Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 08/03/2023)

Sobre o periódico

 

Informações básicas

 

Topoi. Revista de História, publicação quadrimestral do Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem como objetivo central – desde seu primeiro número, em 2001 – estimular os debates acadêmicos através de artigos, entrevistas, resenhas e ensaios de crítica histórica. Trazendo ao público resultados de pesquisas e reflexões em torno de campos disciplinares, períodos e temas históricos diversos, Topoi. Revista de História mantém sua vocação de pólo divulgador da produção historiográfica brasileira contemporânea.  A partir de seu décimo sétimo número, em dezembro de 2008, Topoi. Revista de História, anteriormente impressa pela Editora 7Letras, passou a apresentar-se exclusivamente como revista eletrônica, baseada nos princípios do livre acesso.

O título abreviado do periódico é Topoi (Rio J.), a ser empregado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.
 

 

Fontes de indexação

 
  • Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal (Latindex).
  • Portal para periódicos de livre acesso na Internet / Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (LiVre!).
  • Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (CLASE)
  • Periódicos Capes
  • Sumários de Revistas Brasileiras
  • Directory of Open Access Journal (DOAJ)
  • SciELO
 

 

Propriedade intelectual

 

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.

 

 

Patrocinadores

 

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

 

 

 

 

 


 

Corpo Editorial

 

Editor

 
  • Silvia Liebel  - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto de História (IH), Rio de Janeiro (RJ), Brasil, liebel.seiziemiste@gmail.com
 

 

Comitê Editorial

 
  • Hanna Sonkajarvi - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Faculdade Nacional de Direito (FND), Rio de Janeiro (RJ), Brasil, hannasonkajarvi@direito.ufrj.br.
  • José Augusto Pádua - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto de História (IH), Rio de Janeiro (RJ), Brasil, jpadua@terra.com.br.
  • Luiza Larangeira da Silva Mello - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto de História (IH), Rio de Janeiro (RJ), Brasil, luizalarangeira34@gmail.com.
  • Marieta de Moraes Ferreira - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto de História (IH), Rio de Janeiro (RJ), Brasil, Marieta.Moraes@fgv.br.
  • Paulo Fontes - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto de História (IH), Rio de Janeiro (RJ), Brasil, pfomtes@mandic.com.br.
  • Vinicius Liebel - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto de História (IH), Rio de Janeiro (RJ), Brasil, vini.liebel@gmail.com .
 

 

Conselho Editorial

 
  • Alberto da Costa e Silva - Academia Brasileira de Letras (ABL); Ministério das Relações Exteriores/Itamaraty, Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Andrea Daher - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Instituto de História (IH), Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Caio Boschi - Pontifícia Universidade Católica (PUC-Minas), Departamento de História, Belo Horizonte (MG), Brasil.
  • Eduardo Viveiros de Castro - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS), Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Evaldo Cabral de Mello - Ministério das Relações Exteriores/Itamaraty, Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Francisco Bethencourt - King’s College London, Department of History, Londres, Inglaterra.
  • Francisco José Calazans Falcon - Universidade Salgado de Oliveira (Universo), Programa de Pós-graduação em História, São Gonçalo (RJ), Brasil.
  • Ilmar Rohloff de Mattos - Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio), Departamento de História, Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Jacques Revel - École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS)/Centre de Recherches Historiques (CRH), Paris, França.
  • João Adolfo Hansen - Universidade de São Paulo (USP), Departamento de Letras, São Paulo (SP), Brasil.
  • João José Reis - Universidade Federal da Bahia (UFBA), Departamento de História, Salvador (BA), Brasil.
  • José Carlos Chiaramonte - Universidad de Buenos Aires (UBA)/Instituto Ravignani, Buenos Aires, Argentina.
  • Maria Helena Pereira Toledo Machado - Universidade de São Paulo (USP), Departamento de História, São Paulo (SP), Brasil.
  • Maria Stella Martins Bresciani - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Departamento de História, Campinas (SP), Brasil.
  • Peter Burke - University of Cambridge, Emmanuel College, Cambridge, Inglaterra.
  • Renato Janine Ribeiro - Universidade de São Paulo (USP), Departamento de Filosofia, São Paulo (SP), Brasil.
  • Ronaldo Vainfas - Universidade Federal Fluminense (UFF), Departamento de História, Niterói (RJ), Brasil.
  • Silvia Hunold Lara - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Departamento de História, Campinas (SP), Brasil.
  • Silvia Regina Ferraz Petersen - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Departamento de História, Porto Alegre (RS), Brasil.
  • Stuart B. Schwartz - Yale University, Department of History, New Haven, Connecticut, Estados Unidos da América.
 

 

Produção editorial

 

Revisão
Agnes Rissardo (a partir de 2019)
Clarice Cintra (de partir de 2014 a 2019)
Daniel Dutra (desde 2018 a 2020)
Jhoanna Prada Merchán (desde 2017)
Luciana Inhan.
Ronald Polito (de 2011 a 2014)

Composição
Editora 7Letras (de 2000 a 2008, para a versão impressa de Topoi).

Arte Final
Riocom Design, para a versão eletrônica, a partir de julho de 2008 a 2020.

 

 


 

Instruções aos autores

 

Escopo e política

 

Dirigida, sobretudo ao público acadêmico dos campos disciplinares que constituem as Ciências Sociais e Humanas, Topoi. Revista de História publica artigos, ensaios, entrevistas, debates, traduções e resenhas críticas, inéditos, na área de História e recebe colaborações em fluxo contínuo através do endereço eletrônico topoi@revistatopoi.org.

A submissão de artigos está sujeita à aprovação prévia do Comitê Editorial da revista, após o que são avaliados por dois pareceristas externos anônimos, no sistema de revisão por pares, duplo-cego. Caso haja divergência entre eles, o trabalho é enviado a um terceiro consultor. No caso de identificação de conflito de interesses por parte dos revisores, o Comitê Editorial encaminhará o manuscrito a outro revisor ad hoc. A aceitação final depende de recomendação dos pareceristas, da efetivação, pelo(s) autor(es), das alterações necessárias e da aprovação final pelo Comitê Editorial.

Resenhas, ensaios são de responsabilidade dos editores, dispensando o uso de pareceristas. Da mesma forma, traduções de textos já publicados em outras revistas dependem exclusivamente da aprovação do Comitê Editorial.

Os autores devem informar qualquer potencial conflito de interesse, incluindo interesses políticos e/ou financeiros associados à pesquisa. Sempre que for o caso, os autores devem mencionar, na primeira nota, a instituição, ou agência de fomento, que financiou a pesquisa da qual resultou o trabalho.

O comitê editorial da Topoi utiliza ferramentas on line para detecção de plágio, como Plagium, Turnitin, Plagiarism e Ithenticate.

 

 

Forma e preparação de manuscritos

 

Recomenda-se que os autores, antes de submeterem seus trabalhos, verifiquem se estão contemplados todos os itens listados a seguir, uma vez que não serão avaliados os que não seguirem estritamente os padrões editoriais da revista.

1) Artigo, ou ensaio, entre 40 mil e 60 mil caracteres com espaço, incluindo notas de rodapé com referências bibliográficas completas.

2) Resenha crítica, entre 10 mil e 18 mil caracteres com espaço, de obras que tenham sido publicadas, no máximo, há dois anos no Brasil (ou quatro anos para publicações internacionais), ou de títulos esgotados e com reedição recente. Respeitando a abordagem histórica, também podem ser submetidas resenhas acerca de outras expressões da cultura, tais como filmes, exposições, peças teatrais etc.

3) Tradução, entre 40 mil e 70 mil caracteres com espaço, incluindo notas de rodapé com referências bibliográficas completas. A submissão de tradução deverá vir acompanhada da autorização do autor do texto original.

4) Exceto nos casos de tradução, a contribuição deve ser original e inédita, não estar sendo avaliada por outra publicação e não ter indicação de autoria. A Comissão Editorial reserva-se o direito de investigar a ocorrência casos de dupla submissão ou plágio para artigos submetidos. Manuscritos podem incluir material publicado anteriormente pelo(s) autor(es), desde que este esteja claramente indicado, com referência completa, e que o artigo submetido traga significativa contribuição inédita.

5) As submissões devem ser enviadas em arquivos no formato Microsoft Word, OpenDocument, ou RTF. Se contiverem imagens fotográficas, ilustrações, tabelas e/ou gráficos, devem estar inseridos no corpo do texto. As tabelas e os gráficos são numerados consecutivamente com algarismos arábicos e encabeçados por título, com as fontes devidamente mencionadas. As imagens, em formato JPG, têm legendas iniciadas pelo termo Figura e numeradas consecutivamente em algarismos arábicos, com as fontes devidamente mencionadas. Exclua do arquivo todas as informações que possam identificar a autoria do trabalho.

6) Em arquivo separado, no mesmo formato acima, devem constar os dados pessoais do(s) autor(es) (nome completo, endereço, telefone, e-mail) e currículo resumido: titulação, vínculo institucional, cargo, publicações mais recentes (três menções, no máximo).

7) As seções de um artigo, ou ensaio, pela ordem, são as seguintes: título, resumo, palavras-chave, abstract e keywords, texto, e referências bibliográficas. O resumo deve ser em um único parágrafo com, no máximo, 10 linhas (700 a 1.050 caracteres com espaço), acompanhado de cinco palavras-chave. Em seguida, abstract e keywords, seguindo as mesmas especificações. Topoi usa notas de rodapé, completas, numeradas consecutivamente em algarismos arábicos.

8) Artigos e ensaios são encabeçados, na primeira página, pelo título em português e em inglês, em fonte em negrito Times New Roman 12, centralizado; maiúscula apenas no início do título (ou se, nele, houver substantivo próprio). Resenhas devem ter título (em português e inglês), seguido pela referência bibliográfica completa da obra analisada. Resenhas não contêm resumo, abstract, palavras-chave, keywords, nem referências bibliográficas, mas podem ter notas de rodapé, quando imprescindível.

9) Os subtítulos das seções em que o artigo, ou ensaio, pode ser dividido devem vir em negrito e com maiúscula apenas no início (ou, se nele houver, substantivo próprio). Uma linha de espaço entre o parágrafo anterior e o subtítulo, e nenhum espaço entre este e o início do parágrafo seguinte, devem ser observados.

10) Os trabalhos são digitados em fonte normal Times New Roman 12; alinhamento justificado; tabulação padrão (1,25cm) no início dos parágrafos; espaço entre linhas 1,5 (não usar nenhum tipo de espaçamento "Antes" e "Depois", nem entrelinhas "Múltiplos" ou de qualquer outro tipo que não seja o especificado aqui); página tamanho A4; margens superior e inferior, direita e esquerda, 2,5 cm.

11) Citações com mais de três linhas são destacadas do texto, sem aspas, compondo parágrafo com recuo de 1,5 cm na margem esquerda, fonte normal Times New Roman, 11, espaço entre linhas simples. Citações com menos de três linhas são incluídas no corpo do texto, entre aspas, em fonte normal. O uso de itálico deve ficar restrito a palavras e trechos em língua estrangeira.

12) Citações em língua estrangeira aparecem traduzidas; o original constará de nota, com a informação sobre a autoria da tradução.

13) As notas aparecem ao fim de cada página, em fonte normal Times New Roman, tamanho 10, espaço entre linhas simples, justificadas, podendo ser de caráter explicativo ou conter referências bibliográficas (o padrão editorial da revista não contempla o sistema autor-data, no corpo de texto). As referências bibliográficas devem ser listadas também ao fim do texto.

14) As referências bibliográficas, nas notas de rodapé, devem estar de acordo com as normas da ABNT. Ver exemplos abaixo:

Livros
BARTH, Fredrik. Process and form in social life. Londres: Routledge & Kegan Paul, 1981.

BROCA, Brito. A vida literária no Brasil: 1900. 4. ed. Rio de Janeiro: José Olympio; Academia Brasileira de Letras, 2004.

Capítulo de livro
CASSIRER, Ernst. A linguagem. Introdução e exposição do problema. In: ________. A filosofia das formas simbólicas. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 9-74.

Coletânea
CARDOSO, Ciro Flamarion; MALERBA, Jurandir (Org.). Representações: contribuições a um debate transdisciplinar. Campinas: Papirus, 2000.

Artigo de coletânea
HANSEN, João Adolfo. Para uma história dos conceitos das letras coloniais luso-brasileiras dos séculos XVI, XVII e XVIII. In: FERES JÚNIOR, João; JASMIN, Marcelo (Org.). História dos conceitos: diálogos transatlânticos. Rio de Janeiro: PUC-Rio; Edições Loyola; IUPERJ, 2007. p. 253-266.

Artigos de periódicos
LIMA, Luiz Costa. Perguntar-se pela escrita da história. Varia Historia, Belo Horizonte, v. 22, n. 36, p. 395-423, jul./dez. 2006.

PALTI, Elias José. É possível pensar a história em uma era pós-subjetiva? Topoi. Revista de História, Rio de Janeiro, v. 11, n. 20, p. 4-14, jan./jun. 2010. Disponível em: <www.revistatopoi.org>. Acesso em: 20 set. 2010.

Artigo de publicação relativa a reunião científica
LOURENÇO, Eduardo. Dois fins de século. In: ENCONTRO DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS DE LITERATURA PORTUGUESA, XIII, 1990, Rio de Janeiro. Atas... Rio de Janeiro: Lynx, 1992. p. 32-40.

Artigo de reunião científica publicado em anais eletrônicos
ARAÚJO, Rodrigo Cardoso Soares de. O polêmico Corsário, um pasquim da Corte Imperial (1880-1883). In: SEMINÁRIO DIMENSÕES DA POLÍTICA NA HISTÓRIA: ESTADO, NAÇÃO, IMPÉRIO, I, 2007, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: Clio Edições, 2007. p. 500-513 (Anais eletrônicos).

Tese acadêmica
AZEVEDO, Francisca Lucia Nogueira de. Carlota Joaquina, Infanta de Espanha e Princesa do Brasil (1808-1814). Tese (Doutorado em História Social) – Programa de Pós-graduação em História Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1997.

Artigo de jornal
GLEISER, Marcelo. Newton, Einstein e Deus. Folha de S.Paulo, 13 jun. 2010. Ilustrada, p. A23.

15) Anexos e/ou apêndices serão incluídos somente quando imprescindíveis à compreensão do texto.

16) Todos os trabalhos em português deverão ser apresentados após revisão gramatical e ortográfica (de acordo com o estabelecido no Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa). A Topoi. Revista de História também publica artigos em inglês ou espanhol.

17) Serão aceitos originais em espanhol, francês e inglês, e submetidos então ao mesmo processo de avaliação por pares. A publicação, após aprovado o artigo, pode depender das possibilidades de tradução.

18) O envio de originais implica a cessão de direitos autorais e de publicação para Topoi. Revista de História. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.

 

 

Envio de manuscritos

 

Topoi. Revista de História publica artigos, ensaios, entrevistas, debates, traduções e resenhas críticas, inéditos, na área de História, e recebe colaborações em fluxo contínuo através deste website.

Não há taxas para submissão e avaliação de artigos.

 

 


 

Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro Largo de São Francisco de Paula, n. 1., CEP 20051-070, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel.: (55 21) 2252-8033 R.202, Fax: (55 21) 2221-0341 R.202 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: topoi@revistatopoi.org