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(Atualizado: 03/01/2024)

Sobre o periódico

 

Informações básicas

 

Texto Livre (ISSN: 1983-3652) é um periódico de publicação contínua, de acesso aberto online, mantido pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil) desde 2008. Ele publica artigos científicos, relatos de experiência, ensaios, resenhas, entrevistas e dossiês, com avaliação por pares, que abordem a multi/pluri/inter/transdisciplinaridade nas linhas de linguística, semiótica, educação, comunicação, tecnologias da informação e computação, tradução, robótica e cultura livre relacionadas às tecnologias. Tem como missão fomentar a produção científica nessas linhas, permitindo a pesquisadores do Brasil e do exterior divulgarem suas pesquisas e contribuírem para o debate e o progresso científico na área. São temas correlatos de interesse desse periódico: ensino de línguas mediado por tecnologias, comunicação nas mídias, uso de tecnologias no ensino-aprendizagem, recursos educacionais abertos, cultura livre, inclusão digital, letramento digital, impacto das tecnologias na tradução, divulgação em software livre e outros temas que trazem relação com as tecnologias. A revista aceita textos em português, espanhol, inglês e francês. A Texto Livre destina-se aos pesquisadores e a uma audiência não acadêmica interessada nos temas da revista.

O periódico também é conhecido como Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, mas adotamos a abreviação Texto Livre (nome oficial pelo ISSN) nas bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Informação complementar:

Atualmente, o endereço da revista é: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/

Anteriormente, ela tinha outro endereço: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/

 

 

Fontes de indexação

   

 

Propiedade intelectual

  Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Creative Commons Attribution BY  

 

Patrocinadores

 

A publicação recebe financiamento de:

 

 


 

Corpo Editorial

 

Editores-chefes

 

 

 

Editores de seção

 
  • Carolina Pereira Barcellos, Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Brasília, DF, Brasil. LATTES, ORCID, E-mail: cpbarcellos@gmail.com
  • Hugo Heredia Ponce, Departamento de Didáctica de la Lengua y la Literatura de Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad de Cádiz, Cádiz, Espanha. ORCID, E-mail: hugo.heredia@uca.es
  • Leonardo Carneiro de Araújo, Universidade Federal de São João Del-Rei, Engenharia de Telecomunicações, Departamento de Tecnologia em Engenharia Civil, Computação, Telemática, Automação e Humanidades, São João Del Rey, MG, Brasil. LATTES, ORCID, E-mail: leolca@gmail.com
  • Bárbara Amaral da Silva, University of Windsor, Windsor, Canadá / Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil. LATTES, ORCID, E-mail: barbara.amaral87@gmail.com
  • Fernando da Costa Barbosa, Universidade Federal de Catalão, Instituto de Matemática e Tecnologia, Catalão, GO, Brasil. LATTES, ORCID, E-mail: fcbarbosa@ufcat.edu.br
  • Henrique Oliveira da Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil. LATTES, ORCID, E-mail: agaosilva@gmail.com
  • Ana Beatriz Gomes Pimenta de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, Recife, PE, Brasil. LATTES, ORCID, E-mail: anabeatrizgpc@gmail.com
  • Rodrigo Nascimento Queiroz, Universidade Federal de Rondônia, Campus Porto Velho, Porto Velho-RO, Brasil ORCID, LATTES E-mail: rodrigoqrz1@gmail.com

 

 

Comissão editorial

 

Conselho Científico:

Internacional

  • Isabel Cruz Lousada, Universidade NOVA de Lisboa, Lisboa, Portugal. ORCID
  • Sara Mandiá Rubal, Universidade de Santiago de Compostela, Santiago de Compostela, Espanha. ORCID
  • María Ángeles Chaparro Domínguez, Universidad Complutense de Madrid, Madrid, Espanha. ORCID
  • Filipe Montargil, Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa, Portugal. ORCID
  • Sandra Miranda, Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa, Portugal. ORCID
  • Nuno Duarte Martins, Escola Superior de Design, Instituto Politécnico do Cávado e Ave, Barcelos, Portugal. ORCID
  • Gabriele Salciute Civiliene, King's College London, Londres, Reino Unido. ORCID
  • Ricardo Guerreiro, Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal. ORCID
  • Vanda Maria Sousa, Escola Superior de Comunicação - Instituto Politécnico de Lisboa Investigadora integrada no CISC-NOVA da FCSH da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal. ORCID
  • Olga Roussinova, National Research University Higher School of Economics (HSE), Moscou, Russia. ORCID
  • Michael May, Department of Science Education, University of Copenhagen, Copenhague, Dinamarca. ORCID
  • Fátima Faya Cerqueiro, Universidade de Santiago de Compostela, Santiago de Compostela, Espanha. ORCID
  • Gilles Bernard, Université Paris-8, Paris, França. ORCID
  • Alejandra Birgin, Universidad de Buenos Aires, Bueno Aires, Argentina. ORCID
  • Anne Hénault, Université de Paris Sorbonne (Paris IV), Paris, França. SITE
  • Isabel Marcos, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal. ORCID
  • Maria Giulia Dondero, Université de Liège FNRS/FRS, Liège, Bélgica. ORCID
  • Carina Lion, Universidad de Buenos Aires, Buenos Aires, Argentina. ORCID
  • Rebeca Soler Costa, Faculty of Education, University of Zaragoza, Saragoça, Espanha. ORCID
  • Hugo Heredia Ponce, Departamento de Didáctica de la Lengua y la Literatura de Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad de Cádiz, Cádiz, Espanha. ORCID
  • José María Romero Rodríguez, Universidade de Granada, Granada, Espanha. ORCID
  • Javier Gil-Quintana, Universidad Nacional de Educación a Distancia, Madri, Espanha. ORCID
  • Omar Mar Cornelio, Universidad de las Ciencias Informática, La Habana, Cuba. ORCID
  • Jesús López Belmonte, Universidad de Granada, Granada, Espanha. ORCID
  • Lidia Mañoso-Pacheco, Universidad Autónoma de Madrid, Madrid, Espanha. ORCID
  • Sonia Casillas Martín, Universidad de Salamanca, Salamanca, Espanha. ORCID
  • Maricela López-Ornelas, Universidad Autónoma de Baja California, Baja Califórnia, México. ORCID
  • Antonio José Moreno Guerrero, Universidad de Granada, Granada, Espanha. ORCID
  • Olena Balalaieva, National University of Life and Environmental Sciences of Ukraine, Kiev, Ucrânia. ORCID
  • Manuel Francisco Romero Oliva, Universidad de Cádiz, Cádiz, Espanha. ORCID
  • José Manuel Muñoz Rodríguez, Universidad de Salamanca, Salamanca, Espanha. ORCID
  • Margarita González Sánchez, Universidad de Salamanca, Salamanca, Espanha. ORCID
  • Carla Amorós Negre, Universidad de Salamanca, Salamanca, Espanha. ORCID
  • Vanesa Álvarez-Rosa, Universidad de Salamanca, Salamanca, Espanha. ORCID
  • Germán Alejandro Miranda Díaz, Universidad Nacional Autónoma de México, Cidade do México, México. ORCID
  • Antonio Víctor Martín, Universidad de Salamanca, Salamanca, Espanha. ORCID
  • Ascensión Palomares Ruiz, Universidad de Castilla-La Mancha, Ciudad Real, Espanha. ORCID
  • Antonio Cebrián Martínez, Universidad de Castilla-La Mancha, Ciudad Real, Espanha. ORCID
  • Eva Álvarez Ramos, Universidad de Valladolid, Espanha. ORCID
  • Ester Trigo Ibanez, Universidad de Cádiz, Valladolid, Espanha. ORCID
  • Wafa Bedjaoui, Université Alger 2, Argélia, África. ORCID
  • Giulia Nalesso, Dipartimento di Studi Linguistici e Letterari dell'Università degli studi di Padova, Pádua, Itália. ORCID
  • Rosa María Jiménez Catalán, Facultad de Letras y Educación de la Universidad de la Rioja, Logroño, Espanha. ORCID
  • José Antonio Marín Marín, Universidad de Granada, Granada, Espanha. ORCID
  • Rebeca Soler Costa, Universidad de Zaragoza, Saragoça, Espanha. ORCID
  • Gerardo Gómez García, Universidad Tecnológica de México, Cidade do México, México. ORCID
  •  Juan Miguel Fernández Campoy, Universidad de Almería, Almeria, Espanha. ORCID
  • Carmen Rodríguez Jiménez, Universidad de Granada, Granada, Espanha. ORCID
  • Magdalena Ramos Navas-Parejo, Universidad de Granada, Granada, Espanha. ORCID
  • Karla María Díaz López, Centro de Enseñanza Técnica y Superior, Baja Califórnia, México. ORCID
  • Verónica Marín Díaz, Universidad San Francisco de Quito, Quito, Equador. ORCID
  • María Pilar Cáceres Reche, Universidade de Granada, Granada, Espanha. ORCID
  • Emilio Lopez-Parra, Universidad de Castilla-La Mancha, Ciudad Real, Espanha. ORCID
  • Tiago Lima Quintanilha, CIES-IUL - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (ESPP), ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa, Portugal. ORCID
  • María del Mar Sánchez Ramos, Universidad de Alcalá: Alcalá de Henares, Alcalá de Henares, Espanha. ORCID
  • Javier Herrero Gutiérrez, Universidad de Salamanca, Salamanca, Castilla y León, Espanha. ORCID
  • Amin Amirdabbaghian, Universiti Sains Malaysia, School of Languages, Literacies and Translation, Penang, Malaysia. ORCID

Nacional

Sudeste

  • Marileide Dias Esqueda, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, Brasil. LATTES, ORCID
  • Acir Mário Karwoski, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil. LATTES, ORCID
  • Iza Terezinha Gonçalves Quelhas, Faculdade de Formação de Professores, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, São Gonçalo, RJ, Brasil. LATTES, ORCID
  • Romilda Mochiuti, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil. LATTES, ORCID
  • Ivan Luiz Marques Ricarte, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil LATTES, ORCID
  • Danilo Rodrigues César, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil. LATTES, ORCID
  • Regina Souza Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. LATTES, ORCID
  • Ana Elisa Ribeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil. LATTES, ORCID
  • Carla Viana Coscarelli, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil. LATTES, ORCID
  • Diana Luz Pessoa de Barros, Universidade de São Paulo/Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP, Brasil. LATTES, ORCID
  • Glaucia Muniz Proença de Lara, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil. LATTES, ORCID
  • Ivã Carlos Lopes, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. LATTES, ORCID
  • Jean Cristtus Portela, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Araraquara, SP, Brasil. LATTES, ORCID
  • José Luiz Fiorin, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. LATTES,  ORCID
  • Lucia Teixeira de Siqueira e Oliveira, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil. LATTES, ORCID
  • Luiz Tatit, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. LATTES, ORCID
  • Marcelo E. K. Buzato, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil. LATTES, ORCID
  • Marcos Ribeiro Pereira-Barretto, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. LATTES, ORCID
  • Reinildes Dias, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil. LATTES, ORCID
  • Renata Mancini, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil. LATTES, ORCID
  • Vera Menezes de Oliveira Paiva, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil. LATTES, ORCID
  • Waldir Beividas, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. LATTES, ORCID
  • Ronaldo Corrêa Gomes Junior, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil. LATTES, ORCID
  • Ivanete Bernardino Soares, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG, Brasil. LATTES, ORCID
  • Karina Luiza Freitas Assunção, Instituto Federal de São Paulo - IFSP, Matão, São Paulo, SP, Brasil. LATTES, ORCID
  • Pedro Donizete Colombo Junior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil. LATTESORCID
  • Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG, Brasil. LATTES, ORCID
  • Ana Elisa Costa Novais, Instituto Federal Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil. LATTES, ORCID
  • Janayna Maria da Rocha Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil. LATTES, ORCID
  • Dayse Garcia Miranda, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG, Brasil. LATTES, ORCID
  • Alexsandro Rodrigues Meireles, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil. LATTES, ORCID
  • Carlos Henrique Silva de Castro, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantinas, MG, Brasil. LATTES, ORCID
  • Clarice Lage Gualberto, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil. LATTES, ORCID
  • Eliane Soares de Lima, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil. LATTES, ORCID
  • Mariana Luz Pessoa de Barros, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, Brasil. LATTES, ORCID
  • Paula Martins de Souza, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. LATTES, ORCID
  • Francis Arthuso Paiva, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil. LATTES, ORCID

Norte

  • Cícero da Silva, Universidade Federal do Tocantins, Tocantinópolis, TO, Brasil. LATTES, ORCID
  • Deive Barbosa Alves, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO, Brasil. LATTES, ORCID
  • Luiza Helena Oliveira da Silva, Universidade Federal do Tocantins, Palmas, TO, Brasil. LATTES, ORCID
  • Kyldes Batista Vicente, Universidade Estadual do Tocantins, Palmas, TO, Brasil. LATTES, ORCID
  • Rodrigo Nascimento Queiroz, Universidade Federal de Rondônia, Campus Porto Velho, Porto Velho, RO, Brasil. LATTES, ORCID
  • Queila Barbosa Lopes, Universidade Federal do Acre, Cruzeiro do Sul, AC, Brasil. LATTES, ORCID
  • Michele Calil dos Santos Alves, Universidade Federal do Acre, Cruzeiro do Sul, AC, Brasil. LATTES, ORCID

Sul

  • Daniel Nehme Muller, Conexum Sistemas Computacionais Inteligentes Ltda. Faculdade Monteiro Lobato Escola Técnica Santo Inácio, Porto Alegre, RS, Brasil. LATTES, ORCID
  • Vilson Jose Leffa, Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil. LATTES, ORCID
  • Lucas Visentini, Universidade Federal de Santa Maria, Instituto Federal Farroupilha, Santa Maria, RS, Brasil. LATTES, ORCID
  • Fabiano Tadeu Grazioli, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim, Erechim, RS, Brasil. LATTES, ORCID
  • Jorgelina Tallei, Universidade Federal de Integração da América Latina, Foz do Iguaçu, PR, Brasil. LATTES, ORCID
  • Jezuina Kohls Schwanz, Faculdades São Bráz, Curitiba, PR, Brasil. LATTES, ORCID
  • Laura Marcia Luiza Ferreira, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu, PR, Brasil. LATTES, ORCID
  • Lia Cristiane Lima Hallwass, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS, Brasil. LATTES, ORCID
  • Daniele da Rocha Schneider, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil. LATTES, ORCID
  • Luciana Maria Crestani, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, Brasil. LATTES, ORCID
  • Marcia Amaral Corrêa de Moraes, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, RS, Brasil. LATTES, ORCID
  • Paulo Francisco Slomp, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil. LATTES, ORCID
  • Alena Ciulla, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil. LATTES, ORCID

Nordeste

  • Thelma Panerai Panerai Alves, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil. LATTES, ORCID
  • Julio Cesar Araujo, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil LATTES, ORCID
  • Paulo Rogerio Stella, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, AL, Brasil LATTES, ORCID
  • Anderson Fernandes de Alencar, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE, Brasil. LATTES, ORCID
  • Ana Beatriz Gomes Pimenta de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil. LATTES, ORCID
  • Daniel Silva Pinheiro, Universidade Federal do Sul da Bahia, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências, Teixeira de Freitas, BA, Brasil. LATTES, ORCID
  • Daniele de Oliveira, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil LATTES, ORCID
  • Lynn Rosalina Gama Alves, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, BA, Brasil. LATTES, ORCID
  • Carolina Lindenberg Lemos, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil. LATTES, ORCID
  • Clebson Luiz de Brito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. LATTES, ORCID
  • Cleyton Fernandes, Universidade Federal do Cariri, Juazeiro do Norte, CE, Brasil. LATTES, ORCID
  • Oriana de Nadai Fulaneti, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil. LATTES, ORCID
  • Paulo Henrique Solto Maior Serrano, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil. LATTES, ORCID

Centro-oeste

  • Fernando da Costa Barbosa, Universidade Federal de Catalão, Catalão, GO, Brasil.LATTES, ORCID
  • Ormezinda Maria Ribeiro, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil. LATTES, ORCID
  • Valdir Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso , Cáceres, MT, Brasil. LATTES, ORCID
  • Marcos Rogério Martins Costa, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil. LATTES ORCID
  • Sueli Maria Ramos da Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, Brasil. LATTES, ORCID
  • Claudia Lucia Landgraf-Valerio, Instituto Federal Mato Grosso - Campus Cuiabá/Octayde Jorge da Silva, Cuiabá, MT, Brasil. LATTES, ORCID
  • Carolina Pereira Barcellos, Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil. LATTES, ORCID
 

 

Produção editorial

  

Editores de Texto/Text Editors

  • Alessandra Folha, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil. LATTES, ORCID
  • Agleice Marques Gama, Secretaria de Estado de Educação do Pará, Belém, PA, Brasil. LATTES, ORCID
  • Carmen Romero Claudio, Universidad de Cádiz, Cadiz, Andalucía, Espanha. ORCID
  • Janailton Mick Vitor da Silva, Instituto Federal Goiano - Campus Campos Belos, Campos Belos, GO, Brasil. LATTES, ORCID
  • Clarice Lage Gualberto, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil. LATTES, ORCID
  • Denise Alves Soares Veridiano, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil. LATTES, ORCID 
  • Vanessa Pastorini Felisberto, Universidade de São Paulo, São Paulo-SP, Brasil LATTES, ORCID
  • Amanda Nakata Mirage, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil LATTES, ORCID
  • Eva Sánchez Arjona, Universidad de Cádiz, Cadiz, Andalucía, Espanha ORCID
  • Blanca Florido Zarazaga, Universidad de Cádiz, Cadiz, Andalucía, Espanha ORCID
  • Roberto Saiz Pantoja, Universidad de Cádiz, Cadiz, Andalucía, Espanha ORCID
  • Salvador Gutiérrez Molero, Universidad de Cádiz, Cadiz, Andalucía, Espanha ORCID

Diagramadores/Diagrammers

  • Leonardo Carneiro de Araújo, Universidade Federal de São João Del-Rei, São João Del Rey, MG, Brasil.
  • Daniervelin Renata Marques Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.
  • Carolina Garcia de Aguilar, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

 

 


Instruções aos autores

 

Escopo e política

 

Texto Livre (ISSN: 1983-3652) é um periódico de publicação contínua, de acesso aberto online, mantido pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil) desde 2008. Ele publica artigos científicos, relatos de experiência, ensaios, resenhas, entrevistas e dossiês, com avaliação por pares, que abordem a multi/pluri/inter/transdisciplinaridade nas linhas de linguística, semiótica, educação, comunicação, tecnologias da informação e computação, tradução, robótica e cultura livre relacionadas às tecnologias. São temas correlatos de interesse desse periódico: ensino de línguas mediado por tecnologias, comunicação nas mídias, uso de tecnologias no ensino-aprendizagem, recursos educacionais abertos, cultura livre, inclusão digital, letramento digital, impacto das tecnologias na tradução, divulgação em software livre e outros temas que trazem relação com as tecnologias.

Linhas prioritárias de Publicação:

Linguagem e Tecnologia

Educação e Tecnologia

Comunicação e Tecnologia

Tradução e Tecnologia

Cultura livre

Robótica livre

Tecnologias da informação e comunicação

Texto Livre destina-se aos pesquisadores e a uma audiência não acadêmica interessada nos temas da revista.

Aceita textos em português, espanhol, inglês e francês.

Adota para o processo de avaliação por pares a avaliação dupla às cegas. Opta-se abertura de alguns dados, como a informação dos editores de seção e editor de layout, cujos nomes são publicados em cada artigo.

Periodicidade: publicação contínua (annual).

A Texto Livre incentiva a publicação de artigos pré-impressos em plataformas públicas, como Preprints, SciELO, Psyarxiv, entre outras, que podem ser acessadas aqui, para serem discutidas abertamente, antes de serem publicadas.

Ciência aberta

O movimento Ciência Aberta (Open Science) propõe diretrizes para a prática científica colaborativa, compartilhada e pública. Em consonância com as diretrizes de Ciência Aberta, o periódico Texto Livre adota uma série de práticas, como a política de acesso livre, o código de boas práticas para editores e o uso de redes sociais para divulgação de trabalhos publicados. Além disso, requer a indicação precisa do papel de cada um dos autores em artigos com múltipla autoria, incentiva o compartilhamento dos conjuntos de dados de análise, instrumentos, scripts de análise estatística, roteiros e materiais adicionais, disponibilizados em repositórios online abertos, como, por exemplo, Zenodo, Figshare e OSF, caso não possam ser publicados no próprio trabalho, e essa informação deve ser indicada no manuscrito. Em consequência, os artigos que comunicam pesquisas deverão indicar e referenciar a disponibilidade dos conteúdos subjacentes à elaboração da pesquisa e dos resultados obtidos.

O periódico Texto Livre incentiva publicação de artigos preprints em plataformas públicas, como Preprints, SciELO e Psyarxiv, para que, sendo o caso, sejam discutidos abertamente, antes de serem publicados.

A contribuição dos editores de seção é devidamente creditada no artigo publicado. Os avaliadores recebem declaração do parecer do manuscrito e podem ainda validar a atividade no Publons.

Direitos Autorais

O autor de manuscrito publicado no periódico Texto Livre detém os direitos autorais da publicação. A responsabilidade pelo conteúdo dos manuscritos é exclusiva dos autores.

Na publicação dos artigos constará a seguinte informação:

“Copyright© Ano da publicação Sobrenomes dos autores. Este é um artigo em acesso aberto distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.

Direitos autorais do conteúdo do site

O periódico Texto Livre adota a política de licenciamento de seu conteúdo pela Creative Commons sob a licença: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, o que permite aos seus usuários copiar, redistribuir, remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente.

 

 

Forma e preparação de manuscritos

 

1. Normas gerais
a) O periódico Texto Livre tem como foco publicações originais em área interdisciplinar entre linguagem, educação e tecnologias digitais e aceita submissões de textos inéditos (artigos, relatos de experiência, resenhas críticas e ensaios).

b) Cada autor pode submeter apenas um texto por número da revista e, tendo tido um texto publicado, só poderá voltar a submeter após o interstício de 3 números ou de 1 ano.

c) O texto não pode ser submetido a outra revista concomitantemente.

d) O texto é inédito (o programa anti-plágio Check For Plagiarism será utilizado pelo editor para verificação da originalidade do artigo). Textos completos já publicados em anais de eventos não são aceitos para publicação. Caso o artigo esteja publicado em repositório preprint, informar o identificador de acesso.

e) Serão aceitos textos em português, inglês, espanhol ou francês.

f) Os autores devem ter registro no ORCID (https://orcid.org/) e disponibilizar link de acesso no seu perfil.

g) Para textos com mais de um autor, todos os autores devem ser indicados na página de registro da submissão. Incluir, no sistema de submissão da revista, um documento de texto à parte com a indicação das seguintes informações para cada autor: instituição, faculdade e departamento, cidade, Estado e o país, iD ORCID e, em caso de mais de um autor, o(s) papel(éis) de cada autor na produção de artigo, de acordo com a taxonomia CRediT.

h) Indicamos, conforme a declaração Ciência Aberta, nesta página, que arquivos contendo dados da pesquisa (códigos, métodos e outros materiais utilizados e resultantes das pesquisas) sejam disponibilizados no próprio manuscrito ou em repositório online aberto, como, por exemplo, Zenodo, Figshare e OSF, e o link deve ser divulgado no trabalho. Para maximizar a acessibilidade e a reutilização do conjunto de dados, os autores devem optar por formatos de arquivos a partir dos quais os dados possam ser extraídos com eficiência (por exemplo, planilhas ao invés PDF para tabelas e dados tabulados).

i) Para assegurar boas práticas, não será permitido acréscimo ou mudança de autoria durante a etapa de avaliação ou após aceite do texto submetido. Clique aqui para acessar um tutorial de como inserir coautores.

j) No que se refere à autoria, a submissão deve estar em conformidade com o disposto na Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998: “Não se considera co-autor quem simplesmente auxiliou o autor na produção da obra literária, artística ou científica, revendo-a, atualizando-a, bem como fiscalizando ou dirigindo sua edição ou apresentação por qualquer meio” (Art. 15, § 1º). Dessa forma, o orientador da pesquisa deve aparecer em nota de rodapé, não como coautor.

l) O texto deverá vir devidamente revisado pelo autor. A comissão editorial reserva-se o direito de fazer nova revisão e de fazer as alterações necessárias. Textos que apresentem problemas de forma, estilo e/ou adequação aos padrões da revista serão rejeitados.

m) Todos os artigos recebem identificação Digital object identifier (DOI).

2. Formato

O periódico Texto Livre aceita submissões de arquivos em .odt ou .tex (formato do LaTeX). Caso não seja possível enviar o formato LaTeX pelo autor, o texto será convertido pelos editores da revista. Deve-se seguir a configuração:

Tipo de arquivo:

a) Formato Latex, extensão .TEX: o template da Texto Livre pode ser OBTIDO AQUI (o Link abre o site Overleaf® e apresenta o template - para usá-lo no Overleaf você precisará copiá-lo e abrir um projeto seu) . O autor deverá anexar uma pasta .zip com os arquivos (.tex., .bib, .png, .jpg etc.). Além disso, deve-se anexar um pdf anônimo que será enviado para avaliação.

b) Formato Open Documento .ODT. O template pode ser OBTIDO AQUI.

3. Formatação

a) Limite entre 5 mil a 8 mil palavras (do título às referências) para artigos, relatos de experiência e ensaios. 

b) Para textos formatados no modelo ODT: formato de página A4, fonte Liberation Sans ou Arial em tamanho 12 (exceto quando indicado outro padrão), espaço entre linhas simples, parágrafos com adentramento na primeira linha de 1,25 cm, margem 3 cm (superior e esquerda) x 2 cm (inferior e direita).

c) O título no idioma original do artigo deve estar em negrito, fonte tamanho 12, centralizado. Sua tradução para o inglês deve vir na linha abaixo, centralizada, em negrito e em itálico com fonte do mesmo tamanho. No caso de artigos em inglês, o título deve vir traduzido para o português na linha abaixo. No caso de artigos em espanhol e em francês, o título deve ser traduzido para o inglês e o português.

d) O texto não pode conter os nomes do(s) autor(es) nem sua afiliação. Caso haja menção no texto e/ou nas referências a obra(s) pertencentes ao(s) autor(es) da submissão, o nome do(s) autor(es) e as referências deve(m) ser substituídos por XXXXX, mantendo-se a data, apenas durante a etapa de avaliação.

e) O resumo no idioma original do artigo deve vir duas linhas abaixo do título traduzido. A palavra Resumo (ou correspondente no idioma original do artigo) deve vir em negrito e sem itálico, seguida de dois pontos. O texto do resumo deve começar após a palavra no mesmo parágrafo. O resumo deve seguir as normas da ABNT NBR 6028:2021: conter objetivo, método, resultados e conclusões do artigo; compor-se de sequência de frases concisas em parágrafo único;  usar verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular; e ter entre 100 e 250 palavras.

f) As palavras-chave, de três a cinco, devem vir logo abaixo do resumo. A expressão Palavras-chave (ou correspondente no idioma original do artigo) deve vir em negrito e sem itálico, seguida de dois pontos. As palavras-chave devem vir com inicial em maiúsculas, separadas por ponto final, sem negrito ou itálico, finalizadas por ponto.

g)Abstract e as Keywords em inglês devem vir após esses elementos no idioma original do artigo, seguindo as mesmas instruções de formatação. Nos casos de artigos em inglês, o abstract e as keywords devem ser seguidos de resumo e de palavras-chave em português. No caso de artigos em espanhol e em francês, os resumos e palavras-chave devem ser traduzidos para o inglês e o português.

h) Solicita-se padronizar as palavras-chave utilizando o Thesaurus da área de Educação BRASED para a língua portuguesa e Thesaurus da UNESCO para língua estrangera. Como a revista é aberta à interdisciplinaridade, pode-se utilizar outra base de consulta formal adequada à(s) área(s) em foco.

i) Os títulos das seções devem vir sem recuo, com numeração arábica (com número sem ser seguido de ponto), em negrito e maiúscula apenas no início. A numeração não deve incluir as referências. Entre o parágrafo anterior ao subtítulo e entre o subtítulo e o parágrafo posterior devem ser deixadas duas linhas em branco.

j) Dentro do texto, a designação de títulos de livros deve vir em itálico (maiúscula apenas no início, exceto em caso de nomes próprios); e a de artigos de periódicos, entre aspas.

k) Palavras que necessitem de tradução ou glosa devem vir em itálico, seguidas da tradução ou glosa entre aspas e entre parênteses.

l) Dedicatórias e agradecimentos devem vir após o último parágrafo do texto e antes das referências.

m) As páginas devem vir com numeração.

n) Notas explicativas devem aparecer como nota de rodapé, com numeração arábica contínua ao longo do texto.

o) Em caso de financiamento, o nome da agência deve ser indicada nos metadados do artigo em "Agência financiadora" e, se for do interesse dos autores, em seção no final do artigo.

3.1 Ilustrações

a) Tabelas, figuras, gravuras, ilustrações, gráficos e desenhos devem ser inseridos no texto. Imagens digitalizadas devem ser apresentadas com resolução de no mínimo 300 dpi.

b) Todas as imagens do artigo devem obedecer ao Guia de submissão de figuras da revista.

c) Todas as ilustrações devem ter a autorização do autor no caso de serem terceiros.

d) Materiais provenientes de câmeras digitais devem ter no mínimo 3 megapixels de resolução ótica sem compressão (módulo high definition).

e) Todas as imagens devem ser devidamente numeradas e acompanhadas de legendas e indicação de fonte.

f) A nomenclatura para este tipo de material deve ser: Figura com início em maiúscula e a numeração progressiva. Exemplo: Figura 1. Imagem do software Gimp. Deve ser colocada abaixo do material em forma de legenda. A fonte de sua origem inserida após a legenda.

g) As Tabelas devem ser acompanhadas de título que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto, colocado sempre acima do material. Seguir as normas de tabelas do IBGE. Exemplo: Tabela 1. Estimativa de cursos superiores. A fonte de sua origem inserida na parte inferior.

h) As tabelas são organizadas em linhas e colunas, análogas aos eixos cartesianos, definindo células, onde são expostos os dados. Usualmente, tabelas são utilizadas nas áreas científicas para apresentar valores numéricos. Tabelas são elementos que consomem muito tempo na sua elaboração, diagramação e leitura de provas, por conseguinte, devem ser elaboradas com cuidado e usadas com parcimônia. Evite utilizar tabelas longas que se estendam por mais de uma página. Uma tabela deve ser um elemento simples e compreensível para qualquer leitor, deve ser criada com o intuito de facilitar a exposição e comparação das informações. Um trabalho que apresenta mais de uma tabela deve manter consistência na apresentação das mesmas, para assim simplificar a leitura e a comparação entre elas. Muitas vezes a mensagem desejada pode ser passada ao leitor de forma mais eficiente utilizando outra estrutura que não uma tabela, por exemplo uma lista ou uma lista aninhada. Opte sempre pela forma mais simples.

i) Evitar o uso de expressões como "figura abaixo" ou "tabela acima", por exemplo, no texto e empregar sempre a numeração correspondente do elemento referenciado: Figura 1, Tabela 1. 

4. Citações

a) As citações devem seguir o sistema autor-data das normas da ABNT NBR 10520:2023.

b) As formas básicas de citação são apresentadas e exemplificadas a seguir:

- Autor de citação fora de parênteses: letra inicial maiúscula seguida de minúsculas com ano e página.

Segundo Elia (1979), a Bopp lançou as bases para a identificação do parentesco entre línguas.

- Autor de citação entre parênteses: letra inicial maiúscula seguida de minúsculas com ano e página.

Sabe-se hoje que não é possível sustentar a tese de que o latim vulgar tenha sido homogêneo  (Elia, 1979, p. 42).

- Citação indireta: não usar aspas, mas indicar autor, data e página.

Para Elia (1979, p. 2), há uma relação de parte para o todo entre filologia e linguística.

- Citação direta com menos de três linhas: usar aspas duplas, indicando ainda autor, data e página; usar aspas simples para citação dentro da citação.

São chamados de superestratos “[as] línguas de povos conquistadores que influenciam a língua de povos conquistados sem contudo absorvê-la”  (Elia, 1979, p. 110).

- Citação direta com mais de três linhas: parágrafo com recuo de 4 cm, fonte tamanho 10, sem itálico e sem aspas, indicando ao final entre parênteses autor, data e página.

Como lembra Elia em relação ao método de Bopp,
[um] dos mais importantes resultados do método foi a classificação genealógica das línguas, segundo a qual um grupo de línguas é reconduzido ao antepassado comum (eslavo comum, germânico comum, latim comum...) do qual aquelas são fases ou diferenciações (Elia, 1979, p. 5).

- Intervenções em citação direta: reticências entre colchetes para supressões; interpolações, acréscimos ou comentários entre colchetes; ênfase ou destaque em itálico.

São chamados de superestratos “[as] línguas de povos conquistadores que influenciam a língua de povos conquistados sem [...] absorvê-la”  (Elia, 1979, p. 110).

Citação de mais de uma obra de um mesmo autor publicadas no mesmo ano: acrescentar letra minúscula, em ordem alfabética, após a data e sem espaço no texto e nas referências.

O português tem sido contemplado em estudos românicos no Brasil (Elia, 1979a, 1979b).

- Citação de mais de uma obra de um mesmo autor publicadas em anos diferentes: separar ano por vírgula.

Elia (1961, 1989) tratou da questão do português do Brasil.

- Citação de obra com mais de um autor: separar cada autor por ponto-e-vírgula.

As diferenças dialetais entre português brasileiro e lusitano aparecem em diferentes níveis linguísticos (Cunha; Cintra, 1985, p. 9-24).

- Citação de obras de diferentes autores: separar por obra por ponto-e-vírgula em ordem alfabética.

A linguística românica tem sido tratada no Brasil por diferentes acadêmicos (Elia, 1979; Miazzi, 1976).

- Citação de uma obra extraída de outra obra: indicar autor e ano da citação, colocar expressão apud e indicar autor, ano e página da obra em que foi feita a citação.

Como havia assinalado Meillet (1917-1919, p. 230 apud Elia, 1979, p. 4), “[le]s romanistes imitent trop souvent la grammaire comparée des langues indo-européennes par ses mauvais cotés”.

c) Para os demais casos, recomenda-se consulta direta ao texto das normas da ABNT NBR 10520:2023.

5. Referências

a) As referências devem vir após o último elemento do texto ou após os agradecimentos, quando houver. Devem estar em ordem alfabética sem recuo na segunda linha, com alinhamento justificado e sem saltar linha em branco de uma referência para outra.

b) As referências devem seguir as normas da em vigor. Neste momento é a: ABNT NBR 6023:2018.

c) Não abreviar os nomes dos autores nas referências.

d) As formas básicas de referências são apresentadas e exemplificadas a seguir:

  • Livro: autor(es) (com prenomes e sobrenomes abreviados), título (em itálico) e subtítulo (sem itálico), edição, local, editora e data de publicação.

BERTRAND, Denis. Caminhos da semiótica literária. Tradução: Ivã Lopes e Grupo CASA. Bauru: EDUSC, 2003.

  • Tese, dissertação ou monografia: autor, título, data, número de páginas, tipo de documento, grau, unidade acadêmica, instituição, cidade e data.

FETTERMAN, Joyce V. Os entornos virtuais da rede social My English Club e suas intervenções nos ambientes presenciais de aprendizagem da língua inglesa. 2012. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem) – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes.

  • Capítulo de livro: autor(es), título do capítulo, expressão In:, referência completa do livro e paginação. Para capítulo de livro do mesmo autor, usar a 5 travessões baixos seguidos de um ponto no lugar do nome do autor. Para organizadores ou coordenadores, emprega-se (Org.). ou (Coord.), respectivamente.

COSCARELLI, Carla Vianna. Ensino de língua: surtos durante a pandemia. In: RIBEIRO, Ana Elisa; MATTOS VECCHIO, Pollyanna de (Org.). Tecnologias digitais e escola: reflexões no projeto aula aberta durante a pandemia. São Paulo: Parábola, 2020. p. 15–20.

  • Artigo em periódico: autor(es), título do artigo, título do periódico, local de publicação, volume ou ano, número, paginação inicial e final, data.

PEREIRA, Daniervelin Renata Marques; FETTERMANN, Joyce Vieira; CÉSAR, Danilo Rodrigues. O que são recursos educacionais abertos? Limites e possibilidades em discursos. Calidoscópio, v. 14, n. 3, p. 458–465, dez. 2016. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2016.143.09. Acesso em: 25 abr. 2021.

  • Matéria de jornal: autor(es) (se houver), título da matéria, título do jornal, local, data, seção, caderno ou parte do jornal e paginação correspondente.

SALLES, Wilmar. A língua de Cesária aproxima o Brasil de Cuba e Cabo Verde. Folha de São Paulo, São Paulo, 28 abr. 2001. Folha Ilustrada, Caderno E, p. 10.

  • Trabalho publicado apresentado em evento: autor(es), título do trabalho, expressão In:, nome do evento, numeração do evento (se houver), ano e local (cidade) de realização, título do documento (anais, atas, etc.), local, editora, data de publicação e página inicial e final da parte referenciada.

SILVA, Fernando Moreno da. Avanços da Semiótica Francesa: Estudos na Comunicação. In: INTERCOM – XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. Londrina: [s.n.], 2011. Disponível em: www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2011/resumos/R25-0270-1.pdf. Acesso em: 5 abr. 2021.

  • Documento de acesso exclusivo em meio eletrônico (bases de dados, sites, programas, mensagens eletrônicas, etc.): autor(es), título do serviço ou produto, versão (se houver) e descrição física do meio eletrônico.

HOUAISS, Antonio et al. Dicionário eletrônico houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 1 CD-ROM.

e) Caso alguma das obras referenciadas esteja disponível on-line, deve-se necessariamente indicar seus dados: endereço eletrônico, precedido da expressão Disponível em:, e a data de acesso ao documento (dia, mês abreviado e ano completo, separados apenas por espaço), precedida da expressão Acesso em:.

DINIZ, Dilma Castelo Branco. Cartas inéditas de Dom Pedro II a Henri Gorceix: tradução e comentário. Caligrama, Belo Horizonte, v. 15, n. 1, p. 125-142, 2010. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/caligrama/article/view/155/109. Acesso em: 31 out. 2014.

f) Acrescentar DOI da referência se houver.

g) Para os demais casos, recomenda-se consulta direta ao texto das normas da ABNT NBR 6023:2018.

6. Normas de Submissão de Resenha Crítica

Resenhas críticas são publicadas desde que apresentem conteúdo científico relevante e observam as seguintes orientações:

a) referir-se a obra relacionada ao foco e escopo da revista, publicada nos últimos três anos.

b) ser inédita.

c) ser redigita em português, espanhol, inglês ou francês.

d) conter a identificação completa da obra (referência completa).

e) ter extensão de 10.000 (aproximadamente 3 páginas) a 14.000 (aproximadamente 5 páginas) caracteres (com espaços), incluindo, se houver, referências; citações e referências bibliográficas atendendo as normas gerais de formatação da revista.

f) conter descrição do conteúdo da obra, sendo fiel a suas ideias principais, a seus fundamentos, a sua metodologia etc., bem como análise crítica, ou seja, um diálogo do autor da resenha com a obra.

g) apresentar qualidade textual em termos de estilo e linguagem acadêmica.

h) Apresentar uma ou mais citações no texto;

i) Listar as referências bibliográficas das citações;

j) incluir no corpo da resenha a capa da publicação resenhada (tamanho 200 x 289 pixels).

l) enviar o texto no template da revista.

m) o resenhista não deve ser autor da obra resenhada.

As submissões das resenhas críticas terão os mesmos princípios e normas de avaliação de artigos científicos.

7. Normas sobre de Submissão de Entrevistas

Em consonância com a Resolução nº 510/2016 do CONEP (Conselho Nacional de Ética em Pesquisa), as entrevistas submetidas à Texto Livre deverão conter como anexo, o Termo de Consentimento de Entrevistas (TCE) adaptado, visando isentar a revista de problemas futuros. Sendo assim, o interessado em submeter trabalho na Seção Entrevistas deverá baixar o arquivo do termo em PDF no link abaixo, preenchê-lo, assinar, digitalizá-lo e subir no sistema OJS da revista Texto Livre. Termo em Português (PDF Editável)

8. Normas de submissão de Dossiês

Objeto de proposta de Dossiê

a) As propostas de Dossiê deverão ser vinculadas a uma das linhas prioritárias de publicação da revista ou a aspectos emergentes/relevantes no campo interdisciplinar entre linguagem, educação e tecnologias provenientes de estudos e pesquisas.

b) As propostas de Dossiê Temático serão compostas por no mínimo 10 e no máximo 15 artigos inéditos, incluindo prefácios e posfácios, que mantenham entre si uma articulação temática e constituam uma contribuição importante e inovadora para o campo em foco.

c) O Dossiê deverá conter no mínimo 20% de artigos na língua inglesa e 20% de autores internacionais.

d) É vedada a publicação de mais de dois artigos por Instituição.

e) Os proponentes e/ou organizadores poderão ser autores ou coautores de, no máximo, um artigo, que será avaliado como os demais artigos do Dossiê.

f) Cada artigo poderá ter até três (4) autores.


g) Os artigos do dossiê serão submetidos ao processo de avaliação dupla às cegas.

Modalidades de propostas

As propostas de Dossiê são de três modalidades:

Modalidade 1 – Os proponentes-organizadores serão externos à Revista e terão a liberdade de escolher o tema e selecionar os artigos do dossiê.

Modalidade 2 – O conselho editorial da revista escolhe o tema e os organizadores que selecionarão os artigos que comporão o Dossiê.

Modalidade 3 – O conselho editorial da revista escolhe e organiza o tema do dossiê, a partir de edital de chamada aberta de artigos.

Proponentes e/ou organizadores

Quanto aos organizadores:

a) No máximo três, todos pesquisadores da Educação Superior, sendo um deles vinculado a um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Cabe aos proponentes e/ou organizadores de dossiê:

b) selecionar os artigos a partir de edital de chamada aberta.

c) organizar o dossiê e corresponsabilizar-se de sua produção editorial durante todas as etapas de seu processo de edição na revista;

d) escrever a apresentação do dossiê temático a ser publicada, em conformidade com as normas da Texto Livre.

Os proponentes e/ou organizadores externos não poderão ter participado de organização de dossiê temático e de artigo na Texto Livre, nos últimos dezoito meses.

Inscrição da proposta

Na proposta de submissão de dossiê, deverá constar:

a) O título do dossiê e um resumo em que se articule o tema ao foco e escopo da revista;

b) Título e resumo de cada artigo segundo as normas da Texto Livre;

c) os nomes dos organizadores e autores e suas respectivas filiações institucionais, endereço, e-mail, e ORCID.

Inscrições com documentação incompleta ou que não atendam aos requisitos destas diretrizes e das normas de publicação da revista serão desconsideradas.

Cobrança de APC

Não é cobrada nenhuma taxa ao autor para publicação do seu artigo.

 

 

Envío de manuscritos

 

O texto submetido atende a todas as exigências descritas nas normas de submissão da revista.

O texto submetido contempla algum aspecto das tecnologias digitais, adequando-se às trilhas (eixos temáticos) do periódico.

O texto está em formato .ODT (não são aceitos formatos proprietários, como .doc ou .docx) ou .TEX.

O texto não foi publicado nem está em avaliação por outro periódico científico. A originalidade e o ineditismo são cruciais para o trâmite de textos no periódico em questão. Um programa anti-plágio será utilizado pelo editor para verificação da originalidade do artigo. Caso o artigo esteja publicado em repositório preprint, informar o identificador de acesso.

Os autores devem ter registro no ORCID e disponibilizar link de acesso no seu perfil.

Link para submissão de manuscritos: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/about/submissions

 

 

Política de avaliação de manuscritos

 

Processo de Avaliação pelos Pares

  • Avaliação dupla às cegas:
  • Toda submissão que atenda às normas de submissão da revista e ao Código de Conduta e Boas Práticas será inicialmente analisada pelo editor-chefe, que avaliará possíveis problemas de autoria (como plágio, republicação, aprovação de Comitê de Ética para pesquisas com seres humanos etc.). Casos de possível má conduta serão analisados segundo o fluxograma do COPE.
  • O editor-chefe atribuirá a submissão a um editor de seção, para que este conduza o processo de avaliação.
  • O editor de seção encaminhará a submissão a dois avaliadores de instituição diferentes entre si e em relação à do autor da submissão. Esses avaliadores não terão acesso aos nomes dos autores e nem saberão o nome dos seus pares.
  • Os pareceristas responderão a um questionário com questões relativas à adequação ao escopo da revista, atualidade, qualidade, formato e ética, e suas respostas serão consideradas pelo editor na decisão editorial.
  • Caso haja dois pareceres positivos, a submissão será aceita para publicação e enviada para o autor realizar eventuais correções solicitadas pelos avaliadores.
  • Caso haja dois pareceres negativos, a submissão será rejeitada para publicação e enviada mensagem para o autor com os pareceres dos avaliadores.
  • Caso haja um parecer positivo e um negativo, a submissão será encaminhada a um terceiro avaliador. Caso haja novo parecer positivo, a submissão será aceita; caso haja um novo parecer negativo, não será aceita.
  • Todo autor de submissão receberá os pareceres emitidos pelos avaliadores, seja em caso de aprovação para publicação, seja em caso de não aprovação. Essa comunicação deve ocorrer entre um e dois meses da data de submissão.
  • A publicação do artigo ocorre em média após seis meses da submissão.

Recurso de decisão editorial:

  • Caso o autor de submissão não aprovada considere que um ou os dois pareceres negativos apresentem problemas, ele poderá solicitar, através de justificativa por escrito ao editor-chefe, que este solicite aos avaliadores que apresentem justificativa para as pretensas falhas no(s) parecer(es) no prazo de 15 dias.
  • Caso o editor-chefe não receba nenhuma justificativa para a solicitação, o(s) parecer(es) negativo(s) será(ão) eliminado(s) e a submissão será encaminhada para novo(s) avaliador(es).

Embora o periódico Texto Livre não adote ainda avaliação por pares aberta, em atenção à necessidade de imparcialidade nesse processo, adota-se a abertura de alguns dados, como a informação dos editores de seção e editor de layout, cujos nomes são publicados em cada artigo.

 

 

Declaração de Ética

 

A Texto Livre (UFMG) - ISSN eletrônico 1983-3652, dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração científica de periódicos. Qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância não são aceitos na Texto Livre. Os autores que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. Além disso, espera-se que todos os artigos que relatem pesquisas com seres humanos contenham informações relevantes sobre procedimentos éticos, anexando comprovante de aprovação do Comitê de Ética ao realizar a submissão.

 

 

Conflito de intereses

 

O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Conflitos de interesses podem ocorrer quando autores, revisores ou editores possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Ao submeter o manuscrito, os autores são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado o trabalho. Caso haja, ainda que potencialmente, conflito de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo em documento próprio assinado e anexado à plataforma de submissão.

 

Os autores devem identificar no manuscrito todo o apoio financeiro obtido para a execução do trabalho e outras conexões pessoais referentes à realização do mesmo. O revisor deve informar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influenciar sobre a análise do manuscrito, e deve declarar-se não qualificado para revisá-lo.

 

 

Plagio e ma conduta editorial

 

O periódico Texto Livre desenvolve seu trabalho em conformidade com os princípios éticos do Committee on Publication Ethics (COPE), do Code of Ethics American Educational Research Association, o Código de Boas Práticas Científicas – FAPESP e do Council of Science Editors (CSE) em relação à publicação.

 

Para promoção da integridade das pesquisas, o fortalecimento e a transparência no processo, todo o material pulicado está de acordo com o Guia de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Cientifica e o Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta.

O periódico Texto Livre adota como definição de má-conduta aquela apontada pelo "Office Research Integraty - ORI", que consiste em:

  • Fabricação: inventar dados ou resultados registrando ou relatando-os.
  • Falsificação: manipular materiais, equipamentos ou processos de pesquisa, ou alterar ou omitir dados ou resultados, de modo que a pesquisa não seja representada com precisão no registro da pesquisa.
  • Plágio: consiste na apropriação de ideias, processos, resultados ou palavras de outra pessoa sem dar crédito apropriado.

Os artigos encaminhados à avaliação passarão por revisão técnica para a análise de plágio na plataforma Check For Plagiarism. A equipe editorial confere os dados. No caso de plágio, basta um parágrafo sem a devida citação para que o artigo seja devolvido ao autor, indicando o problema. No caso de autoplágio, o máximo permitido é de 10% do texto para artigos ou 50% quando for resultado de dissertação de mestrado ou tese de doutorado. Acima disso, o artigo é devolvido, com a indicação do problema, podendo os autores fazerem as alterações necessárias e submeterem o artigo novamente à Revista.

Casos de plágio reportados à Revista após a publicação dos artigos serão analisados pelo Comitê Editorial e, na hipótese de confirmação da denúncia, o artigo será retirado da Revista imediatamente. Também poderão ser aplicadas penalidades aos autores.

Entende-se que "Má-conduta em pesquisa" não inclui erros honestos ou diferenças de opinião, estando os Autores sujeitos as sanções estabelecidas pelo Conselho Editorial quando detectadas ações pertinentes ao conceito aqui apresentado.

Nos casos de Publicação Duplicata e Redundante, Correção e Retratações, o periódico Texto Livre adota a publicação de material original, que não tenha sido publicado anteriormente ou que esteja sendo revisado em outros periódicos, mesmo que em outros idiomas.

Os artigos submetidos a Texto Livre não podem ser submetidos a nenhuma outra revista enquanto estiver em avaliação em Texto Livre. Entende-se como publicação duplicata a prática de submeter o mesmo manuscrito em mais de um periódico. Publicação redundante é aquela que implica divisão inadequada dos resultados do estudo em mais de um artigo. Sendo detectado esse caso, resultará na rejeição do artigo ou sua retratação, estando os Autores sujeitos as sanções estabelecidas pelo Conselho Editorial.

Em caso de correções e retratações, implicando erros ou falhas, independente da natureza ou da origem, e que não impliquem "Má-conduta em publicação", poderão ser corrigidos através de errata. Em caso de manuscritos já publicados em que "Má-conduta em publicação" for identificada, estes serão alvo de retratação através de exposição do motivo, sendo que neste caso autores e coautores deverão a concordar com o conteúdo.

Pesquisas relacionadas a seres humanos e animais devem vir acompanhada de cópia de aprovação do comitê de ética.

 

 

Check list de Submissão

 
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Submissões.
  • O texto submetido atende às diretrizes da Política contra plágio e más-condutas em pesquisa.
  • Se a pesquisa reportada envolve seres humanos, é anexado documento comprobatório de aprovação da investigação por órgão responsável por avaliar a ética em pesquisas científicas.
  • O texto está em formato .TEX ou .ODT (não são aceitos formatos proprietários, como .doc ou .docx).
  • O artigo não foi publicado nem está em avaliação por outro periódico científico. A originalidade e o ineditismo são cruciais para o trâmite de textos no periódico em questão (um programa anti-plágio será utilizado pelo editor para verificação da originalidade do artigo).
  • Apresenta link de acesso no perfil do ORCID para cada autor.
  • As referências estão de acordo com as normas ABNT e NÃO abreviam os nomes dos autores das obras.
  • As figuras estão adequadas ao Guia de submissão de figuras da revista.
  • Anexa documento de texto à parte com a indicação das seguintes informações para cada autor: instituição, faculdade e departamento, cidade, Estado e o país, iD ORCID e, em caso de mais de um autor, o(s) papel(éis) de cada autor na produção de artigo, de acordo com a taxonomia CRediT.
  • Quando se trata de pesquisa, compartilha, quando houver, dados, códigos, métodos e outros materiais utilizados e resultantes, conforme declaração de Ciência Aberta no site.

 

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