Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 27/02/2024)

Sobre o periódico

 

Breve Histórico

 

A Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, doravante referida por RLPF é órgão oficial da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental, sociedade científica que reúne pesquisadores, professores doutores e doutorandos de universidades públicas e particulares do mundo inteiro, sendo revisada por pares e publicando artigos originais, entrevistas e resenhas sobre temas relacionados à psicopatologia. Seu primeiro número saiu em março de 1998, teve uma versão impressa até 2016. Desde então, a RLPF é publicada de modo exclusivamente on-line com acesso aberto, e, desde 2023, na modalidade de fluxo contínuo.

 

Conformidade com a Ciência Aberta 

A RLPF segue o modelo open Science Green e está em conformidade com a Ciência Aberta: Formulário sobre conformidade com a Ciência Aberta

 

Ética na Publicação

A RLPF segue as boas práticas de conduta na editoração cientifica de periódicos, estabelecidas pelo COPE (Committee on Publication Ethics). É de responsabilidade do editor e da equipe editorial a prevenção de quaisquer formas de comportamento antiético, como, por exemplo, plágio. 

 

Foco e Escopo

O escopo da RLPF abrange não somente pesquisas relacionadas às clínicas da psicologia, da psicanálise e da psiquiatria em sentido estrito, mas também a subjetividade em suas articulações mais amplas com a história, a filosofia, as ciências sociais, as artes e a cultura em geral. Além disso, publica documentos históricos de relevância para pesquisas do campo de estudo, e entrevistas com autores da área. 

A Revista é dirigida por dois editores responsáveis e por editores associados que respondem pelas seguintes seções específicas. A seção “Artigos” publica artigos inéditos, cujo conteúdo contribua para o avanço do conhecimento em psicopatologia, com foco no sofrimento psíquico e na subjetividade. A seção “Saúde Mental”, que publica artigos inéditos sobre o tema. A seção “Clássicos da Psicopatologia”, que inclui artigos inéditos e textos históricos sobre a psicopatologia dos séculos XVIII, XIX e XX. A seção “História da Psiquiatria”, que publica artigos que abordam a teoria, a prática e as instituições psiquiátricas em diversas perspectivas históricas.  A seção “História da Psicanálise” é composta por artigos inéditos e ensaios sobre o tema. A seção “Epistemologia da Psicopatologia”, que contém artigos que discutem pressupostos epistemológicos das várias correntes de pensamento no campo da psicopatologia. A seção “Observando a Psiquiatria”, que publica artigos que examinam, sob uma perspectiva crítica e reflexiva, as categorias que organizam a clínica e as práticas institucionais da psiquiatria contemporânea.  A seção “Literatura, Arte, Cultura”, que contém artigos que examinam a interlocução dos referidos temas com aspectos relevantes da psicopatologia e da subjetividade.  A seção “Resenhas Bibliográficas” tem por objetivo divulgar e indicar novos livros, novas traduções ou reedições de obras na área de psicopatologia e interfaces. São aceitas resenhas de caráter crítico que aportem novos conhecimentos, além do simples resumo de uma obra. E, finalmente a seção “Entrevista” se volta para temas atuais da psicopatologia, e autores que os têm abordado.  

A RLPF possui Conselho Editorial e Conselho Científico formado por membros de diversas universidades nacionais e internacionais. Seu público-alvo é composto por psicólogos, psicanalistas, psicoterapeutas, médicos psiquiatras, trabalhadores de saúde mental em geral, historiadores, filósofos, cientistas sociais e demais interessados.

 

 

Fontes de indexação

   

 

Ficha Bibliográfica

 

Título do periódico: Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental.
Título abreviado: Rev. latinoam. psicopatol. fundam., que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.
Publicação de: Associação de Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental
Periodicidade: Anual
Modalidade de publicação: Publicação Contínua
Ano de criação do periódico: 1998
ISSN On-line: 1984-0381
ISSN Impresso (até 2016): 1415-4714

 

 

Websites e Mídias Sociais

 

A RLPF está incluída no site da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF): 

https://www.fundamentalpsychopathology.org.br

 

 

POLÍTICA EDITORIAL 

 

Preprints

A RLPF promove e apoia a publicação de artigos preprints  em plataformas públicas como Preprints, SciELO Preprints e EmeRI, incentivando discussões abertas antes da publicação oficial. No contexto dos preprints, é relevante ressaltar que a RLPF não vê a publicação em repositórios de preprints como algo que afete a originalidade do artigo submetido. A RLPF está em sintonia com os avanços dos princípios da Ciência Aberta e, portanto, permite que artigos publicados em repositórios de preprints sejam submetidos à revista sem comprometer sua originalidade.

 

Processo de avaliação por pares

A Revista adota o processo duplo-cego de revisão por pares. Assim que recebidos, são avaliados pelo corpo editorial quanto à sua adequação à missão da Revista, a aspectos formais e às normas editoriais adotadas. Todos os artigos aceitos para avaliação são enviados para revisores externos, especialistas no tema do trabalho submetido, que apoiam as decisões editoriais. Na seleção de artigos para publicação, avaliam-se a originalidade, a relevância do tema e a qualidade da metodologia científica utilizada.

A política editorial da RLPF estabelece critérios específicos para o processo de avaliação, incluindo conformidade com a missão, foco e escopo da revista, normas técnicas American Psychological Association (APA), a aspectos formais e às normas editoriais adotadas, correção gramatical e formal, relevância, conteúdo, coesão textual e consistência teórico-metodológica.

O processo de avaliação compreende três etapas:

1. Análise preliminar realizada pelos editores e assistente editorial para verificar a conformidade com as diretrizes gerais da política editorial. 

Procedimentos de avaliação por pares.  A Revista adota o processo duplo-cego de revisão por pares. Assim que recebidos, são avaliados pelo corpo editorial. Todos os artigos aceitos para avaliação são enviados para revisores externos, especialistas no tema do trabalho submetido, que apoiam as decisões editoriais. Na seleção de artigos para publicação, avaliam-se a originalidade, a relevância do tema e a qualidade da metodologia científica utilizada.

2. Verificação de similaridade em todos os documentos submetidos por meio da plataforma ScholarOne Manuscripts:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rlpf-scielo

3. Avaliação preliminar dos editores quanto à adequação ao foco e escopo da revista, bem como à relevância e contribuição do texto. Na versão final do artigo publicado, será mencionado o nome do editor responsável pelo processo de avaliação preliminar.

Em linha com as práticas de comunicação da Ciência Aberta, o periódico agora adota, em sua política editorial, a abertura do processo de revisão por pares em comum acordo com o parecerista.

Em consonância com avanços da Ciência Aberta A RLPF oferece as seguintes opções de abertura no processo de avaliação por pares: 

A primeira é a publicação do nome ou nomes dos editores responsáveis pela avaliação no artigo final. 

A segunda é oferecer aos pareceristas a opção de dialogar diretamente com o autor correspondente com abertura ou não das identidades. 

A terceira é oferecer a opção de publicar os pareceres de aprovação de artigos com ou sem a identificação dos pareceristas. Os pareceres constituem um novo tipo de literatura na metodologia SciELO e recebem tratamento similar aos artigos de pesquisa. 

A autorização para divulgação do nome poderá ser dada pelos autores no momento de submissão do artigo e pelos avaliadores no preenchimento do Formulário sobre conformidade com a Ciência Aberta.  

 

Dados abertos

RLPF apoia o compartilhamento dos dados, códigos, métodos e outros materiais utilizados e resultantes das pesquisas, disponibilizados em repositórios online abertos, que deve constar no manuscrito. Seguindo os critérios presentes no: 

Guia para pesquisas publicadas pelos periódicos SciELO

Guia de citação de dados de pesquisa

Lista de repositórios para depósito de dados de pesquisa

A revista RLPF encoraja o compartilhamento de conjuntos de dados, métodos, materiais suplementares e outros materiais utilizados para a pesquisa através de repositórios online abertos, como SciELO Data, caso não possam ser incluídos diretamente no trabalho. Essa informação deve ser mencionada no manuscrito. Como resultado, os artigos que comunicam pesquisas devem indicar e referenciar a disponibilidade dos conteúdos utilizados na elaboração da pesquisa e na obtenção dos resultados. 

Para mais informações sugerimos consultar as Guias e Lista de repositório abaixo: 

Guia para pesquisas publicadas pelos periódicos SciELO

Guia de citação de dados de pesquisa

Lista de repositórios para depósito de dados de pesquisa

 

Cobrança de Taxas

A partir de 01 de julho de 2020, a RLPF passou a cobrar uma taxa para a publicação de artigos, visando garantir a manutenção da revista, em razão das atuais restrições de apoio financeiro de órgãos públicos para a publicação de periódicos científicos. O valor dessa taxa é de R$ 600,00 (seiscentos reais) por artigo aprovado, e deverá ser paga somente depois de o artigo ser aceito para publicação, quando os autores serão orientados sobre como fazer o pagamento. Forneceremos comprovante de pagamento da taxa de publicação. Solicitações de isenção de pagamento da taxa deverão ser encaminhadas aos editores responsáveis da revista, devidamente justificadas. Os membros da AUPPF quites com a anuidade estarão isentos da taxa. 

 

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

A RLPF está empenhada em defender a integridade da literatura e publica Errata, Expressões de Preocupações ou Avisos de Retração dependentes da situação e de acordo com as Diretrizes de Retração do COPE  que podem ser acessadas em COPE - Retratction Guidelines, como também toma como norteadores de sua conduta os critérios presentes nos seguintes guias:

Guia de boas Práticas 

Guia para o registro e publicação de Errata 

Guia para o registro e publicação de retratação 

 

Política sobre Conflito de Interesses

Conflitos de interesses podem ocorrer quando editores, revisores e autores, possuem interesses que podem influenciar na elaboração ou avaliação de manuscritos. Devem ser comunicados não apenas pelos autores, mas por todos os envolvidos no processo editorial de um manuscrito.

Autores devem informar qualquer conflito de interesse que possa haver influenciado nos resultados da pesquisa em sua carta de apresentação. Tais conflitos de interesses podem ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira. Caso haja, ainda que potencialmente, conflito de interesse, o(s) autor(es) deve(m) informá-lo na Carta de Apresentação assinada e anexado à plataforma de submissão.

 

Adoção de softwares de verificação de similaridade

A RLPF considera como infração ética a publicação duplicada ou fragmentada de uma mesma pesquisa e adota os princípios de conduta e a política de plagiarismo elaborada pelo Commitee on Publications Ethics - COPE (https://publicationethics.org). A Revista verificará, por meio das ferramentas de detecção de plágio OriginalityCheck, FeedBackStudio e SimilarityCheck, todos os manuscritos submetidos antes de enviá-los para a revisão por pares. 

 

Questões de Sexo e Gênero

A equipe editorial da RLPF, além dos autores que publicam na revista, devem sempre observar as diretrizes sobre Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa (Sex and Gender Equity in Research – SAGER). As diretrizes SAGER compreendem um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, o [nome do periódico] observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.

 

Comitê de Ética

Em caso de investigação que envolva seres humanos como sujeitos de pesquisa, deve ser incluído na submissão o documento de sua aprovação em Comitê de Ética em Pesquisa da instituição onde foi realizada, com indicação da inscrição na Plataforma Brasil.
 

Direitos Autorais

A RLPF adota a licença Creative Commons (CC-BY) para garantir a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação. Os artigos são licenciados sob a Creative Commons Attribution, permitindo sua reutilização e distribuição sem restrições, desde que seja feita a devida citação do trabalho original.

 

Propriedade Intelectual e Termos de uso

Responsabilidade do site: 

Todo o conteúdo da revista e os artigos publicados pela RLPF, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons (CC-BY).  A RLPF se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.

Responsabilidade do autor:

Para a RLPF as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Os autores detêm os direitos totais sobre seus trabalhos publicados, permanecendo sua reimpressão parcial ou total, republicação ou depósito sujeita à indicação de primeira publicação na revista, por meio da licença CC-BY;

A fonte de publicação original deve ser registrada.

A RLPF encoraja os Autores a auto arquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista. 

 

 

Patrocinadores e Agências de Fomento 

 
  • Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF)

Texto

Descrição gerada automaticamente

  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
 

  •  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP

 

 

 


CORPO EDITORIAL

 

Editores-Chefes

   

 

Editores Associados

   

 

Conselho editorial

   

 

Conselho científico

   

 


INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES

 

Escopo e política

 

Tipos de documentos aceitos

A RLPF aceita os seguintes tipos de documentos para submissão: Artigo Original, Artigo de Pesquisa, Relato de Experiência, Resenha, Preprints.  A RLPF considera que artigos publicados em repositórios de preprints possam ser submetidos à revista, sem prejuízos à sua originalidade.

 

 

 Contribuição dos Autores

 

RLPF utiliza a estrutura de taxonomia do CREDiT https://credit.niso.org/. Todos os autores devem descrever a sua participação na elaboração do manuscrito.  

RLPF utiliza a estrutura de taxonomia do Contributor Roles Taxonomy (CRediT). Recomendamos sempre que um artigo possuir mais de um autor, será necessário especificar a contribuição de cada um deles através do padrão (CRediT). Os autores se responsabilizem quanto às informações presentes em sua versão final. Todas as condições devem ser cumpridas para a atribuição de autoria.

 

 

Formato de Envio dos Artigos

 

Processo de submissão on line

Seguindo as instruções da submissão online, devem ser enviados os arquivos referentes a Página Inicial, Documento Principal e Carta de Apresentação, e ainda arquivos específicos com Figuras e Tabelas, se houver.

 

Idioma dos artigos:

Os textos podem ser escritos em português, espanhol, francês ou inglês e os artigos devem conter títulos, resumos e palavras-chave nos quatro idiomas. A submissão de um artigo à revista implica que ele não foi publicado anteriormente, exceção feita a artigos de importância histórica na linha de publicação da RLPF, e que não está́ sendo considerado para outra publicação. 

 

Página inicial 

A página inicial deve conter:

Título do artigo descrevendo o assunto a que se refere, com versão em português, espanhol, francês e inglês.

Resumo 

Os resumos devem ser claros, facilmente legíveis e fornecer uma visão abrangente do artigo, identificando objetivos, procedimentos e conclusões do trabalho. Devem ser apresentados em quatro versões de mesmo teor, em português, espanhol, francês e inglês e conter, no máximo, 900 caracteres com espaços.

Palavras-chave 

Em número de quatro, em português, espanhol, francês e inglês.

Autores: nomes dos autores, titulações acadêmicas, instituições a que pertencem, endereços completos e respectivos e-mails e identificadores ORCID https://orcid.org/

Outras informações: nome do grupo de pesquisa e instituição onde o trabalho foi realizado; se foi subvencionado, deve-se indicar a entidade que concedeu o auxílio; se foi baseado em dissertação ou tese acadêmica, deve-se indicar o título, ano e instituição onde foi apresentada; se foi apresentado em reunião científica, deve-se indicar o nome do evento, local e data de realização.

Agradecimentos: devem ser breves e dirigidos a pessoas ou instituições que contribuíram substancialmente para a elaboração do trabalho.

 

Documento principal 

O documento principal não deve ter qualquer identificação dos autores, para garantir uma avaliação duplamente cega. Deve conter os resumos e descritores nos idiomas solicitados e o texto completo do artigo, com as referências bibliográficas.

 

Carta de Apresentação 

Todos os autores devem subscrever a carta de apresentação dirigida aos editores responsáveis. Na carta de apresentação, os autores devem indicar a qual seção da Revista o trabalho se destina. Solicita-se que descrevam a contribuição específica de cada um dos autores, além de dar outras informações que julgarem pertinentes para a apreciação do artigo. 

 

E-mail do autor de contato:

Um autor deve ser indicado como o responsável pelos contatos da RLPF com o grupo de autores, quando são mais do que um.

 

Informação sobre financiamento dos artigos. 

Caso tenham sido financiados direta ou indiretamente, mediante bolsas de estudo ou auxílios à pesquisa, deve ser declarada a origem do financiamento.

Informar fontes de apoio para o trabalho, incluindo nomes de patrocinadores, número de contrato (se houver), juntamente com explicações sobre o papel dessas fontes. Se não houver fonte de financiamento, por favor, declare “Não há fonte de financiamento”).

 

Comprimento dos manuscritos (considerar espaçamento)

Os artigos podem ser escritos em português, espanhol, francês ou inglês. Devem ser digitados em Times New Roman, corpo 12, espaço duplo (arquivos tipo '.doc' ou '.docx'). Não devem ultrapassar 50.000 caracteres com espaços.  A contagem de caracteres inclui texto principal, notas e referências, excluídos os resumos e palavras-chave.

Notas de rodapé: Deverão corresponder a notas não bibliográficas, reduzidas ao mínimo e colocadas ao pé das páginas, ordenadas por algarismos arábicos que deverão aparecer imediatamente após o segmento de texto ao qual se refere a nota.

Referências bibliográficas e citações: As referências devem aparecer no final do artigo, em ordem alfabética de sobrenome. As referências e citações no texto devem seguir as normas da APA, em sua última edição, segundo o Publication Manual of the American Psychological Association. As normas podem ser consultadas em https://apastyle.apa.org/. Os autores devem certificar-se de que as referências citadas no texto constam na lista de referências com datas exatas e nomes de autores corretamente grafados. A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores. Comunicações pessoais, trabalhos inéditos ou em andamento poderão ser citados quando absolutamente necessários, mas não devem ser incluídos na lista de referências, apenas citados no texto ou em nota de rodapé. 

Declaração informando que a pesquisa foi aprovada por um comitê de ética institucional: Em caso de investigação que envolva seres humanos como sujeitos de pesquisa, deve ser incluída na submissão o documento de sua aprovação em Comitê de Ética em Pesquisa da instituição onde foi realizada, com indicação da inscrição na Plataforma Brasil.

Resenhas bibliográficas: Resenhas bibliográficas devem ser submetidas diretamente à editoria da seção, pelo e-mail resenhas.rlpf@gmail.com.

Elas podem ser escritas em português, espanhol, francês ou inglês, e devem ter seu título em português, espanhol, francês e inglês. Os manuscritos devem apresentar na primeira página os dados do livro resenhado (título, autor, cidade, editora, ano da publicação e número de páginas) e a identificação do resenhista, incluindo a filiação institucional. Os textos devem conter uma breve apresentação do conteúdo e da estrutura, assim como uma análise crítica do livro resenhado, e devem ter uma concisa bibliografia. As resenhas não devem ultrapassar 7.000 caracteres com espaço, escritas em Times New Roman, corpo 12, espaço duplo. 

 

Ativos Digitais

 

Tabelas 

Devem ser submetidas em arquivos separados e não devem estar inseridas no documento principal, onde deve constar o local de sua entrada.

 

Figuras

Figuras não produzidas eletronicamente devem ser encaminhadas em qualidade de fotografia sem exceder as dimensões 10x13cm. Figuras com imagens devem ser gravadas em Adobe PhotoShop 6.0 ou superior, no formato JPEG. Não gravar em formato BMP nem em formatos compactados. Ao usar scanner para reproduzir figuras, dar preferência a resoluções de, no mínimo, 500 DPI, nos modos Desenho (desenho) ou Gray Scale (fotos).

Devem ser submetidas em arquivos separados e não devem estar inseridas no documento principal, onde deve constar o local de sua entrada.

 

Citações e Referências

As referências devem aparecer no final do artigo, em ordem alfabética de sobrenome. As referências e citações no texto devem seguir as normas da APA, em sua última edição, segundo o Publication Manual of the American Psychological Association. As normas podem ser consultadas em https://apastyle.apa.org/. Os autores devem certificar-se de que as referências citadas no texto constam da lista de referências com datas exatas e nomes de autores corretamente grafados. A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores. Comunicações pessoais, trabalhos inéditos ou em andamento poderão ser citados quando absolutamente necessários, mas não devem ser incluídos na lista de referências, apenas citados no texto ou em nota de rodapé. 

Exemplos dos tipos de documentos na norma:

Foucault, M. (1963). Naissance de la clinique. Presses Universitaires de France. 

Frances, A. (2013). Saving Normal: An Insider’s Revolt Against Out-of-Control Psychiatric Diagnosis, DSM-5, Big Pharma, and the Medicalization of Ordinary Life. William Morrow. 

Machín, R., & Romero, L. (2006). Los borrosos límites del diagnóstico de las psicosis. ¿En qué́ ayuda un psicoanálisis? Ilustración clínica. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, IX(4), 611-635. 

 

 

Contato

 

Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental 
Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil.  
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com Telefone: (+55 11) 5574-1175 

 

 

 


Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Av. Onze de Junho, 1070, conj. 804, 04041-004 São Paulo, SP - Brasil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: secretaria.auppf@gmail.com