Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 02/04/2024)

SOBRE O PERIÓDICO

 

Breve Histórico

 

Turismo: Visão e Ação (TVA) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria - Mestrado e Doutorado, é um periódico científico de publicação quadrimestral, interdisciplinar e de alcance internacional, classificada, segundo os critérios Qualis/CAPES (2017-2020), como 'A3' na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. 

Registrado no ISSN sob o número 1983-7151, o periódico iniciou suas atividades em 1998 com publicações impressas, nas versões inglês e português. Em 2008, transformou-se em publicação On-Line, mantendo como política de ser um periódico de acesso aberto e sem cobranças de taxas de submissão e de acesso aos artigos. A TVA possui como título abreviado no ISSN - Tur., Visão e Ação, usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Em 2023, completamos 25 anos ininterruptos de publicação e colocamos como meta a internacionalização. São muitos os desafios para a internacionalização de um periódico científico, e entre eles está o estabelecimento de parcerias para o fortalecimento da visibilidade global, a fim de fomentar a disseminação e o reconhecimento do conhecimento acadêmico nacional em outros países.

A partir deste ano 2024, passamos a adotar o processo de publicação de fluxo contínuo (Rolling pass ou Rolling publishing), representando um compromisso com a agilidade e a disponibilidade imediata das pesquisas. Essa iniciativa visa não apenas encurtar os períodos entre submissão e publicação, mas também aprimorar a disseminação eficiente do conhecimento, estimulando discussões e avanços significativos no campo do Turismo.

Além da transição para a publicação de fluxo contínuo, a TVA reforça seu compromisso com a prática da ciência aberta. Reconhecemos a importância de tornar a pesquisa amplamente acessível, tomando isso como um pilar e promovendo a transparência e a colaboração. Ao renovar nossa dedicação à ciência aberta, proporcionamos aos pesquisadores a oportunidade de compartilhar suas descobertas de maneira mais abrangente, ampliando o impacto de suas contribuições no campo do Turismo.

 

 

Conformidade com a Ciência Aberta

 

A TVA está comprometida com os princípios da Ciência Aberta, que promovem a prática científica colaborativa, compartilhada e pública. Seguindo essas diretrizes, a TVA adota diversas práticas, incluindo acesso aberto, diretrizes para editores, e utiliza redes sociais para divulgar trabalhos publicados. Além disso, exige uma clara identificação do papel de cada autor em artigos com múltipla autoria, incentivando o compartilhamento de conjuntos de dados, instrumentos, scripts de análise estatística e materiais adicionais em repositórios abertos, quando não podem ser incluídos diretamente no artigo.

Como resultado, os artigos que descrevem pesquisas devem informar e referenciar a disponibilidade dos recursos subjacentes ao estudo e aos resultados obtidos. A TVA também encoraja, quando for o caso, a publicação de artigos preprints em plataformas públicas, permitindo discussões abertas antes da publicação final. Nesse caso, os autores devem informar ao editor, no ato da submissão, qual a plataforma utilizada e a situação. O artigo receberá o mesmo tratamento no processo de avaliação às cegas pelos pares.

Além disso, a contribuição dos editores de seção é reconhecida nos artigos publicados, e os revisores recebem documentação sobre seu trabalho, podendo registrar suas atividades em plataformas certificadas, como a plataforma Lattes. Essas práticas refletem o compromisso da TVA com os princípios da Ciência Aberta.

Na submissão do artigo os autores devem preencher o Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta aceitando as condições da TVA sobre a originalidade e concordância com a ciência aberta.

 

 

Ética na Publicação

 

A TVA adota as políticas de obediência e promoção da ética na comunicação científica estabelecidas pela San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA) e pelo Guia de Boas Práticas para o fortalecimento da ética na publicação científica da SciELO

A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceita na TVA. 

Os autores que enviam artigos para o periódico declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico.

Além disso, a TVA tem o compromisso com a ética e qualidade na publicação. Apoiamos padrões de comportamento ético esperado para todas as partes envolvidas na publicação em nossa revista: o autor, o editor da revista, o dos revisores e do editor. Nós não aceitamos plágio ou qualquer outro comportamento antiético. Recomendamos consultar a nossa Declaração de conduta ética.

 

 

Foco e Escopo

 

Turismo: Visão e Ação (TVA) é um periódico científico interdisciplinar vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria, da UNIVALI, tem como público-alvo pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação e graduação em Turismo e áreas afins, como hotelaria, gastronomia, hospitalidade, lazer, eventos e outras; como também por consultores, empresários e profissionais de empresas públicas e privadas que atuam nessas áreas.

O acesso ao conteúdo publicado é aberto e não são cobradas taxas de submissão, avaliação e de publicação. Nesse sentido encorajamos a submissão de manuscritos, no formato de Artigo Científico, Teórico ou Teórico-empírico, nacionais ou internacionais, que abordem temas relevantes, com perspectivas provocadoras e inovadoras para o desenvolvimento científico do Turismo e áreas afins, cujo conteúdo tenha notória profundidade analítica e consistência teórico metodológica, e reflita o estado da arte da produção do conhecimento na área.

Os artigos podem ser submetidos em Português, Inglês e Espanhol, e serão publicados em sua língua original. A submissão deve ser realizada na forma eletrônica na plataforma do periódico

É pré-requisito que o artigo submetido seja inédito, ou seja, não tenha sido publicado (ou esteja em processo de avaliação) em nenhum outro periódico, nacional ou internacional, bem como e anais de eventos, capítulo de livros de qualquer natureza ou, sequer, disponibilizado em plataformas de mídias sociais diversas. 

Com o objetivo de evitar endogenia, bem como fomentar o número de temas e autoria, a TVA adota como política publicar um artigo por autor/coautor por ano. Reforçamos que não cobramos taxas de qualquer natureza: acesso, submissão, avaliação, editoração e publicação. No ato da submissão o autor responsável deverá preencher e assinar o Termo de Originalidade.

Os artigos aceitos para publicação serão formatados no Template de publicação da TVA e receberão um número identificador DOI.

 

MISSÃO

Nossa missão é “Interconectar as pessoas interessadas através da transversalidade da pesquisa científica na área do conhecimento do Turismo”.

Com esse objetivo trabalhamos para incentivar as discussões e a disseminação do conhecimento e técnicas aplicadas ao turismo e áreas afins, auxiliando estudantes, pesquisadores, gestores, governantes e outras pessoas interessadas a desvendarem a complexidade e tipicidade do turismo.

 

 

Preservação Digital

 

Uma cópia da TVA é sistematicamente arquivada pela PKP Preservation Network, bem como os artigos são preservados no Sistema de Bibliotecas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

O periódico também faz parte da Rede de Serviços de Preservação Digital Cariniana do IBICT, que fornece preservação para qualquer periódico do sistema Open Journal System [OJS] no Brasil.

 

 

Fontes de Indexação

 

 

 

Ficha Bibliográfica

 

Título do periódico: Turismo: Visão e Ação 

Título abreviado: Tur., visão ação

Publicação de: Editora UNIVALI, Itajaí (SC)

Periodicidade: Quadrimestral 

Modalidade de publicação: Publicação Contínua

Ano de criação do periódico: 1998

 

 

POLÍTICA EDITORIAL

 

Preprints

A TVA incentiva, quando apropriado, a publicação de artigos preprints e aceita artigos previamente depositado nos servidores em plataformas públicas, como Preprints, SciELO Preprints e EmeRI, para que, sendo o caso, sejam discutidos abertamente, antes de serem publicados. 

Nesse caso, os autores deverão comunicar ao editor, no ato da submissão, qual a plataforma utilizada e a situação do artigo. O artigo receberá o mesmo tratamento no processo de avaliação pelos pares.

Acesse o Código de Ética da Turismo: Visão e Ação, que deve ser de conhecimento dos autores, que, ao submeterem seus artigos, concordam com os termos dispostos.

 

Processo de avaliação por pares

A TVA conta com um corpo editorial permanente e avaliadores ad hoc. Tanto os membros do corpo editorial quanto os avaliadores ad hoc devem ser pesquisadores reconhecidos pela comunidade acadêmica e estarem vinculados à Programas de Pós-graduação e Grupos de Pesquisa. 

O processo de avaliação das submissões consiste das etapas:

1) Avaliação Desk Review realizada pelo Editor e Assistentes de Edição: Esse processo visa identificar se o artigo atende aos requisitos de foco e escopo da revista e se os resultados atingem o nível de significância relevante para a pesquisa em turismo e hotelaria. Em seguida, o artigo será verificado num detector de plágio, para confirmação do ineditismo, sendo que, para ser aceito, o artigo não pode ter mais do que 3% de coincidências.

Esse processo ocorre em no máximo 20 dias, sendo que o(s) autor(es) serão informados, por e-mail, se o artigo: a) irá para a etapa seguinte de avaliação; b) ajustes devem ser realizados e uma nova submissão deverá ser feita; c) não há interesse de publicação para a revista.

2) Etapa de avaliação Double-blind Review: Nesta etapa, o artigo será encaminhado para, no mínimo, dois avaliadores do quadro da TVA, sem a identificação de autoria (Double-blind review process), que avaliarão o documento conforme específico disponível no sistema. O retorno da avaliação é via sistema, sendo solicitado um prazo médio de 30 dias. 

Em caso de pareceres contraditórios, o artigo será encaminhado a um terceiro avaliador. Nesse caso, compete aos Editores a definição final sobre a publicação.

Os autores poderão acompanhar o processo de avaliação na área de submissão, na página do periódico.

3) Decisão editorial: Após o recebimento das avaliações pelos editores, será tomada uma decisão, podendo ser: a) Aceitar. b) Correções obrigatórias; c) Correções e nova rodada de avaliação; ou d) Rejeitar.

(a) Se a decisão for Aceitar, os autores serão comunicados e encaminhadas as orientações para ajustes, melhorias de conteúdo e/ou forma, revisão gramatical e ortográficas, se necessárias, o Template de Publicação e a Ficha de Autoria.

(b) Se for Correções Obrigatórias, será encaminhado para os autores uma comunicação via sistema, com as orientações dos avaliadores para as devidas correções e ajustes, que deverão ser atendidas no prazo estabelecido. As correções devem estar destacadas no texto e este ser devolvido em resposta a comunicação dos editores via sistema. As recomendações e sugestões não acatadas deverão ser justificadas.

Se após as verificações for constatada a realização das recomendações pelos avaliadores, o artigo será Aceito, procedendo-se conforme o item (a).

(c) No caso de Correções e Nova Rodada, o artigo após as correções e ajustes pelos autores, conforme item (b), será encaminhado para uma nova avaliação por dois avaliadores, podendo ser os mesmos que realizaram a primeira avaliação. Se após as verificações, for constatada a realização das recomendações pelos avaliadores, o artigo será Aceito, procedendo-se conforme o item (a).

(d) Se a decisão for Rejeitar, os autores serão informados, via comunicação no sistema da TVA, com uma síntese das avaliações, destacando os pontos críticos que levaram à decisão.

4) Aprovação para publicação: Somente após a avaliação das melhorias de conteúdo, solicitadas pela TVA, o artigo será aprovado para publicação.

Neste caso, será solicitado aos autores para colocarem o artigo dentro do Template de Publicação e preencherem a Ficha de Autoria, bem como a indicação da participação individual na construção do artigo.

Uma versão final traduzida em Inglês ou Espanhol será solicitada (versão final com ofício comprovando as credenciais do tradutor), sob encargo do(s) autor(es). Esta versão é opcional, caso o autor desejar a publicação na outra língua.

Na publicação do artigo constará o nome do editor e do editor de seção responsáveis pelo processo de submissão e avaliação.

O artigo publicado receberá um número DOI de identificação.

Os pareceres de aprovação do artigo, com ou sem a identificação dos pareceristas, poderão ser publicados, caso os autores demonstrem interesse aos editores através de comunicação no sistema, e com a concordância dos pareceristas.

 

Dados abertos

A TVA recomenda que todos os dados de pesquisa estejam públicos em repositórios no momento da submissão ou que se tornem públicos quando da publicação do artigo. Caso os autores optem por manter os dados de pesquisa fechados, será necessário apresentar justificativa no momento da submissão do manuscrito, que será analisada pelo Editor-chefe. 

A TVA recomenda que sejam preferencialmente utilizados repositórios de dados das instituições nas quais um dos autores esteja vinculado ou outros repositórios de dados confiáveis.

 

Cobrança de Taxas

A TVA não realiza cobrança de taxas de qualquer natureza: acesso, submissão, avaliação, editoração e publicação.

 

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

Visando garantir uma política editorial comprometida com critérios éticos de publicação, que incentivam a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, recomendamos que os autores sigam os seguintes passos antes de submeterem textos para a revista:

  • Visitar o website do COPE, que contém informações sobre a ética em pesquisa para autores e editores.
  • Referenciar de maneira explícita os dados adquiridos, analisados ou interpretados de outras publicações.
  • Citar qualquer conteúdo intelectual de outros autores.
  • Indicar como autor apenas aqueles que participaram de forma ativa e substancial em todas as fases da pesquisa e da escrita do artigo.
  • Não omitir da lista de autores nenhum pesquisador envolvido por completo na pesquisa e na redação do artigo.
  • Incluir todos os autores nos critérios de autoria do artigo.

 

Após a submissão, os Editores podem realizar os seguintes procedimentos quando acharem pertinente:

  • Solicitar explicações formais acerca da participação dos autores que subscrevem o texto.
  • Solicitar explicações formais acerca de eventuais dúvidas, problemas e/ou pontos obscuros surgidos da avaliação de similaridade do manuscrito.

Com os resultados e as eventuais explicações recebidas, caberá aos Editores, e, se pertinente, o Conselho Editorial, decidir sobre os procedimentos em relação ao manuscrito.

Após a submissão e antes do processo de avaliação pelos pares, todos os artigos são submetidos ao sistema de verificação de similaridade CopySpider.

Caso necessário a publicação de erratas e retratação, a TVA seguirá as orientações do:

 

Política sobre Conflito de Interesses

Devem ser comunicados não apenas pelos autores, mas por todos os envolvidos no processo editorial de um manuscrito.

Os editores devem evitar tomar decisões sobre manuscritos que conflitam com seus próprios interesses, tais como os submetidos por autores de seu departamento ou colaboradores de pesquisa.

Considerando a possibilidade de conflitos de interesse, o periódico não publica artigos de autoria dos próprios editores da revista e editores de seção.

Se os editores de seção tiverem um conflito de interesse, devem delegar a tomada de decisão para outros editores.

Os autores devem declarar ao editor (disponível na página de submissão), de forma explícita e individualmente, qualquer potencial conflito de interesse financeiro, direto e/ou indireto, não financeiro, etc., bem como qualquer conflito de interesse com revisores ad hoc, quando for o caso, no momento da submissão do artigo e/ou durante o processo de avaliação. No ato da submissão o autor responsável deverá preencher e assinar a Declaração sobre Conflito de Interesses.

Pareceristas devem considerar qualquer tipo de conflito de interesse antes de avaliar o manuscrito. Relações de trabalho com o autor devem ser consideradas (ex.: participar ou ter participado de projeto de pesquisa; manter ou ter mantido colaboração científica com grupos de pesquisa; ter relação de orientação com o autor; ter interesse financeiro com o projeto envolvido no manuscrito).

Ao aceitar o manuscrito para avaliação, revisor deve pronunciar-se quanto ao conflito de interesse diretamente na página do periódico. No caso de identificação de conflito de interesse da parte dos revisores, o Editor e/ou Editores de seção encaminharão o manuscrito à outro revisor ad hoc.

 

Adoção de softwares de verificação de similaridade

Após a submissão na plataforma, todos os artigos passam pela triagem que inclui a checagem dos itens requeridos na seção de “Submissões”. Em seguida, será verificado se o artigo está dentro do escopo da revista e, caso esteja, o manuscrito segue para a próxima etapa do processo editorial.

Essa etapa consiste em submeter todos os artigos ao sistema de verificação de similariedade CopySpider. A partir do relatório gerado pelo programa, é analisado o conteúdo textual do manuscrito, com a intenção de identificar se há, ou não, algum indício de plágio no texto.

Após esse processo e, se constatado índice de similaridade acima do recomendado, o artigo não será incluído no processo avaliação pelos pares e os autores serão notificados.

 

Uso da Inteligência Artificial (IA) e tecnologias assistidas por IA na redação científica

Essa política se refere apenas ao processo de redação dos manuscritos, e não de uso de ferramenta (s) de Inteligência Artificial para análise e extração de dados que compõem o processo de pesquisa. Em relação a redação, essa tecnologia deve ser usada somente para melhoria da linguagem textual.

O uso desse recurso deve ser monitorado pelos autores, que devem supervisionar os resultados cuidadosamente. Os autores são responsáveis pelo conteúdo final. Uma declaração sobre o uso da IA deverá aparecer no final do manuscrito, garantindo a transparência e confiança entre autores, leitores e corpo editorial.

Entende-se que os autores e coautores são aqueles capazes de manter a integridade de todas as partes do manuscrito, com capacidade de decisão sobre aprovação da versão final, e de concordar com sua submissão. Os autores e coautores também são responsáveis por seguirem a “política de ética da publicação”. Assim, os autores não devem listar IA e tecnologias assistidas por IA como autor ou coautor. A autoria implica responsabilidades e tarefas que só podem ser atribuídas e executadas por seres humanos.

 

Questões de Sexo e Gênero

A equipe editorial da TVA, além dos autores que publicam no periódico, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, a TVA observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

 

Comitê de Ética

Quando o artigo de pesquisa envolver procedimentos com seres humanos, ou dados sensíveis com a LGPD, os autores devem anexar uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa.

 

Direitos Autorais

Autores de artigos publicados pela TVA mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution - CC-BY 4.0 que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.

 

Propriedade Intelectual e Termos de Uso

Este Periódico está publicado sob uma licença Creative Commons na modalidade atribuição, uso não comercial e compartilhamento pela mesma licença Creative Commons Atribuição Não comercial Compartilhamento pela mesma Licença 4.0 Internacional CC-BY

Responsabilidade do site: A TVA se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os originais não serão devolvidos aos autores.

Responsabilidade do autor: Os autores mantêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados na TVA, ficando sua reimpressão total ou parcial, depósito ou republicação sujeita à indicação de primeira publicação no periódico, por meio da licença CC-BY 4.0. Deve ser consignada a fonte de publicação original. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo periódico TVA, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution.

A TVA encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website do periódico.

 

 

Patrocinadores e Agências de Fomento

 

Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI 

Programa de Pós-graduação em Turismo e Hotelaria – Mestrado e Doutorado

 

 


CORPO EDITORIAL

 

Editores-Chefes

   

 

Conselho de Política Editorial

 

 

 

Editores de Seção

 

 

 

Conselho Editorial Científico

 

 

 


INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES

 

Tipos de documentos aceitos

 

Serão aceitos para submissão/publicação documentos no formato de Artigo Científico, na sua versão original. Para formatação do artigo aos padrões recomendados pela TVA, acesse o Template de submissão

O artigo submetido deve contemplar a área do Turismo ou afins, como hotelaria, gastronomia, hospitalidade, lazer e outras. O documento deve ser inédito, ou seja, que não tenha sido publicado em nenhum outro periódico nacional ou internacional, bem como em anais de eventos (texto completo) e/ou em capítulo de livro de qualquer natureza. 

Bem como, o manuscrito não deve estar sob processo de avaliação em outro periódico, e-books, seminários e congressos, sejam nacionais ou internacionais. Tal condição deverá ser mantida durante todo o processo de avaliação, aguardando a resposta por parte da TVA. 

Caso seja preprint e esteja depositado em algum repositório reconhecido pelo periódico, o manuscrito poderá ser aceito na submissão na condição dos autores retirarem do processo de avaliação/contribuição, para que seja incluído no processo de avalição do periódico. Tal condição deverá ser registrada Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta, que deve ser depositado no sistema no ato da submissão do manuscrito

No que se refere ao quantitativo de autores, a TVA restringe o número máximo de 4 autores por artigo. Caso a quantidade de autores ultrapasse o recomendado, uma justificativa deve ser enviada ao Editor, registrada no sistema no ato da submissão. Pelo menos um dos autores deve ter titulação de Doutor

Os trabalhos com financiamentos de órgãos públicos municipais, estaduais ou federais devem ser indicados em forma de agradecimento, na versão final para publicação, antes das Referências. Para mais informações ver item: Declaração de financiamento.

Deve ser respeitado o limite de um artigo publicado na revista a cada volume ou ano por autor/coautor. 

Na submissão, o artigo receberá automaticamente um número de ID que acompanhará durante todo o processo de avaliação e editoração, pelo qual os autores poderão acompanhar todo o processo. Na publicação, será atribuído um número DOI para o artigo.

Acesse o Template de submissão e formate o manuscrito nos padrões de submissão recomendadas pelo periódico. 

 

 

Contribuição dos Autores

 

Na versão final do artigo para publicação deverá conter, na última página, a informação de contribuição individual de cada autor na construção do documento. De preferência, deve ser utilizada a estrutura de taxonomia do CREDiT.

 

 

Preparação do Manuscrito

 

A redação do artigo deve estar conforme as normas do último Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Quando escrito em inglês ou espanhol, deve atender as regras da língua específica.

O arquivo submetido deve estar em formato WORD (.doc ou .docx), sem qualquer identificação de autoria. Os artigos devem ser enviados como Versão de Revisão sem nomes ou informações que possam identificar os seus autores. Essas informações também devem ser removidas das Propriedades do Documento.

No ato da submissão do artigo, TODOS os autores deverão ser cadastrados no sistema da TVA, na condição de autores. Os autores devem ser inseridos no campo Contribuidores, na sequência de autor principal e coautores, informando todos os dados de identificação: nome, titulação, instituição de filiação, cidade/estado/país, Orcid, e mini currículo dos autores. 

Não será aceita a inclusão de um autor após o artigo ser aceito no processo de submissão.

Para garantir o sigilo no processo de avaliação, na versão de submissão não deverá conter nenhuma forma de identificação de autoria do artigo, seja dos autores, instituição, departamento ou projeto de pesquisa. Não sendo observado essa condição, o artigo poderá ser retirado do processo de avaliação, a critério do Editor. 

Caso necessário, os comprovantes de que o artigo passou por avaliação de um Comitê de Ética deve ser incluído como anexo na submissão. Essa condição deve ser registrada no artigo na parte de metodologia.

Verificar se as citações abreviadas no corpo do texto (autor, ano da publicação e, quando for o caso, página) estão completas nas referências ao final do texto, e de acordo com as normas da American Psychological Association APA (vigente).

Artigos em inglês ou espanhol, os autores, caso não sejam nativos, deverão apresentar uma declaração comprovando as credenciais do tradutor.

 

 

Formato de Envio dos Artigos

 

Os artigos para submissão deverão ser formatados contemplando as seguintes partes e componentes. 

  • Título (em português, inglês e espanhol) 
  • Resumo (em português, inglês e espanhol) 
  • Palavras-chave (em português, inglês e espanhol) 
  • Introdução (contendo contexto, problema, objetivo e justificativa) 
  • Revisão bibliográfica/Fundamentação teórica/Estado da arte
  • Metodologia (tipologia e procedimentos) 
  • Resultados/Discussões
  • Considerações finais (contribuições, limitações e recomendações para novas pesquisas) e, 
  • Referências das fontes citadas (não numerada). 

Estes tópicos devem estar claramente destacados/especificados ao longo do texto. Os subtítulos, quando existirem, devem ser concisos e claramente indicados.

Resumo/Abstract/Resumen devem contar com no máximo 200 palavras, ressaltando objetivos, metodologia e síntese dos resultados e contribuições.

Palavras-chave/Key-words/Palabras clave, no mínimo três, devendo refletir as ideias elementares do texto, além de empregar descritores usuais na área do turismo e afins.

Notas explicativas, quando necessárias, devem ser incluídas no texto do artigo. 

Notas de Rodapé e Notas de Fim de Texto, não são aceitas. Caso sejam necessárias, incluí-las no texto do artigo.

As citações presentes no corpo do trabalho e as referências correspondentes devem estar de acordo com as normas da American Psychological Association (APA) vigente.

Tabelas, gráficos e quadros (em formato editável, ou seja, elaboradas a partir do próprio Word) deverão ser enumerados e inseridos no espaço a eles destinado, conterem títulos e suas respectivas fontes.

As figuras (em extensão jpeg ou png – a partir de 300 dpi) devem estar incluídas no arquivo Word e serem enviadas separadamente (anexadas durante a submissão do artigo como documento suplementar). 

As Tabelas, gráficos, quadros e figuras podem ser enviados em formato colorido.

Se forem utilizadas fotografias com pessoas, deve-se utilizar um filtro no rosto das pessoas para que não sejam identificadas. Caso necessário, as pessoas devem emitir uma comunicação com a permissão formal para publicação e uso.

Na versão final do artigo para publicação deverá conter, na última página, a informação de contribuição individual de cada autor na construção do mesmo. De preferência, deve ser utilizada a estrutura de taxonomia do CREDiT.

 

Configurações elementares de estrutura de artigos:

Fonte: Arial/Calibri, 14 (título do artigo), 12 (texto), 10 (citações recuadas).

Espaço entre linhas: 1,5.

Margens: 3 cm (superior e esquerda); 2 cm (inferior e direita).

Folha: A4.

Editor de texto: Word Windows 6.0 ou posterior.

Parágrafo: espaçamento posterior e anterior: 0 ponto.

Alinhamento: justificado.

Quantidade de páginas: mínimo 18 e no máximo 25 páginas.

Utilize o Template de Submissão para a formatação do artigo.

 

Ativos Digitais

  • Tabelas, figuras, gravuras, ilustrações, gráficos e desenhos devem ser inseridos no texto. Imagens digitalizadas devem ser apresentadas com resolução de no mínimo 300 dpi reais (não interpolados).
  • Materiais provenientes de câmeras digitais devem ter no mínimo 3 megapixels de resolução óptica sem compressão (módulo high definition).
  • Todas as imagens devem ser devidamente numeradas e acompanhadas de títulos, legendas e indicação de fonte.
  • A nomenclatura para este tipo de material deve ser figura com a numeração progressiva separando-se por ponto. Deve ser colocada abaixo da figura, a legenda da fonte. 
  • As Tabelas devem ser acompanhadas de título que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto, colocado sempre acima. As tabelas são dinâmicas, apresentando dados estatísticos e outros. Indicar a fonte abaixo da tabela.
  • Os Quadros são utilizados para apresentar dados estáticos, por exemplo: constructos utilizados, quadro de funcionários doa hotel, e outros. Devem conter título e a fonte. 

 

Citações e Referências

A TVA utiliza obrigatoriamente as normas APA - American Psychological Association (vigente) para a citação de fontes e referências bibliográficas

Exemplos: 

Livro:

Bardin, I. (1994). Análise de conteúdo. Edições Setenta.

Artigo de periódico:

Castro, G. H.; López, T. L. S. & Rodríguez M. J. P. (2021). Perspectivas del Turismo Rural Comunitario en Áreas Protegidas: Una revisión bibliográfica 2010-2020. Revista Boletín Redipe, 10 (12): 318-331. https://doi.org/10.36260/rbr.v10i12.1591

Lei/Decreto:

Brasil. (2007). Decreto n. 6.040, de 7 de fevereiro de 2007. Institui a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. Brasília: Diário Oficial da União.

Capítulo de livro:

Ceballos–Lascuráin, H. (2002). Introdução: o ecoturismo como fenômeno mundial. In: Lindberg, K. & Hawkins, D. E. (Orgs.). Ecoturismo: um guia para planejamento e gestão (pp.23-29). Ed. Senac.

Para outras referências consulte as normas APA vigente.

 

Documentos Suplementares 

Template de Submissão.

Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta

Termo de Originalidade

Declaração sobre Conflito de Interesses

 

 

Declaração de Financiamento

 

Os autores devem informar na submissão se teve algum apoio de financeiro para a construção do artigo, e colocar no corpo do documento aprovado para publicação, em forma de agradecimento, o nome do órgão ou instituição de apoio, por exemplo: CNPq, Capes, Fapesc, outros.

 

 

Informações Adicionais

 

Notificação do resultado da submissão: Os autores serão notificados sobre o processo de submissão, avaliação, aceitação para publicação e rejeição através de comunicação do sistema, que utiliza o e-mail cadastrado pelo autor responsável pela submissão. 

Todas as comunicações entre autores – periódico – pareceristas devem ser feitas e registradas no sistema da TVA, campo “Discussão da avaliação”.

No caso de solicitação de correções e ajustes, o autor responsável pela submissão, receberá as orientações em formulário próprio do sistema, e devem ser atendidas no prazo estabelecido. 

O não atendimento dos prazos, o artigo poderá ser retirado do processo e deverá ser feito uma nova submissão pelos autores, a critério do editor.

Responsabilidade: Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores. O conteúdo dos artigos assinados não reflete a opinião da TVA.

 

 

Contato

 

Universidade do Vale do Itajaí

Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300

Balneário Camboriú, SC – Brasil

Tel.: (47) 3261-1315

E-mail: revistaturismo@univali.br

 

 


 

Universidade do Vale do Itajaí Quinta Avenida, 1100, bloco 7, CEP: 88337-300, Balneário Camboriú, SC - Brasil, Tel.: (47)3261-1315 - Balneário Camboriú - SC - Brazil
E-mail: revistaturismo@univali.br