Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 04/08/2023)

Sobre o periódico

 

Informações básicas

 

A Revista de História, publicação do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), é uma das revistas especializadas em História mais antigas do Brasil, fundada em 1950 pelo professor Eurípedes Simões de Paula.

A Revista de História publica artigos nos idiomas: Português, Inglês, Espanhol e Francês (originais inéditos ou traduzidos), resenhas, entrevistas com historiadores e edições críticas de fontes documentais. 

Ocasionalmente, também publica textos de áreas afins (Antropologia, Arqueologia, Ciência Política, Economia, Sociologia etc).

Pretende, assim, contribuir para o debate qualificado no âmbito historiográfico, para um público mais amplo além de servir como meio de divulgação da produção universitária brasileira.
Desde 2017 sua publicação é em fluxo contínuo (Ahead of print).

O periódico está alinhado com as práticas de ciência aberta e a promoção de diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade na gestão e operação.

 

 

Fontes de indexação

 
  • Portal de Revistas da USP
  • Portal de Periódicos da Capes
  • CLASE – Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades
  • Redalyc – Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal
  • DOAJ – Directory of Open Access Journals
  • SciELO – Scientific Electronic Library Online
  • Scopus
  • Site institucional da Revista de História
  • Google Scholar (Google Acadêmico)
     
 

 

Publicação contínua & Ahead of Print

 

Após aprovação final, revisões e editoração, os textos são imediatamente publicados em Ahead of print. A Comissão Editorial define os critérios para publicação imediata ou futura do artigo em edição, conforme cronograma interno.

 

 

Resguardo

 

A RH resguarda um intervalo de dois anos entre a publicação de dois artigos de um mesmo autor. 

 

 

 

Conteúdo

 

As opiniões e os conteúdos expressos nos textos publicados pela Revista de História são de exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.

 

 

Declaração de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

 

Propriedade intelectual

 

A reprodução dos textos editados pela RH é permitida sob licença Creative Commons, Atribuição-NãoComercial (CC BY-NC).

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista de História o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial, que permite o compartilhamento do trabalho sem fins lucrativos, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  • Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista de História.
  • Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
 

 

Fontes de Apoio (Sponsors)

 

 

  

 

 


 

Corpo Editorial

 

Editores

 
  • Miguel Soares Palmeira – Editor-chefe (Universidade de São Paulo – São Paulo - SP – Brasil) miguel_palmeira@yahoo.com.br
  • Stella Maris Scatena Franco – vice-editora (Universidade de São Paulo – São Paulo – SP – Brasil) stellafv@usp.br
 

 

Comissão editorial

   

 

Editores associados

 
  • Ângela de Castro Gomes – Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil CPDOC / Fundação Getúlio Vargas – Rio de Janeiro – RJ – Brasil
  • Barbara Weinstein – University of Maryland – College Park - Maryland – Estados Unidos
  • Eliana Regina de Freitas Dutra – Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG – Brasil
  • Guillermo Palacios – Colegio de México – Cidade do México – DF – México
  • João José Reis – Universidade Federal da Bahia – Salvador – BA – Brasil
  • Luís Miguel Carolino – Museu de Astronomia e Ciências Afins/Conselho Nacional de Pesquisa – Rio de Janeiro – RJ – Brasil
  • Marcus J. M. de Carvalho – Universidade Federal de Pernambuco – Recife – PE - Brasil
  • Maria Emília Madeira Santos – Instituto de Investigação Científica Tropical de Lisboa – Lisboa – Portugal
  • Rafael Sagredo – Pontifícia Universidad Católica de Chile – Santiago – Chile
  • Robert Slenes – Universidade Estadual de Campinas – Campinas – SP – Brasil
  • Roquinaldo Ferreira – Brown University (Providence – Estados Unidos
  • Serge Gruzinski – École des Hautes Études en Sciences Sociales – Paris – França
  • Sueann Caulfield – University of Michigan – Ann Arbor – Michigan – Estados Unidos
  • Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses – Universidade de São Paulo – São Paulo – SP – Brasil
 

 

Produção editorial

 
  • Projeto Gráfico
    Paulo Alves de Lima
  • Editoração
    Joceley Vieira de Souza
  • Editor executivo
    Joceley Vieira de Souza
  • Monitor/Estagiário
    Attílio Favoretto Braghetto
 

 


 

Instruções aos autores

 

Escopo e política

 

A Revista de História (RH) publica artigos, resenhas e edições críticas de fontes e documentos relacionados, preferencialmente, à disciplina de História, mas também a outras disciplinas afins, como a Antropologia, a Sociologia e a Arqueologia. Os textos devem ser originais, inéditos e escritos em português, ou excepcionalmente em espanhol. Ela não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente outros periódicos do país ou do exterior

A RH também publica artigos ou resenhas traduzidas. Neste caso, os textos devem estar acompanhados do texto original e da autorização do autor para a tradução. As resenhas podem ser de livros publicados no Brasil nos dois anos anteriores, contados a partir da data de apresentação da resenha, ou, se publicados no exterior, nos quatro anos anteriores, contados da mesma forma.

Cada autor só poderá ter um artigo ou resenha em processo de seleção, isto é, entre o início da submissão e a publicação final. Será, ainda, resguardado um intervalo de dois anos para que o mesmo autor possa publicar outro texto na RH. Caso o texto seja retirado após o início do processo de avaliação, o autor também deverá aguardar dois anos até apresentar novas propostas de contribuição.

Os conteúdos expressos nos textos publicados pela Revista de História são de exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.

A Revista de História não cobra nenhum tipo de taxa para a publicação dos textos.

Titulação mínima exigida dos autores (e coautores) para submissão de Artigos: Doutorado em Andamento.

Os autores deverão enviar a declaração de Conformidade com a Ciência Aberta.

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação dos textos submetidos à Revista de História realiza-se da seguinte forma:

  • Triagem inicial, pela Comissão Editorial, para verificar se o texto atende às especificações formais da Revista;
  • A Comissão Editorial se reúne regularmente para avaliar os artigos e deliberar se estão ou não dentro do perfil editorial da Revista de História. Uma vez aceito, o artigo seguirá os trâmites de avaliação por pares.
  • Envio a dois pareceristas ad hoc, designados pela Comissão Editorial (assegura-se a manutenção do sistema avaliativo de duplo-cego);
  • Os dois pareceres são avaliados pela Comissão Editorial, que delibera quanto:
  1. a necessidade ou não de envio a um terceiro parecerista, caso os 2 pareceres sejam conflitantes;
  2. a aprovação do texto para publicação, sem a exigência de reformulações;
  3. a aprovação do texto para publicação, condicionada à realização das alterações sugeridas pelos pareceristas ou pela própria Comissão;
  4. a reprovação do texto para publicação, por não atender aos critérios e às exigências da Revista.

Importante

  • No caso de aprovação condicionada à realização de alterações, a Comissão Editorial pede que os autores respondam ponto a ponto às críticas formuladas pelos pareceristas e destaquem de forma clara, na nova versão do texto, as alterações feitas.
  • Em alguns casos, pode ocorrer novo pedido de reformulação a ser realizada no prazo máximo de 30 dias. A nova versão é avaliada pelos pareceristas e pela Comissão Editorial que também decide pela aprovação ou reprovação final do texto.
  • Se as alterações sugeridas forem muito substantivas, a Revista de História pode sugerir: a) reformulação completa do artigo, encerrando a presente etapa do processo avaliativo; b) nova submissão e iniciar outra fase de análise do artigo.

Periodicidade

Fluxo Contínuo (Ahead of Print). Desde 2017, a Revista é publicada apenas on line.

Princípios Éticos

A revista segue as diretrizes do Código de Conduta e Boas Práticas do COPE (Committee on Publication Ethics) e as submissões devem atender a essas diretrizes. Para conhecimento do Código, consulte https://publicationethics.org/files/Code_of_conduct_for_journal_editors_1.pdf

Resolução de Conflitos de Interesse e Violações Éticas

Os editores tomarão as medidas necessárias para identificar e prevenir a publicação de artigos em que ocorra má conduta de pesquisa ou violações éticas, incluindo plágio, manipulação de citações e falsificação/fabricação de dados, ausência de autorizações pertinentes, discriminação, entre outros. As situações e alegações que chegarem ao conhecimento de editores e avaliadores serão levadas ao Comitê Editorial, que tomará as providências cabíveis, incluindo o encaminhamento a instâncias superiores da Universidade, se necessário.

A Comissão Editorial se reserva o direito de checar os artigos no programa iThenticate (para detecção de plágio)

Publicação Contínua & Ahead of Print

Após aprovação final, revisões e editoração, os textos são imediatamente publicados em Ahead of print. A Comissão Editorial define os critérios para publicação imediata ou futura do artigo em edição, conforme cronograma interno.

Resguardo

A Revista de História resguarda um intervalo de dois anos entre a publicação de dois artigos de um mesmo autor.

 

 

Forma e preparação de manuscritos

 

Atentar ao caráter dos textos submetidos:

ORIGINALIDADE

O texto apresenta contribuições originais ao tema proposto;

INEDITISMO

O texto não pode ter sido publicado antes em outras instâncias (exceto na plataforma Scielo preprint);

EXCLUSIVIDADE

O texto não foi encaminhado simultaneamente a outros periódicos e livros do país ou do exterior.

Atente-se às questões administrativas:

  • Cada autor só poderá ter um artigo ou resenha em processo de seleção;
  • Caso o texto seja retirado após o início do processo de avaliação, o autor deverá aguardar dois anos até apresentar novas propostas de contribuição;
  • A Revista de História resguarda um intervalo de dois anos entre a publicação de dois artigos de um mesmo autor.

Sobre a submissão:

  • Para permitir a avaliação cega dos pares, não pode constar informações (no arquivo word), que identifiquem a autoria do trabalho, inclusive no menu “Propriedades”.

Formato: .doc | .docx
Fonte: Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5

  • Artigos e Edições Críticas:

Tamanho: 30.000 a 80.000 caracteres com espaço
Resumos: até 10 linhas
Bibliografia: Completa, ao final do artigo (nomes dos autores sem abreviaturas)
Página inicial:

Título em Português, Resumo, 5 Palavras-chave;

Título em inglês, Abstract, 5 keywords

  • Resenhas Críticas:

Tamanho: 5.000 a 25.000 caracteres com espaço
Página inicial: Título da resenha; Referência completa da obra resenhada

Sobre os livros resenhados:

  • livros publicados no Brasil: nos dois (2) anos anteriores
  • livros publicados no Exterior: nos quatro (4) anos anteriores

DOSSIÊS

Além das seções de artigos livres, resenhas e entrevistas, a Revista de História também publica dossiês. Os dossiês não têm periodicidade fixa e as propostas podem ser apresentadas em fluxo contínuo.

Cada dossiê deve ter de dois a três organizadores com título mínimo de doutor.

A Comissão Editorial avaliará a pertinência da publicação.

As propostas devem ser enviadas pelo e-mail revistahistoria@usp.br por meio de um texto de até duas laudas, que apresente o título, a temática e sua relevância historiográfica. Os responsáveis pela Revista e os organizadores do dossiê se incumbirão da divulgação da chamada das propostas aceitas, com cronograma de recebimento das colaborações.

Todas as colaborações devem ser submetidas via plataforma e os procedimentos de análise e avaliação seguem o fluxo normal das demais seções.

Além de um mínimo de 4 artigos, os dossiês, para serem publicados, devem necessariamente conter uma apresentação assinada pelos organizadores.

CITAÇÕES

até 3 linhas: 
entre aspas, no corpo do texto

maiores de 3 linhas: destacadas em Times New Roman, tamanho 11, espaçamento 1.0, sem aspas, recuo à esquerda (1,25cm);

intervenções:  colocadas em colchetes, ex.: [Intervenção]

omissões: marcadas por reticências, entre parênteses, ex.: (...)

referências: logo após a citação, no texto ou em rodapé.

Por exemplo: (BLOCH, 1993 [1924], p. 278)

Obs.: sempre incluir o ano da 1ª edição

grifo do autor: indicado em itálico

ATENÇÃO AO FORMATO DAS REFERÊNCIAS:

INCORRETO:

[...]i
---------------------------------------------------
 i BLOCH, Marc. Os reis Taumaturgos. Estudo sobre o caráter sobrenatural do poder régio na França e na Inglaterra. São Paulo: Companhia das Letras, 1993, p. 278

CORRETO:

        [...] BLOCH, 1993 [1924], p. 278.                  

Obs.: sempre incluir o ano da 1ª edição

TABELAS

Devem ser inseridas no corpo do texto.

Não devem ser inseridas como anexos no fim do documento.

IMAGENS

Devem ser inseridas no corpo do texto.

Acima da imagem inserir o nome da mesma.

Abaixo da imagem inserir as informações detalhadas da mesma.

As imagens devem ser incluídas como Outros na Etapa 2 da submissão (com resolução de 300dpi e nos formatos .jpg ou .tiff).

Não devem ser inseridas, como anexos, no final do documento.

TERMOS EM OUTRO IDIOMA

Devem ser grafados em itálico.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (no final do artigo)

Listas distintas para Referências Bibliográficas e Fontes

  • Obrigatória, para fins de indexação XML.
  • Inserir os nomes e sobrenomes completos dos autores, sem abreviação
  • Não utilizar o recurso    _____________.   (sempre repetir os nomes e sobrenomes dos autores em caso de obras distintas dos mesmos)
  • Incluir sempre o código DOI nas referências dos artigos que o possuírem;
  • A bibliografia final deve seguir as normas da ABNT-NBR 6023, exemplificadas a seguir (Obs.: o nome do autor nunca deve ser abreviado):

Para livros, dissertações, teses, artigos e similares

SOBRENOME, Nome. Título da obra ou livro em itálico: subtítulo. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano, [ano da 1ª edição], p.

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo ou parte do livro. In: SOBRENOME, Nome (ed.; org.; coord.; etc.); ou Idem. Título em itálico: subtítulo. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano, [ano da 1ª edição], p.

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico. Cidade: Editora, vol., fasc., ano, p. Disponível em: <http://www...>. Acesso em: dd/mm/aaaa. Doi: http://...

SOBRENOME, Nome. Título do artigo ou matéria. Jornal em itálico, Cidade, dd/mm/aaaa, caderno, p.

SOBRENOME, Nome. Título do trabalho apresentado. In: NOME DO EVENTO, número, ano, local. Resumos, Anais, Atas, Proceedings em itálico. Cidade: editora, ano, p.

SOBRENOME, Nome. Título da tese/dissertação em itálico. Tese de doutorado/dissertação de mestrado, área, departamento/instituto, universidade, ano.

NOME DO EVENTO, número, ano, local. Observação: o nome do autor nunca deve ser abreviado.

Para fontes manuscritas e documentos impressos

Autor. Tipo de Documento. Data. Informações descritivas seguidas de vírgula. Informações de localização seguidas de vírgula.

Para materiais iconográficos

Autor. Título em itálico. Data. Suporte (pintura, gravura, fotografia, etc), demais informações seguidas por vírgula.

Para materiais cartográficos

Autor. Título em itálico. Local: editora, ano. Designação específica (1 atlas, mapa, fotografia aérea). Escala. Demais informações seguidas de vírgula.

Para materiais sonoros

Compositor ou intérprete. Título em itálico. Local: gravadora (ou equivalente), data. Suporte, demais informações seguidas por vírgula.

Para partituras

Autor. Título em itálico. Local: editora, data. Designação específica (1, 2, 3 partitura). Instrumento a que se destina. Demais informações seguidas de vírgula.

Para documentos tridimensionais

Autor. Título em itálico. Data. Especificação do objeto (escultura, fósseis, objetos etc.): características do objeto (material, dimensões, descrição etc.). Local onde se encontra (Museu, Arquivo, Coleção particular etc.)

Para patentes

Entidade e/ou autor responsável. Título em itálico. Número da patente, data (do período de registro).

Para materiais constantes na Internet

Utilizar as mesmas normas acima para cada tipo de material, acrescentando, ao final da referência, as seguintes expressões e dados: Disponível em<http://> e Acesso em dd/mm/aaaa.

Em caso de artigos que possuam DOI, informar, de acordo com o exemplo abaixo:

FREITAS, Gustavo de. A Companhia Geral do Comércio do Brasil (1649-1720). In: Revista de História, São Paulo, v. 2, n. 6, p. 307-328, junho 1951. ISSN 2316-9141. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/35002>. Acesso em: 27 apr. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v2i6p307-328.

 

 

Envio de manuscritos

 

https://www.revistas.usp.br/revhistoria/about/submissions

 

 


 

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br