A Revista de Administração da UFSM/ReA UFSM (eISSN 1983-4659), consiste em um periódico acadêmico-científico em formato on-line da área de Administração, classificado no extrato A4 no Qualis/CAPES nesta área do conhecimento. Criada em 2008, a revista é publicada pelo Departamento de Ciências Administrativas UFSM e está aberta a todos os temas e ensaios teóricos e empíricos de origem nacional e internacional, visando promover o debate acadêmico e apresentar práticas de gestão relevantes e aplicadas à realidade organizacional. É uma publicação periódica, de fluxo contínuo. Eventualmente, podem ser publicadas edições especiais. Missão: "A missão da Revista de Administração da UFSM consiste em publicar a pesquisa empírica que testa, amplia ou constrói a teoria administrativa e contribui com a prática de gestão. Para ser publicado na ReA, um manuscrito deve trazer contribuições empíricas e teóricas relevantes e destacar o significado daquelas contribuições ao campo da gestão".
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Diretórios e indexadores
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Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. |
A publicação recebe financiamento de:
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Editora chefe
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Editores adjuntos
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Comissão editorial
Corpo editorial científico
Conselho editorial
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Produção editorial
Diagramação
Suporte técnico
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A ReA/UFSM está aberta a todos os temas e ensaios teóricos e empíricos de pesquisadores da área de Administração de origem nacional e internacional, visando promover o debate acadêmico e apresentar práticas de gestão relevantes e aplicadas à realidade organizacional. A revista aceita apenas artigos inéditos de autores brasileiros e/ou estrangeiros, referentes a temas nacionais ou internacionais, na área de Administração. Destaca-se que a inclusão de parte ou de versão preliminar do artigo em anais de eventos científicos de qualquer natureza, não é considerada quebra de ineditismo. Os artigos devem ser escritos em inglês e apresentar estilo claro, conciso e objetivo, respeitando o padrão e rigor acadêmicos. A ReA aceita a submissão de manuscritos depositados previamente em servidores de preprint, desde que estejam armazenados em plataformas confiáveis, como SciELO Preprints, SSRN e OSF. |
Forma e preparação dos manuscritos
Diretrizes para autores Normas técnicas para a publicação de artigos científicos: Para redação e apresentação do texto é requerida a sua adequação às normas da American Psychological Association (APA). Veja o exemplo de como utilizar as normas da APA: Versão em Português (APA) http://www.anpad.org.br/diversos/apa/apa_citacoes_referencias.pdf Versão em Inglês e Espanhol (APA) https://library.csustan.edu/ld.php?content_id=51642135 1. Características técnicas:
2.1 Na primeira página do arquivo deverão constar:
2.2 O conteúdo dos artigos deve apresentar, sempre que possível:
2.3 As figuras, tabelas, ilustrações e equações devem conter legendas, créditos, fonte e estar no formato JPG, no corpo do texto. Caso haja figuras e tabelas importadas de outros programas, como Excel e Power Point, devem ser convertidas em jpg; 2.4 As referências bibliográficas deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do artigo, de acordo com as normas da APA; 2.5 São permitidos no máximo cinco (5) autores por artigo. Apenas pessoas que tenham participado suficientemente do desenvolvimento do trabalho devem ser designadas como autores, de acordo com os critérios do ICMJE, que considera como autor aquele que contribuiu substancialmente para:
Contribuições menores, como sugestões de referências, análise de dados ou auxílio na edição, não garantem crédito de autoria. Os artigos aprovados para publicação precisam especificar a contribuição de cada autor, considerando os seguintes itens: 1. Definição do problema de investigação, 2. Desenvolvimento de hipóteses ou questões de investigação (estudos empíricos), 3. Desenvolvimento de proposições teóricas (trabalho teórico), 4. Fundamentação teórica / Revisão da literatura, 5. Definição de procedimentos metodológicos, 6. Coleta de dados , 7. Análise estatística, 8. Análise e interpretação dos dados, 9. Revisão crítica do manuscrito, 10. Redação do manuscrito, 11. Outros (especifique). 2.6 O trabalho pode ter, no máximo, 25 páginas, incluindo ilustrações e referências bibliográficas. 2.7 Os trabalhos devem ser enviados no idioma inglês. 2.8 O artigo deve ser inédito no Brasil ou em outro país, não sendo considerada quebra de ineditismo a inclusão de parte ou de versão preliminar do mesmo em anais de eventos científicos de qualquer natureza; 2.9 Os autores garantem, ao submeterem um artigo, que o mesmo não contém violação de quaisquer direitos autorais ou outro direito de terceiro e responsabilizam-se exclusivamente pelo seu conteúdo. A ReA-UFSM utiliza o software para combater o plágio acadêmico e profissional e verificar a originalidade dos trabalhos submetidos e publicados. Em caso de detecção de plágio, o artigo é excluído do processo de submissão (arquivado) e os autores ficam impedidos de submeter novos artigos para o periódico por um período de três anos. 2.10 A ReA/UFSM está alinhada com as práticas de Ciência Aberta (Open Science):
2.11 A ReA irá priorizar para fins de publicação, artigos que incluam pesquisadores de universidades do exterior. 2.12 É OBRIGATÓRIO que os autores enviem no ato da submissão, a título de documentação suplementar, um arquivo com a biografia de todos os autores nos idiomas português e inglês, informando ORCID, nome, titulação, afiliação institucional, cidade/país de origem e e-mail. 2.13 Direitos Autorais e Licenciamento: Esta revista continua sendo detentora dos direitos autorais dos artigos publicados. Para serem publicados, os autores devem assinar a Carta de Transferência de Direitos Autorais, que é enviada aos autores por e-mail, concedendo direitos, inclusive na tradução, à ReA/UFSM. A revista concede a terceiros o direito de usar, reproduzir e compartilhar o artigo de acordo com o contrato de licença da Creative Commons (CC-BY 4.0), conforme declarado nos documentos PDF dos artigos. Obs: os casos não previstos nestas normas serão resolvidos pelo Editor da ReA - UFSM, consultando o Conselho Editorial quando necessário. Os textos serão automaticamente rejeitados se não observarem o formato exigido acima. A Revista de Administração da UFSM - ReA não cobra taxas de submissão e de processamento de artigos. |
Os trabalhos devem obedecer às políticas editoriais e às diretrizes para autores adotados pela ReA/UFSM. As políticas e as instruções para os autores estão disponíveis em https://periodicos.ufsm.br/reaufsm/. Os artigos devem ser submetidos unicamente pela página da Revista de Administração da UFSM. |
Política de avaliação de manuscritos
Os artigos submetidos a Revista de Administração da UFSM - ReA serão avaliados em duas etapas: 1) avaliação preliminar pelo editor (desk review) e 2) avaliação no sistema double blind review, Os artigos submetidos a ReA são avaliados por meio de um formulário padrão de acordo com os seguintes critérios: relevância da publicação, resumo claro e preciso, problema significativo e conciso, método claramente definido e consistente com os objetivos do artigo, interpretações e conclusões justificadas pelos resultados, referência adequada a outros trabalhos na área, linguagem aceitável, interesse, qualidade, originalidade. |
Código de ética Este Código de Ética tem por objetivo contribuir para a qualidade da Revista de Administração da UFSM (ReA UFSM), visando garantir a sua confiabilidade para editores, autores, avaliadores e leitores. O código tem por base o Manual de Boas Práticas da ANPAD (ANPAD, 2010), o Código de Conduta e diretrizes para a melhor prática para Editores de Periódicos Científicos do Committee on Publication Ethics (COPE, 2013), bem como práticas consolidadas de editoria científica da área de Administração. E pode ser acessado na íntegra em: https://periodicos.ufsm.br/reaufsm/about/editorialPolicies#custom-2 1. Questões relativas à publicação e autoria
2. Responsabilidades dos autores
Caso os autores sejam acionados para atuar neste papel, devem fazê-lo com dedicação, presteza e seriedade científica, contribuindo para a melhoria do artigo. 3. Quanto ao processo de revisão por pares e das responsabilidades dos revisores Quanto aos Avaliadores e suas Responsabilidades Os avaliadores devem recusar-se a fazer avaliações para as quais não se sintam qualificados. Apenas concordar em avaliar manuscritos caso:
Quanto às avaliações:
4. Responsabilidades editoriais Os editores da ReA UFSM se comprometem a, sempre que possível (baseado em COPE, 2013):
Os editores se empenharão para manter a qualidade e a relevância da publicação, o que inclui assegurar que a avaliação dos artigos submetidos seja objetiva, justa e realizada de acordo com as normas e os padrões da pesquisa científica da área de Administração. Os editores, através da seleção de avaliadores, procurarão promover uma avaliação competente e imparcial dos artigos. Os editores buscarão revisores que não sejam pertencentes à mesma instituição dos autores do artigo e nem sejam co-autores habituais destes. Também buscarão encaminhar as submissões a revisores com qualificação compatível com o trabalho a ser avaliado (ANPAD, 2010). Os editores da ReA UFSM têm total responsabilidade e autoridade para rejeitar / aceitar um artigo A decisão final de aceitação ou rejeição dos artigos é dos editores, considerando a qualidade, a originalidade, a relevância e a aderência deles à linha editorial da ReA UFSM. Esta decisão pode, eventualmente, contrariar as recomendações apontadas pelos avaliadores, desde que devidamente justificada. “O editor não é refém dos pareceres e opiniões que lhe chegam, mas, caso tenha de contrariá-los, deve agir com ética e discernimento muito claro” (ANPAD, 2010). O editor não deve ter conflito de interesse com relação aos artigos que rejeita / aceita. Caso identifique algum conflito de interesse, o editor passará a responsabilidade de decisão para um dos membros do comitê editorial, desde que este também não tenha conflito de interesse. Os editores só devem aceitar um artigo quanto estiverem razoavelmente certos desta decisão. Os editores devem publicar correções quando encontrarem algum erro na publicação. Os editores devem preservar o anonimato dos avaliadores. Deve ser assegurado por todos os envolvidos no processo de avaliação o tratamento confidencial dos manuscritos submetidos. Os editores não devem usar ou se apropriar indevidamente dos conhecimentos adquiridos durante o processo de avaliação dos artigos. 5. Questões de ética na publicação Monitoramento / salvaguarda da ética da publicação pelo Conselho Editorial O Conselho Editorial da ReA UFSM é responsável por monitorar o cumprimento do presente código de ética. Além disso, deve estar atento a mudanças nos padrões de editoria científica da área de Administração. Diretrizes para retratação de artigos (baseado em COPE, 2013) Os editores da ReA UFSM podem considerar efetuar a retratação de um artigo se:
Os avisos de retração deverão mencionar os motivos e as bases para a retração (para distinguir os casos de má conduta daqueles de erro honesto) e também devem especificar quem está retratando o artigo. Eles deverão ser publicados em todas as versões da revista (impressa e eletrônica) e deverão incluir o título do artigo e seus respectivos autores. Manutenção da integridade do registro acadêmico (baseado em COPE, 2013) Ao reconhecer a publicação de alguma declaração enganosa ou relato distorcido, deve-se corrigi-lo prontamente e dar-lhe o devido destaque na revista. Se após uma investigação apropriada, prova-se que um item é fraudulento, este deve ser retratado. A retratação deve estar claramente identificável para leitores e sistemas de indexação. Referências ANPAD. Manual ANPAD de Boas Práticas da Publicação Científica. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/diversos/boas_praticas.pdf> . Acesso em 22 set. 2015. COPE. Code of Conduct and Best Practice Guidelines for Journal Editors. Committee on Publication Ethics, 2013. Disponível em: <http://publicationethics.org/files/Code_of_conduct_for_journal_editors_1.pdf>. Acesso em 22 set. 2015. |
Os autores, revisores e editores declaram que não há conflito de interesses de interesses de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira no momento da submissão, avaliação e publicação dos artigos, em consonância com o previsto no Código de Ética da ReA/UFSM. |
Os autores garantem, ao submeterem um artigo, que o mesmo não contém violação de quaisquer direitos autorais ou outro direito de terceiro e responsabilizam-se exclusivamente pelo seu conteúdo. A ReA-UFSM utiliza o software para combater o plágio acadêmico e profissional e verificar a originalidade dos trabalhos submetidos e publicados. Em caso de detecção de plágio, o artigo é excluído do processo de submissão (arquivado) e os autores ficam impedidos de submeter novos artigos para o periódico. |
Preparando o manuscrito. Política de avaliação de manuscritos
Os artigos submetidos a Revista de Administração da UFSM - ReA serão avaliados em duas etapas: 1) avaliação preliminar pelo editor (desk review), que examina a adequação do trabalho à linha editorial da revista; 2) avaliação no sistema double blind review, por avaliadores ad hoc, para assegurar credibilidade da revista e a imparcialidade da avaliação. Em caso de avaliações divergentes pelos pares, uma terceira avaliação será efetuada por um novo avaliador. Os artigos submetidos a ReA são avaliados por meio de um formulário padrão de acordo com os seguintes critérios: relevância da publicação, resumo claro e preciso, problema significativo e conciso, método claramente definido e consistente com os objetivos do artigo, interpretações e conclusões justificadas pelos resultados, referência adequada a outros trabalhos na área, linguagem aceitável, interesse, qualidade, originalidade. 3) Os artigos avaliados poderão ser: - aceitos, - aceitos com alterações, - enviados novamente para avaliação, - rejeitados. A ReA/UFSM está alinhada com as práticas de Ciência Aberta (Open Science):
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Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor". Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word 97-2003 (*.doc) (desde que não ultrapassem 2MB) O texto segue as normas da APA e está em espaço 1,5 linha; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares. No passo 1 da submissão são informadas todas as informações relativas ao(s) autor(es) (título acadêmico mais alto, instituição a que pertence, experiência profissional e/ou acadêmica, endereço postal completo, e-mail e telefone para contato). O trabalho está no idioma inglês e os autores se comprometem em enviar a versão final do manuscrito devidamente traduzida e revisada para o inglês no caso de aceite. |