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(Atualizado: 28/06/2023)

Sobre o periódico

 

Informações básicas

 

A Revista de Administração da UFSM/ReA UFSM (eISSN 1983-4659), consiste em um periódico acadêmico-científico em formato on-line da área de Administração, classificado no extrato A4 no Qualis/CAPES nesta área do conhecimento. Criada em 2008, a revista é publicada pelo Departamento de Ciências Administrativas UFSM e está aberta a todos os temas e ensaios teóricos e empíricos de origem nacional e internacional, visando promover o debate acadêmico e apresentar práticas de gestão relevantes e aplicadas à realidade organizacional. É uma publicação periódica, de fluxo contínuo. Eventualmente, podem ser publicadas edições especiais.

Missão: "A missão da Revista de Administração da UFSM consiste em publicar a pesquisa empírica que testa, amplia ou constrói a teoria administrativa e contribui com a prática de gestão. Para ser publicado na ReA, um manuscrito deve trazer contribuições empíricas e teóricas relevantes e destacar o significado daquelas contribuições ao campo da gestão".


O título abreviado do periódico é Rev. Adm. UFSM., que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

 

Fontes de indexação

 

Diretórios e indexadores

 

 

 

Propriedade intelectual

 

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.

 

 

Patrocinadores

 

A publicação recebe financiamento de:

 

 


Corpo editorial

 

Editora chefe

   

 

Editores adjuntos

   

 

Comissão editorial

 

Corpo editorial científico

Conselho editorial

 

 

Produção editorial

 

Diagramação

  • Editora Central de Periódicos da UFSM, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Santa Maria, RS, Brasil, centraldeperiodicos.ufsm.br

Suporte técnico

  • Equipe Editorial, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM,
    Santa Maria, RS, Brasil, rea@ufsm.br
 

 


Instruções aos autores

 

Alcance e política

 

A ReA/UFSM está aberta a todos os temas e ensaios teóricos e empíricos de pesquisadores da área de Administração de origem nacional e internacional, visando promover o debate acadêmico e apresentar práticas de gestão relevantes e aplicadas à realidade organizacional. A revista aceita apenas artigos inéditos de autores brasileiros e/ou estrangeiros, referentes a temas nacionais ou internacionais, na área de Administração. Destaca-se que a inclusão de parte ou de versão preliminar do artigo em anais de eventos científicos de qualquer natureza, não é considerada quebra de ineditismo. Os artigos devem ser escritos em inglês e apresentar estilo claro, conciso e objetivo, respeitando o padrão e rigor acadêmicos.

A ReA aceita a submissão de manuscritos depositados previamente em servidores de preprint, desde que estejam armazenados em plataformas confiáveis, como SciELO Preprints, SSRN e OSF.

 

 

Forma e preparação dos manuscritos

 

Diretrizes para autores

Normas técnicas para a publicação de artigos científicos:

Para redação e apresentação do texto é requerida a sua adequação às normas da American Psychological Association (APA). Veja o exemplo de como utilizar as normas da APA:

Versão em Português (APA)

http://www.anpad.org.br/diversos/apa/apa_citacoes_referencias.pdf

Versão em Inglês e Espanhol (APA)

https://library.csustan.edu/ld.php?content_id=51642135

1. Características técnicas:

  • O editor de texto aceito é o Word 97-2003 (*.doc);
  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12, com exceção do interior de figuras e tabelas que deverão utilizar tamanho 10;
  • Espaçamento do corpo do texto: 1,5 linha;
  • Espaçamento do resumo, palavras-chave, abstract, keywords e interior de figuras e tabelas: 1,0 linha;
  • Alinhamento do texto: justificado;
  • Alinhamento das referências bibliográficas: à esquerda;
  • Margens: Superior: 3 cm, Inferior: 2 cm, Esquerda: 3cm, Direita: 2 cm.


2. Características específicas:

2.1 Na primeira página do arquivo deverão constar:

(a) área temática de acordo com a classificação do CNPQ (Área - 6.00.00.00-7 Ciências Sociais Aplicadas; Especialidades - 6.02.00.00-6 Administração)
(b) título do artigo (em inglês e em português);
(c) resumo estruturado em inglês e português (de no máximo 250 palavras de acordo com os tópicos abaixo)

Finalidade (obrigatório)
Desenho / metodologia / abordagem (obrigatório)
Constatações (obrigatório)
Limitações / implicações da pesquisa (se aplicável)
Implicações práticas (se aplicável)
Implicações sociais (se aplicável)
Originalidade / valor (obrigatório)

Palavras-chave (os autores devem fornecer palavras-chave curtas e apropriadas que abranjam os principais tópicos do artigo. O número máximo de palavras-chave é 5)

 

2.2 O conteúdo dos artigos deve apresentar, sempre que possível:

(a) objetivos;
(b) revisão da literatura;
(c) metodologia;
(d) resultados e conclusões;
(e) limitações;
(f) recomendações de estudo; e
(g) referências bibliográficas;

2.3 As figuras, tabelas, ilustrações e equações devem conter legendas, créditos, fonte e estar no formato JPG, no corpo do texto. Caso haja figuras e tabelas importadas de outros programas, como Excel e Power Point, devem ser convertidas em jpg;

2.4 As referências bibliográficas deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do artigo, de acordo com as normas da APA;

2.5 São permitidos no máximo cinco (5) autores por artigo. Apenas pessoas que tenham participado suficientemente do desenvolvimento do trabalho devem ser designadas como autores, de acordo com os critérios do ICMJE, que considera como autor aquele que contribuiu substancialmente para:

(i) concepção, planejamento, análise ou interpretação dos dados,
(ii) redação do artigo ou sua revisão intelectual crítica,
(iii) revisão e aprovação da versão final para publicação.

Contribuições menores, como sugestões de referências, análise de dados ou auxílio na edição, não garantem crédito de autoria.

Os artigos aprovados para publicação precisam especificar a contribuição de cada autor, considerando os seguintes itens: 1. Definição do problema de investigação, 2. Desenvolvimento de hipóteses ou questões de investigação (estudos empíricos), 3. Desenvolvimento de proposições teóricas (trabalho teórico), 4. Fundamentação teórica / Revisão da literatura, 5. Definição de procedimentos metodológicos, 6. Coleta de dados , 7. Análise estatística, 8. Análise e interpretação dos dados, 9. Revisão crítica do manuscrito, 10. Redação do manuscrito, 11. Outros (especifique).

2.6 O trabalho pode ter, no máximo, 25 páginas, incluindo ilustrações e referências bibliográficas.

2.7 Os trabalhos devem ser enviados no idioma inglês.

2.8 O artigo deve ser inédito no Brasil ou em outro país, não sendo considerada quebra de ineditismo a inclusão de parte ou de versão preliminar do mesmo em anais de eventos científicos de qualquer natureza;

2.9 Os autores garantem, ao submeterem um artigo, que o mesmo não contém violação de quaisquer direitos autorais ou outro direito de terceiro e responsabilizam-se exclusivamente pelo seu conteúdo. A ReA-UFSM utiliza o software para combater o plágio acadêmico e profissional e verificar a originalidade dos trabalhos submetidos e publicados. Em caso de detecção de plágio, o artigo é excluído do processo de submissão (arquivado) e os autores ficam impedidos de submeter novos artigos para o periódico por um período de três anos.

2.10 A ReA/UFSM está alinhada com as práticas de Ciência Aberta (Open Science):

  • Aceita a submissão de manuscritos depositados previamente em servidores de preprint, desde que estejam armazenados em plataformas confiáveis, como SciELO Preprints, SSRN e OSF;
  • Requer a citação e referenciamento dos dados, códigos de programas e outros conteúdos subjacentes aos textos dos artigos. Recomenda que os conteúdos citados estejam disponibilizados em acesso aberto;
  • Oferece opções de abertura do processo de avaliação por pares.
  • Para tanto, na submissão do manuscrito o autor correspondente deve informar sobre o alinhamento da pesquisa e conformidade do manuscrito com as práticas da ciência aberta, por meio do Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta, que deve ser submetido como arquivo suplementar ao manuscrito.

2.11 A ReA irá priorizar para fins de publicação, artigos que incluam pesquisadores de universidades do exterior.

2.12 É OBRIGATÓRIO que os autores enviem no ato da submissão, a título de documentação suplementar, um arquivo com a biografia de todos os autores nos idiomas português e inglês, informando ORCID, nome, titulação, afiliação institucional, cidade/país de origem e e-mail.

2.13 Direitos Autorais e Licenciamento: Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à ReA/UFSM. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nos documentos PDF dos artigos.

Obs: os casos não previstos nestas normas serão resolvidos pelo Editor da ReA - UFSM, consultando o Conselho Editorial quando necessário.

Os textos serão automaticamente rejeitados se não observarem o formato exigido acima.

A Revista de Administração da UFSM - ReA não cobra taxas de submissão e de processamento de artigos.

 

 

Envio de manuscritos

 

Os trabalhos devem obedecer às políticas editoriais e às diretrizes para autores adotados pela ReA/UFSM. As políticas e as instruções para os autores estão disponíveis em https://periodicos.ufsm.br/reaufsm/. Os artigos devem ser submetidos unicamente pela página da Revista de Administração da UFSM.

 

 

Política de avaliação de manuscritos

 

Os artigos submetidos a Revista de Administração da UFSM - ReA serão avaliados em duas etapas: 1) avaliação preliminar pelo editor (desk review) e 2) avaliação no sistema double blind review, Os artigos submetidos a ReA são avaliados por meio de um formulário padrão de acordo com os seguintes critérios: relevância da publicação, resumo claro e preciso, problema significativo e conciso, método claramente definido e consistente com os objetivos do artigo, interpretações e conclusões justificadas pelos resultados, referência adequada a outros trabalhos na área, linguagem aceitável, interesse, qualidade, originalidade.

 

 

Declaração de Ética

 

Código de ética

Este Código de Ética tem por objetivo contribuir para a qualidade da Revista de Administração da UFSM (ReA UFSM), visando garantir a sua confiabilidade para editores, autores, avaliadores e leitores. O código tem por base o Manual de Boas Práticas da ANPAD (ANPAD, 2010), o Código de Conduta e diretrizes para a melhor prática para Editores de Periódicos Científicos do Committee on Publication Ethics (COPE, 2013), bem como práticas consolidadas de editoria científica da área de Administração. E pode ser acessado na íntegra em: https://periodicos.ufsm.br/reaufsm/about/editorialPolicies#custom-2

1. Questões relativas à publicação e autoria

  • Lista de referências e financiamento
    Os autores devem listar e citar apropriadamente, de acordo com as instruções fornecidas em página específica, os trabalhos que serviram de base para o desenvolvimento da pesquisa. Além disso, devem fornecer informações, quando for o caso, sobre as fontes de financiamento da pesquisa, em agradecimento ao final do artigo ou em nota de rodapé no início.
  • Plágio e dados fraudulentos
    Os autores devem declarar que os artigos são de sua própria autoria e que o material de terceiros eventualmente usado é referenciado e empregado de modo legítimo. Não será admitido plágio, falsificação ou fabricação de dados.
    Os autores garantem, ao submeterem um artigo, que o mesmo não contém violação de quaisquer direitos autorais ou outro direito de terceiro e responsabilizam-se exclusivamente pelo seu conteúdo. A ReA-UFSM utiliza a ferramenta CopySpider (https://copyspider.com.br/) para combater o plágio acadêmico e profissional e verificar a originalidade dos trabalhos submetidos e publicados. Em caso de detecção de plágio, o artigo é excluído do processo de submissão (arquivado) e os autores ficam impedidos de submeter novos artigos para o periódico por um período de três anos.
  • Publicação da mesma pesquisa em mais de um periódico
    Os autores devem declarar que os artigos submetidos para avaliação e seu conteúdo essencial são inéditos e não estão em processo de avaliação por outra publicação.

2. Responsabilidades dos autores

  • Os autores devem assegurar que todos os dados apresentados no artigo são reais e autênticos
  • Todos os autores devem ter contribuído significativamente para o desenvolvimento da pesquisa
  • Os autores incluídos no artigo devem ter contribuído significativamente para a elaboração do trabalho, não sendo admitida a inclusão de autores após a aceitação do artigo.
  • Todos os autores devem fornecer, quando necessário, correções ou retratações de erros cometidos
  • Os autores devem assegurar que a pesquisa, quando for o caso, tenha passado pela aprovação do órgão pertinente (e.g., Comissão de Ética em Pesquisa) (ANPAD, 2010)
  • Os autores podem ser convidados para serem avaliadores no processo de revisão por pares do periódico
  • Caso os autores sejam bem-sucedidos na publicação de um artigo na ReA UFSM, podem ser chamados para avaliar um artigo para a revista. (ANPAD, 2010)

Caso os autores sejam acionados para atuar neste papel, devem fazê-lo com dedicação, presteza e seriedade científica, contribuindo para a melhoria do artigo.

3. Quanto ao processo de revisão por pares e das responsabilidades dos revisores

Quanto aos Avaliadores e suas Responsabilidades

Os avaliadores devem recusar-se a fazer avaliações para as quais não se sintam qualificados. Apenas concordar em avaliar manuscritos caso:

  • possuam o conhecimento da matéria para realizar uma revisão adequada
  • possam avaliar em tempo hábil
  • “Cumprir a data de devolução assim acordada é uma questão de ética, respeito e responsabilidade da função de revisor (ANPAD, 2010)”.
  • Os avaliadores não devem ter conflito de interesse com a pesquisa, os autores e / ou os financiadores da pesquisa que está sendo avaliada
  • Os avaliadores devem declarar potenciais conflitos de interesse (pessoais, financeiros, intelectuais, profissionais, políticos ou religiosos) para que a equipe editorial da ReA UFSM possa alinhar melhor as avaliações
  • Sendo o processo de avaliação duplo cego, os avaliadores devem informar o editor caso a identidade do autor lhes seja conhecida
  • Os avaliadores não devem usar ou se apropriar indevidamente dos conhecimentos adquiridos durante o processo de avaliação dos artigos
  • Os artigos avaliados devem ser tratados de forma confidencial. Os revisores devem respeitar a confidencialidade da revisão por pares e não revelar quaisquer detalhes de um manuscrito ou de sua revisão, durante ou após o processo de avaliação (COPE, 2013).

Quanto às avaliações:

  • Devem ser objetivas e construtivas, abstendo-se de hostilidades e evitando fazer comentários pessoais difamatórios ou depreciativos (COPE, 2013)
  • O avaliador deve assinalar as falhas que podem ser corrigidas indicando o que deve ser feito para tanto
  • “O revisor deve, sempre, avaliar o custo-benefício de cada mudança solicitada em termos da efetiva melhoria na qualidade do manuscrito” (ANPAD, 2010).
  • Os avaliadores devem sugerir referências de trabalhos relevantes que não foram citados, sempre que cientificamente pertinente para o artigo e/ou sua reformulação
  • Os avaliadores devem buscar indicar todas as alterações passíveis na primeira revisão do artigo, evitando novas recomendações quando do retorno do artigo reformulado

4. Responsabilidades editoriais

Os editores da ReA UFSM se comprometem a, sempre que possível (baseado em COPE, 2013):

  • atender às necessidades dos leitores e autores
  • melhorar constantemente o periódico
  • garantir a qualidade do material publicado
  • defender a liberdade de expressão
  • manter a integridade do registro acadêmico
  • impedir que necessidades empresariais comprometam os padrões intelectuais
  • publicar correções, esclarecimentos, retratações e desculpas quando necessário

Os editores se empenharão para manter a qualidade e a relevância da publicação, o que inclui assegurar que a avaliação dos artigos submetidos seja objetiva, justa e realizada de acordo com as normas e os padrões da pesquisa científica da área de Administração.

Os editores, através da seleção de avaliadores, procurarão promover uma avaliação competente e imparcial dos artigos.

Os editores buscarão revisores que não sejam pertencentes à mesma instituição dos autores do artigo e nem sejam co-autores habituais destes. Também buscarão encaminhar as submissões a revisores com qualificação compatível com o trabalho a ser avaliado (ANPAD, 2010).

Os editores da ReA UFSM têm total responsabilidade e autoridade para rejeitar / aceitar um artigo

A decisão final de aceitação ou rejeição dos artigos é dos editores, considerando a qualidade, a originalidade, a relevância e a aderência deles à linha editorial da ReA UFSM.

Esta decisão pode, eventualmente, contrariar as recomendações apontadas pelos avaliadores, desde que devidamente justificada. “O editor não é refém dos pareceres e opiniões que lhe chegam, mas, caso tenha de contrariá-los, deve agir com ética e discernimento muito claro” (ANPAD, 2010).

O editor não deve ter conflito de interesse com relação aos artigos que rejeita / aceita.

Caso identifique algum conflito de interesse, o editor passará a responsabilidade de decisão para um dos membros do comitê editorial, desde que este também não tenha conflito de interesse.

Os editores só devem aceitar um artigo quanto estiverem razoavelmente certos desta decisão.

Os editores devem publicar correções quando encontrarem algum erro na publicação.

Os editores devem preservar o anonimato dos avaliadores.

Deve ser assegurado por todos os envolvidos no processo de avaliação o tratamento confidencial dos manuscritos submetidos.

Os editores não devem usar ou se apropriar indevidamente dos conhecimentos adquiridos durante o processo de avaliação dos artigos.

5. Questões de ética na publicação

Monitoramento / salvaguarda da ética da publicação pelo Conselho Editorial

O Conselho Editorial da ReA UFSM é responsável por monitorar o cumprimento do presente código de ética. Além disso, deve estar atento a mudanças nos padrões de editoria científica da área de Administração.

Diretrizes para retratação de artigos (baseado em COPE, 2013)

Os editores da ReA UFSM podem considerar efetuar a retratação de um artigo se:

  • houver claras evidências de que os resultados não são confiáveis, seja por resultado de má conduta (e.g., fabricação de dados) ou por um erro honesto (e.g., erro de cálculo ou erro experimental)
  • as conclusões foram publicadas anteriormente em outro lugar sem referência adequada, permissão ou justificativa (i.e., casos de publicação redundante)
  • constituir plágio
  • relatar pesquisa antiética

Os avisos de retração deverão mencionar os motivos e as bases para a retração (para distinguir os casos de má conduta daqueles de erro honesto) e também devem especificar quem está retratando o artigo. Eles deverão ser publicados em todas as versões da revista (impressa e eletrônica) e deverão incluir o título do artigo e seus respectivos autores.

Manutenção da integridade do registro acadêmico (baseado em COPE, 2013)

Ao reconhecer a publicação de alguma declaração enganosa ou relato distorcido, deve-se corrigi-lo prontamente e dar-lhe o devido destaque na revista.

Se após uma investigação apropriada, prova-se que um item é fraudulento, este deve ser retratado. A retratação deve estar claramente identificável para leitores e sistemas de indexação.

Referências

ANPAD. Manual ANPAD de Boas Práticas da Publicação Científica. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/diversos/boas_praticas.pdf> . Acesso em 22 set. 2015. COPE.

Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors. Committee on Publication Ethics, 2013. Disponível em: <http://publicationethics.org/files/Code_of_conduct_for_journal_editors_1.pdf>. Acesso em 22 set. 2015.

 

 

Conflito de interesses

 

Os autores, revisores e editores declaram que não há conflito de interesses de interesses de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira  no momento da submissão, avaliação e publicação dos artigos, em consonância com o previsto no Código de Ética da ReA/UFSM.

 

 

Plágio e má conduta editorial

 

Os autores garantem, ao submeterem um artigo, que o mesmo não contém violação de quaisquer direitos autorais ou outro direito de terceiro e responsabilizam-se exclusivamente pelo seu conteúdo. A ReA-UFSM utiliza o software para combater o plágio acadêmico e profissional e verificar a originalidade dos trabalhos submetidos e publicados. Em caso de detecção de plágio, o artigo é excluído do processo de submissão (arquivado) e os autores ficam impedidos de submeter novos artigos para o periódico.

 

 

Preparando o manuscrito. Política de avaliação de manuscritos

 

Os artigos submetidos a Revista de Administração da UFSM - ReA serão avaliados em duas etapas:

1) avaliação preliminar pelo editor (desk review), que examina a adequação do trabalho à linha editorial da revista;

2) avaliação no sistema double blind review, por avaliadores ad hoc, para assegurar credibilidade da revista e a imparcialidade da avaliação. Em caso de avaliações divergentes pelos pares, uma terceira avaliação será efetuada por um novo avaliador.

Os artigos submetidos a ReA são avaliados por meio de um formulário padrão de acordo com os seguintes critérios: relevância da publicação, resumo claro e preciso, problema significativo e conciso, método claramente definido e consistente com os objetivos do artigo, interpretações e conclusões justificadas pelos resultados, referência adequada a outros trabalhos na área, linguagem aceitável, interesse, qualidade, originalidade.

3) Os artigos avaliados poderão ser: - aceitos, - aceitos com alterações, - enviados novamente para avaliação, - rejeitados.

A ReA/UFSM está alinhada com as práticas de Ciência Aberta (Open Science):

  • Aceita a submissão de manuscritos depositados previamente em servidores de preprint, desde que estejam armazenados em plataformas confiáveis, como SciELO Preprints, SSRN e OSF;
  • Requer a citação e referenciamento dos dados, códigos de programas e outros conteúdos subjacentes aos textos dos artigos. Recomenda que os conteúdos citados estejam disponibilizados em acesso aberto;
  • Oferece opções de abertura do processo de avaliação por pares. Para tanto, na submissão do manuscrito o autor correspondente deve informar sobre o alinhamento da pesquisa e conformidade do manuscrito com as práticas da ciência aberta, por meio do Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta, que deve ser submetido como arquivo suplementar ao manuscrito.
 

 

Check list de submissão

 

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".

Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word 97-2003 (*.doc) (desde que não ultrapassem 2MB)

O texto segue as normas da APA e está em espaço 1,5 linha; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.

O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

No passo 1 da submissão são informadas todas as informações relativas ao(s) autor(es) (título acadêmico mais alto, instituição a que pertence, experiência profissional e/ou acadêmica, endereço postal completo, e-mail e telefone para contato).

O trabalho está no idioma inglês e os autores se comprometem em enviar a versão final do manuscrito devidamente traduzida e revisada para o inglês no caso de aceite.

 

 


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