípio educativo em Gramsci. Tradução por William Lagos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990, p. 174. (Educação, teoria e crítica).
  • 14. SILVA, Graciete Borges da. Enfermagem profissional: análise crítica. São paulo: Cortez, 1986. 143 p.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Fev 2015
  • Data do Fascículo
    Jun 1993
Associação Brasileira de Enfermagem SGA Norte Quadra 603 Conj. "B" - Av. L2 Norte 70830-102 Brasília, DF, Brasil, Tel.: (55 61) 3226-0653, Fax: (55 61) 3225-4473 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: reben@abennacional.org.br