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I – Condições gerais
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A RIEB, de periodicidade quadrimestral, tem caráter multidisciplinar e publica artigos originais e inéditos, resenhas e documentos relacionados aos estudos brasileiros (em português, espanhol, francês, italiano e inglês).
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A RIEB aceita artigos de portadores de título de doutor, bem como de doutorandos inscritos em programas regulares de pós-graduação no Brasil e no exterior.
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Os textos a serem apresentados para apreciação e eventual publicação, exclusivamente na seção Artigos, pela RIEB devem ser submetidos em formato digital através do portal SciELO de submissões: http://submission.scielo.br/index.php/rieb/user/register.
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Os artigos serão submetidos à avaliação de dois pareceristas, sendo consideradas a autenticidade e a originalidade do trabalho.
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Em caso de divergência, será ouvido um terceiro parecerista.
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Os pareceristas têm 30 dias para emitirem seus pareceres.
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O prazo médio para publicação é de 12 meses, incluindo os processos de avaliação, edição de texto e finalização..
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A RIEB reserva-se o direito de adequar o material enviado ao seu projeto editorial e padrão gráfico.
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Os autores comprometem-se a autorizar a revista a divulgar os textos sob os termos da licença Creative Commons BY-NC.
II – Responsabilidades
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Os autores se comprometem a informar a futuros interessados em adquirir quaisquer direitos autorais sobre seus textos acerca do teor do Termo de Autorização assinado para a publicação das obras na RIEB.
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Os autores comprometem-se a autorizar a revista a divulgar os textos sob os termos da licença Creative Commons BY-NC.
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As traduções deverão ser autorizadas pelo(s) autor(es) do texto original.
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Fica estritamente restrita aos autores dos artigos a responsabilidade pela reprodução das imagens e pelos termos de autorização se houver detentor de direitos autorais. Essas imagens devem conter títulos, créditos e legendas.
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A RIEB não se responsabiliza pela redação nem pelos conceitos emitidos pelos colaboradores/autores dos artigos.
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Os autores asseguram que o artigo é inédito e não está sendo avaliado por nenhuma outra publicação. Não são considerados inéditos artigos cujo conteúdo advém diretamente de capítulos de mestrados e doutorados disponíveis em bancos digitais de teses e dissertações.
III – Forma e preparação de originais – padronização do trabalho enviado
1. Formatação
Programa: word, formato .doc; dimensão da página: A4; margens: 2,5 cm; fonte: times new roman; corpo: 12; entrelinha: 1,5.
2. Quantidade de caracteres
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Artigos – entre 30 mil e 52 mil caracteres (incluindo espaços).
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Criação* – máximo de 35 mil caracteres (incluindo espaços).
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Documentação* – máximo de 30 mil caracteres (incluindo espaços).
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Resenhas* – entre 5 mil e 20 mil caracteres (incluindo espaços).
* seções destinadas exclusivamente a textos definidos pelos editores, não abertas ao envio de manuscritos.
3. Título do texto
O título do texto é o primeiro atrativo para a atenção do leitor. Sua função é dar um panorama do que vai ser encontrado no artigo, devendo ser sucinto (contendo por volta de 90 caracteres, sem pontuação), claro, objetivo, conciso, informando o teor da análise que o autor faz no manuscrito. O uso de poucas palavras e a ausência de sinais (asterisco, dois-pontos, travessão, qualquer outro tipo de pontuação) tornam o título mais limpo visualmente, ativando com mais facilidade o interesse do leitor.
4. Citações
A forma de citação deve seguir o padrão ABNT NBR 10520/2002 (Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação).
4.1. Para a indicação da fonte, deve-se utilizar o sistema (AUTOR, data, p.) logo após a citação.
4.2. Toda citação deve ser seguida dessa indicação, permitindo sua identificação nas referências. Se houver duas ou mais obras de mesmo autor no mesmo ano, é necessário acrescentar letras (a, b, c...) ao lado do ano para que a publicação possa ser identificada.
4.3. É obrigatória a indicação das fontes de todas as citações, mesmo que sejam de textos publicados anteriormente do próprio autor, já que atualmente há muitas ferramentas para verificação de plágio e autoplágio.
4.4. Não utilizamos os termos idem/ibidem, op. cit. Quando se tratar de várias citações de uma mesma obra, a fonte deve ser repetida integralmente na forma (AUTOR, data, p.).
4.5. Caso o nome do autor do texto citado já esteja incluído na sentença e a citação seja direta, ipsis litteris o texto original, é necessário acrescentar data e número de página entre parênteses. Ex.: De acordo com Candido (1988, p. 53), “a literatura comparada foi instituída...”. Ver: item 6.3 Sistema autor-data (ABNT NBR 10520/2002).
4.6. Quando se trata de citação de texto antigo, em geral, é possível atualizar a grafia, adequando às normas estabelecidas no Novo Acordo Ortográfico. Trata-se apenas de ajustar os termos a novos padrões gramaticais e/ou ortográficos. Caso exista uma justificativa científica/acadêmica para manter da forma original ou a atualização possa comprometer o entendimento do texto ou o contexto em que foi produzido, deve-se inserir uma nota esclarecendo essa questão: “Nas citações foi mantida a grafia dos textos originais”.
4.7. Em citações diretas de textos que contenham quaisquer tipos de incorreções (erro de digitação, grafia incorreta, concordância inadequada, termo com sentido inadequado etc.), deve-se inserir o termo latino [sic]: “O espetáculo estreiou [sic] na segunda semana de agosto”. É possível, no entanto, fazer os acertos necessários nos casos em que esses pequenos “erros” não sejam intencionais. Ou seja, erros de ortografia, concordância, pontuação podem ser corrigidos na transcrição, evitando que a incorreção se perpetue em outra publicação ou que pareça descuido na edição do texto.
4.8. Citações diretas com até três linhas devem entrar no corpo normal do texto, entre aspas duplas. Aspas simples devem ser utilizadas para indicar citação dentro de citação. Incluir (AUTOR, ano, p.) logo após cada citação. Só se deve utilizar apud (conforme, segundo, de acordo com) quando não é possível ter acesso à publicação (obras esgotadas, por exemplo) da qual o trecho foi de fato extraído.
4.9. A partir de quatro linhas, as citações, sem aspas, devem estar separadas pelo espaço de uma linha (antes e depois), corpo 11, a 2 cm da margem esquerda, entrelinha 1,5, texto justificado, com indicação de (AUTOR, ano, p.) logo depois. Deve-se evitar transcrições longas ou que apresentem sinal de reserva/proibição de citação sem autorização para não burlar quaisquer tipos de direitos autorais.
4.10. Supressões, interpolações, comentários devem estar indicados com o uso de colchetes: [...], [ainda de acordo com ele] etc. Ressalta-se, porém, que esse tipo de interferência em texto alheio não pode alterar nem deixar em dúvida o sentido original.
4.11. Quando se tratar de tradução de texto em outro idioma ou houver destaque tipográfico que não consta no trecho original, além dos dados da obra de que foi extraída a citação, deve-se indicar: (SMITH, 1989, p. 13 – tradução nossa/minha); (SOUZA, 2017, p. 8 – grifos nossos/meus).
4.12. Se houver mais autores com o mesmo sobrenome e mesmo ano de obra, indicar o prenome: (SOUZA, Américo, ano).
5. Resumo/abstract, imagens, notas de rodapé, informações sobre o autor
5.1. Caso o trabalho tenha apoio financeiro de alguma instituição ou tenha sido baseado em algum outro artigo, essa informação deve ser mencionada no início do texto, abaixo do(s) nome(s) do(s) autor(es), e conter, no máximo, 250 caracteres, incluindo espaços.
5.2. Resumo e abstract – contendo três palavras-chave/keywords – devem conter, juntos, no máximo, 1.300 caracteres (incluindo os espaços).
5.3. Figuras compreendem ilustrações, gráficos, quadros, fotografias, imagens e tabelas. Devem ter numeração sequencial e conter as respectivas legendas iniciadas com o termo em negrito Figura 1 –, com títulos e créditos. A remissão a essas figuras deve estar indicada no texto com a designação (Figura 1), orientando a leitura e facilitando ao leitor a comprovação dos dados que aparecem nas imagens. Nas legendas, deve-se evitar a repetição de informações contidas no texto. A responsabilidade pela divulgação de imagens, incluindo as que envolvem direitos autorais, é exclusiva dos autores.
5.4. Após ter seu artigo verificado por pareceristas, receber a súmula com suas orientações e ter confirmada a publicação de seu artigo, o autor deve incluir texto sucinto (por volta de 200 caracteres, incluindo espaços), antes das referências, com informações sobre a atividade principal que exerce, incluindo sua afiliação institucional, seu e-mail e seu identificador orcid (o cadastro é feito em: https://orcid.org/signin). Exemplo:
Sobre o autor
MARIA DA SILVA é professora do Programa de Pós-Graduação em Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (IEL/Unicamp).
e-mail
orcid
6. Referências
6.1. A exatidão dos dados que constam nas referências é de inteira responsabilidade do autor.
6.2. As referências devem seguir a norma ABNT NBR 6023/2002 (Informação e documentação – Referências – Elaboração, segunda edição, 2018), sendo inseridas logo após a citação no sistema (AUTOR, data, p.).
6.3. As notas são explicativas (não são bibliográficas), devem ser inseridas no rodapé com números arábicos (corpo 10, espaço simples) e conter, no máximo, seis linhas. Notas em demasia ou muito grandes podem quebrar o ritmo da análise e desviar a atenção de informações que deveriam estar expostas no próprio texto, comprometendo o entendimento dos argumentos do autor. O número das notas no corpo do texto é elevado.
6.4. A lista de referências (corpo 11) deve ser incluída no final do texto, em ordem alfabética pelo sobrenome do autor. Deve conter todas as indicações de fontes que foram utilizadas no artigo, com recuo da segunda linha na terceira letra da primeira linha. Essa lista não deve incluir obras que não foram citadas ou textos que estão em avaliação em periódicos, somente o que está de fato publicado ou aguardando publicação (no prelo).
6.5. Quando disponíveis on-line, é obrigatório informar DOI (Digital Object Identifier) e/ou URL de cada referência bibliográfica.
Exemplos:
Livros/capítulos de livros – inserir os dados como constam da ficha catalográfica
HOLANDA, Sérgio Buarque de. O semeador e o ladrilhador. In: HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, cap. 4, p. 93-138.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Visão do paraíso: os motivos edênicos do descobrimento e colonização do Brasil. São Paulo: Brasiliense/Publifolha, 2000.
Artigos de jornal sem autor – não se insere In: antes de nomes de periódicos
CORDELISTAS denunciam ameaça contra sua morte. Diário de Pernambuco, 17 de março de 1098, p. 11.
Anais
MARTINS, Maria Luana et al. Grécia Antiga: a posição da mulher sob a ótica masculina. In: SEMINÁRIO CIENTÍFICO DO UNIFACIG – Sociedade, Ciência e Tecnologia, 5., 2019. Anais [...]. Disponível em: http://pensaracademico.facig.edu.br/index.php/semiariocientifico/issue/view/52/showToc. Acesso em: 10. set. 2020.
Apresentações orais
GARCIA, Walter. Cordialidade, melancolia, modernidade: o trabalho de João Gilberto.
Conferência de encerramento. Comunicação oral. In: SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO: LITERATURA, SOCIEDADE E HISTÓRIA DA LITERATURA, 2. Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017.
Currículo lattes
ANJOS JÚNIOR, Moacir dos. Currículo do sistema currículo Lattes. [Brasília], 15 dez. 2019. Disponível em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787189P7. Acesso em: 20 jan. 2018.
Data da primeira publicação
É desnecessário indicar a data da primeira publicação de todos os textos, a não ser que essa informação seja relevante para o entendimento do contexto da obra:
ALMEIDA, Júlia Lopes de. (1906). Livro das donas e donzelas. Rio de Janeiro: Editora Livraria Francisco Alves, 1922a.
ALMEIDA, Júlia Lopes de. (1910). Eles e elas. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1922b.
Discos/músicas
GERALDINHO. O causo da bicicleta. In: GERALDINHO. Trova, prosa e viola. V. 1. Participação de André e Andrade, Hamilton Carneiro. Direção de Hamilton Carneiro.
Em caso de coletânea, a entrada é feita pelo título:
TRACY CHAPMAN. São Paulo: Elektra, 1988. L. A, 1 disco (15 min.): 33 1/3rpm, microssulco, estéreo. 670.4170-A.
DOI
CHASLES, Virginie. Saúde urbana e higienismo, o exemplo da França. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 64, ago. 2016, p. 65-74. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i64p65-74.
Entrevistas
MANO BROWN. Papo reto: hoje, Mano Brown é paz e amor. [Entrevista concedida a] Marcos Lauro. Vip, 21 ago. 2017. Disponível em: https://vip.abril.com.br/cultura/papo-reto-hoje-mano-brown-e-paz-e-amor. Acesso em: 6 fev. 2018.
ANDRADE, Mário de. Conversa com Mário de Andrade. [Entrevista concedida a] Martins Castello. Diário Carioca, n. 1.848, 2ª secção, 5 de agosto de 1934.
Filmes
O NOME da rosa. Produção de Jean-Jaques Annaud. São Paulo: Tw Vídeo distribuidora, 1986. 1 Videocassete (130 min.): VHS, Ntsc, son., color. Legendado. Port.
Homepages
IMS – Instituto Moreira Salles. Acervo musical. Disponível em: http://acervo.ims.com.br. Acesso em: 20 jul. 2018.
Seminários/colóquios
SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS, 1., Anais […]. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B8Sm1NUcs2tGY180UXhRdHZlcDg/view . Acesso em: 20 ago. 2018.
Wikipédia
ALBERT SABIN. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2020. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Albert_Sabin&oldid=59972951. Acesso em: 8 ago. 2020.
DEMOCRACIA. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2020. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Democracia&oldid=59848366. Acesso em: 21 maio 2020.
YouTube
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Fórum da Internet no Brasil – O que é o CGI.br?. 2012. Disponível em: https://youtu.be/F38J9R5wuqo. Acesso em: 13 out. 2014.
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