ANÁLISES DE LIVROS
DIE CHIRURGIE DES GEHIRNS UND SEINER HÄUTE. W. TÖNNIS. Um volume com 880 páginas, 630 figuras e 14 pranchas coloridas. Urban & Schawarzenberg, Viena, 1948.
No primeiro capítulo, discute o autor as bases anátomo-fisiológicas, de grande interêsse para o neurocirurgião, neurologista e psiquiatra, e termina com duas descrições magistrais sôbre o tratamento da hipertensão e hipotensão liquóricas. No 2.° capítulo, trata do problema diagnóstico sob o ponto de vista clínico, radiológico, eletrencefalográfico, e de processos neurocirúrgicos de diagnóstico (indicações de pneumencefalografia, ventriculografia, arteriografia e punção cerebral). Conclui com as indicações cirúrgicas, salientando os fatores que o cirurgião deve levar em consideração. Aqui, confirma a idéia geral de que a descompressão interna é mais útil que as clássicas descompressivas. No capítulo 3.°, apresenta as condições materiais e técnicas para as diversas intervenções sôbre o cérebro. Apresenta várias secções o tratamento pós-operatório, de modo claro e sistematizado, fato que constitui uma das qualidades dêste livro, pois, na maoria dos tratados de neurocirurgia, esta parte é pouco cuidada.
A parte especial é dedicada às malformações crânio-encefálicas, com detalhado estudo das malformações vasculares (escrito por Lange-Cossack), acrescida de interessantes capitules sobre a forma cerebral da moléstia de Bürger, a arteriosclerose e as tromboses venosas não purulentas. Ainda nesta parte especial, Tönnis estuda o problema das infecções. Há uma parte detalhada sôbre a patologia dos tumores, escrita por Zülch, que estuda os dados da patologia geral e biologia dos tumores e, depois, a patologia de cada tipo de tumor, sempre considerando a correlação dos dados da patologia e da clínica para o diagnóstico e prognóstico neurocirúrgico. Tönnis trata da parte clínica em relação a cada tipo de tumor, indicando o tratamento e o resultado cirúrgico, sempre comparando seus resultados com os obtidos em cutras grandes estatísticas. Destaca uma parte do livro para os ferimentos, a qual é muito interessante e útil por estar baseada em enorme material da última guerra. O livro é enriquecido com esquemas, estatísticas, fotografias cirúrgicas e documentação anátomo-patológica. Um livro excelente, fruto de excelente orientação e numeroso material. Está destinado a ser um dos livres clássicos da cirurgia do cérebro.
A. MATTOS PIMENTA