Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 23/08/2023)

Sobre o periódico

 

Informações básicas

 

A REAd publica ensaios e trabalhos teórico-empíricos das diversas áreas da Administração. Acolhemos trabalhos das diversas vertentes onto-epistemológicas, com alta consistência teórica e rigor metodológico (quando for o caso). Embora a REAd inclua contribuições para a prática da Administração, ela é uma revista orientada à comunidade acadêmica. Por isso, não são aceitos trabalhos que se restrinjam à aplicação de modelos e tecnologias gerenciais. As contribuições submetidas à avaliação devem ser inéditas (em qualquer idioma) e não devem estar sob consideração em outro periódico. O texto não pode conter qualquer informação sobre os autores, comentários de revisão ou outra forma de identificação de autoria na submissão e rodadas de revisões. Além disso, precisa estar livre de plágio ou autoplágio.

Contato

Escola de Administração da UFRGS Escola de Administração da UFRGS
Rua Washington Luis, 855 - 2° Andar, 90010-460 Porto Alegre/RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-3823, Fax: (55 51) 3308 3991 - Porto Alegre - RS - Brazil 
E-mail: ea_REAd@ufrgs.br

Áreas de interesse:

O REAd está aberto a todas as áreas relacionadas com a gestão das organizações.

Histórico:

A Revista Eletrônica de Administração (REAd) foi lançada em 1995, sendo publicada pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é a primeira publicação eletrônica da área na América Latina. Com mais de 600 manuscritos publicados e uma média de 800 acessos diários de leitores no Brasil e no exterior, o REAd recebeu status A-level como periódico de circulação nacional pelo Sistema Qualis da CAPES e outros indexadores. Recentemente foi aprovado para entrar na coleção SciELO.

Todo o acervo de textos da REAd está disponível no site www.REAd.ea.ufrgs.br. Revista periódica, tendo se tornado trianual em 2007, a REAd está aberta a todos os temas relacionados à gestão organizacional. Atualmente, as edições especiais em inglês são publicadas online no site da revista, em Edições. Em março de 2012, teve uma média de 839 visitantes por semana.

De julho de 2017 a agosto de 2019, Maria Ceci Misoczky foi editora-chefe da REAd.

Periodicidade da revista:

Quadrimestral

Outros dados pertinentes:

O título abreviado do periódico é REAd. Rev. eletrôn. adm. (Porto Alegre), que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

A REAd é produzida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Agradecemos o apoio CAPES/CNPQ no ano de 2018 e também da Escola de Administração da UFRGS, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da CAPES.

 

 

Fontes de indexação

 
  • CAPES - Ministério da Educação - Sistema Qualis - Nível B1;
  • Catálogo LATINDEX – Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal;
  • ORIENTADOR Adviser - Infobase IBBA - Índice Brasileiro de Bibliografia de Administração;
  • SABi - Sistema de Automação de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Número de Sistema: 0134936;
  • Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas (ISSN) - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT.
 

 

Propriedade intelectual

 

O autor mantém os direitos autorais e autoriza a REAd a publicar o artigo no seu site ou em edições impressas, não implicando no pagamento de direitos autorais e de nenhuma outra taxa aos autores, e atesta que este artigo não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro.

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.

 

 


Corpo Editorial

 

Editora-chefe

   

 

Editores associados

   

 

Comissão editorial

   

 


Instruções aos autores

 

 

1. Escopo e política

A REAd publica ensaios e trabalhos teórico-empíricos das diversas áreas da Administração. Acolhemos trabalhos das diversas vertentes onto-epistemológicas, com alta consistência teórica e rigor metodológico (quando for o caso). Embora a REAd inclua contribuições para a prática da Administração, ela é uma revista orientada à comunidade acadêmica. Por isso, não são aceitos trabalhos que se restrinjam à aplicação de modelos e tecnologias gerenciais. As contribuições submetidas à avaliação devem ser inéditas (em qualquer idioma) e não devem estar sob consideração em outro periódico. O texto não pode conter qualquer informação sobre os autores, comentários de revisão ou outra forma de identificação de autoria na submissão e rodadas de revisões. Além disso, precisa estar livre de plágio ou autoplágio.

 

2. Processo de Avaliação pelos Pares

O processo de avaliação da REAd é totalmente anônimo e por pares. Os avaliadores são professores doutores de diversas instituições.

Os trabalhos passam por uma pré-avaliação da editoria (desk review) e, se aceitos, são enviados aos avaliadores, de forma anônima (blind review).

Nesta etapa, a existência de uma avaliação pela rejeição é considerada suficiente para a decisão editorial.

As submissões podem ser em português, espanhol ou inglês. O trabalho completo será publicado na língua em que for submetido.

O trabalho deve observar as normas da ABNT utilizadas pela revista e os parâmetros estabelecidos nas Diretrizes para Autores.

 

3. Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre (open access) imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

4. Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

5. Ética de Publicação e Declaração de Malversação

Enquanto membros de um periódico de abrangência nacional e internacional, nós editor-chefe, comitê executivo, editores associados, conselho editorial e equipe executiva, estamos comprometidos com os Princípios de Transparência e Boas Práticas nas Publicações Acadêmicas do COPE (Committee on Publication Ethics) que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos.

Por isso, os autores devem visitar o website do COPE http://publicationethics.org, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa.

Seguimos os Critérios, política e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos na Coleção SciELO Brasil.

Nossa ética de publicação se soma à Declaração de São Francisco sobre Avaliação da Pesquisa (DORA), da qual somos signatários.

 

6. Errata e Retratação

Os procedimentos adotados em casos necessários de registrar e publicar erratas e retratações são baseados nas normas apresentadas pela Coleção SciELO Brasil e observa as Normas de Retratação do COPE.

 

7. Declaração de Direito Autoral

O autor autoriza a REAd a publicar o artigo no seu site ou em edições impressas, não implicando no pagamento de direitos autorais e de nenhuma outra taxa aos autores, e atesta que este artigo não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro.

 

8. Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 

 

Forma e preparação de manuscritos

 

Normas para Publicação de Artigos Científicos - REAd

1. Regras Gerais:

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens abaixo. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão rejeitadas e os autores informados.

Ser uma contribuição original e inédita, compatível com a Linha Editorial da Revista.

Não estar em processo de avaliação em outra publicação nacional ou internacional.

Ser assinado por no máximo 4 (quatro) autores.

O arquivo com o manuscrito não pode conter nenhuma forma de identificação dos autores, incluindo comentários de revisão. As “Propriedades do Autor” precisam estar limpas. Os metadados dos autores e do texto devem ser incluídos no formulário online de submissão.

Além deste arquivo, será submetido outro contendo folha com título, nome e informações sobre cada autor ou autora (ORCID, Instituição a que está vinculado, atividade que realiza, temas de pesquisa ou de ativismo, endereço para correspondência postal e eletrônica).

Juntamente com o artigo o autor deve enviar Declaração de Originalidade.

 

2. Formatações:

Fonte Times New Roman 12; espaço entre linhas 1,5 cm com parágrafos justificados; folhas tamanho A4, com margens inferior e direita de 2 cm e esquerda e superior de 3 cm; sem numeração das páginas. Título, resumo (no máximo 200 palavras),  3 a 5 palavras-chave (separadas por ponto) nas três línguas nas quais a Revista aceita submissões (espanhol, inglês e português), sendo apresentado primeiro na língua na qual o manuscrito está escrito. Máximo: 30 páginas.

As notas devem ser de rodapé e com numeração contínua.

As figuras devem ser inseridas no corpo do texto e também incluídas em arquivos separados, em JPG, nas resoluções exigidas (ver abaixo). Outros aspectos não informados, utilizar NBR 6023 para ilustrações.

As tabelas seguem as recomendações da Fundação IBGE/ABNT e devem ser inseridas no texto e abertas à edição. Não necessitam ser incluídas em arquivos separados, apenas devem ser inseridas no texto, abertas à edição. 

As resolução das ilustrações devem ser as seguintes: 300 dpi para imagens (fotos e afins); 900dpi para desenhos (quadros, gráficos, esquemas ou outro tipo de ilustração feito em ferramenta de desenho).

Como consta acima, os textos podem ser encaminhados nas línguas português, espanhol ou inglês. O título, o resumo e as palavras-chave devem ser apresentados nas três línguas. Os trabalhos deverão ser submetidos rigorosamente revisados, conforme as normas gramaticais vigentes na língua de escolha. 

As transcrições textuais de autores que não superem cinco linhas serão mantidas no corpo principal do texto, entre aspas e sem itálico ou negrito. Caso a transcrição tenha mais de cinco linhas, será apresentada separada do corpo principal do texto, com um espaço anterior e outro após, com recuo de 4 cm da margem, sem utilizar aspas, itálico ou negrito.

As citações e referências devem obedecer às normas da ABNT.

Todos os endereços “URL” devem estar ativos.

O texto deve estar livre de plágio ou autoplágio.

Ao ser submetido, o artigo será submetido a Desk Review, podendo ser recusado neste procedimento ou encaminhado para o processo de avaliação.

 Os casos não previstos nestas normas serão resolvidos pela Editoria da REAd.

 

3. Critérios para avaliação:

  • Tema (atual e relevante)
  • Objetivos (claros e bem definidos)
  • Revisão de literatura (reflete o estado-da-arte do conhecimento na área)
  • Consistência conceitual ou teórica do trabalho (adequada e bem estruturada)
  • Método de pesquisa utilizado (claramente definido e consistente com os objetivos do trabalho)
  • Análise de dados e resultados (interpretação correta dos dados e articulada com a base teórica)
  • Conclusões (fundamentadas nos dados da pesquisa, claras e objetivas)
  • Contribuição científica (para o conhecimento na área temática)
  • Redação e organização do texto (ortografia, gramática, clareza, objetividade e estrutura formal)

 

4. Artigos, resenha, entrevistas

4.1. Artigos – ensaios ou estudos teórico-empíricos.

O(s) autor(es) deve(m) estar cientes que:

Autores ou co-autores com artigos em processo de avaliação somente poderão submeter outro trabalho após 12 meses da data da última submissão.

O trabalho será publicado apenas quando autores ou coautores não tiverem publicado outro trabalho no mesmo ano.

O trabalho de autores ou coautores de uma mesma instituição e uma mesma localidade será publicado se a quantidade de trabalhos publicados em um ano com autores e coautores nessas condições não exceder 20% do total de modo a não configurar concentração.

O trabalho com autores ou coautores do Conselho Editorial e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul será publicado apenas se a quantidade de trabalhos publicados em um ano com autores e coautores nessas condições não exceder 20% do total.

Não pode haver autoria ou coautoria de membros da equipe editorial executiva, incluindo editores de números especiais.

Ao ser submetido, o artigo passa por Desk Review, podendo ser recusado de imediato ou encaminhado para o processo de avaliação.

Caso o artigo passe pelo desk review, será designado sem identificação dos autores, de maneira a permitir a “avaliação cega” para no mínimo 2 (dois) avaliadores com domínio sobre o conteúdo do tema (“avaliação por pares”).

Artigos em processo de avaliação que receberem um primeiro parecer rejeitando serão reavaliados pelo editor e/ou editor associado que, com base no parecer e no próprio artigo, poderão decidir pela rejeição do artigo.

Ao ser avaliado, o texto pode receber críticas e sugestões em várias rodadas de revisão. Ao final desse processo, o texto ainda pode ser recusado ou ser aceito para publicação.

4.2. Resenhas

Podem ser propostas resenhas para os seguintes tipos de documentos:

  • livros – clássicos ou publicações recentes, que não devem exceder 8 páginas; se o artigo de revisão se referir a um conjunto de obras articuladas por um tema comum poderá chegar ao máximo de 20 páginas.
  • filmes – desde que fique clara a conexão com o tema da revista e que encoraje reflexões, sem exceder 8 páginas; se o artigo de revisão se referir a um conjunto de filmes articulados por um tema comum poderá chegar ao máximo de 20 páginas.
  • sítios e outros formatos da internet - cobrindo desde análises críticas a informações sobre trocas relevantes em redes sociais, não deve exceder 15 páginas.
  • eventos – desde eventos acadêmicos a ações militantes nas ruas, de preferência relatos originais mas, em casos de particular relevância também serão consideradas revisões reflexivas da cobertura da mídia, não deve exceder 20 páginas.

4.3. Entrevistas

Esta seção aceita escritos que explorem temas em um formato dialógico, menos estruturados que os anteriores. Permite o exame de temas e ideias de posições políticas e epistemológicas alternativas ou ainda em produção. Não há limite de páginas. No entanto,a Editoria reserva-se o direito de sugerir revisões em caso de material excessivamente extenso.

 

5. Chamada permanente de trabalhos

Tema: Contribuições da administração para enfrentar a crise em tempos de pandemia

A REAd – Revista Eletrônica de Administração deseja contribuir para o processo de reflexão e de produção de conhecimento sobre estes tempos extraordinários que nos toca viver. Sendo assim, convida à submissão de trabalhos, em fluxo contínuo, sobre a crise relacionada à pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2).

As muitas faces da crise e das estratégias para seu enfrentamento, em todos os países afetados, têm relações evidentes com o campo da Administração, como se pode facilmente constatar em temas como: (re)organização de sistemas de saúde; direcionamento de processos produtivos para prover equipamentos indispensáveis; capacitação emergencial e reorganização de equipes de trabalho; transformações no processo de trabalho; desenvolvimento científico e tecnológico com ênfase no complexo médico-farmacêutico-industrial; usos da tecnologia para o controle de grupos populacionais; impactos socioeconômicos em sociedades já marcadas por profundas desigualdades; políticas públicas; tensões no pacto federativo; redes de solidariedade e de fortalecimento da economia social;  contribuições das universidades e centros de pesquisa.

As possibilidades temáticas acima mencionadas são apenas indicativas, já que as complexas dimensões deste fenômeno social se expressam de múltiplas maneiras no espaço disciplinar da Administração e no indispensável diálogo interdisciplinar.

Os trabalhos que respondam a essa chamada serão divulgados em preprint, de acordo com a política de acesso ao conhecimento da plataforma SciELO. Todas as contribuições devem ser coerentes com o foco e escopo da REAd e observar as diretrizes para autores.

 

6. Submissões:

As submissões devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revista, SEER, disponível em http://seer.ufrgs.br/index.php/REAd/index. A revista não aceita submissões fora das normas. Não há taxa para submissão e avaliação de artigos.

6.1.  Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Declaro ter lido as Diretrizes para Autores e que esse envio cumpre todas as normas para submissão.

 

 

Ética de Publicação e Declaração de Malversação

 

Enquanto membros de um periódico de abrangência nacional e internacional, nós editor-chefe, comitê executivo, editores associados, conselho editorial e equipe executiva, estamos comprometidos com os Princípios de Transparência e Boas Práticas nas Publicações Acadêmicas do COPE (Committee on Publication Ethics) que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos.

Por isso, os autores devem visitar o website do COPE, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa.

Seguimo os Critérios, política e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos na Coleção SciELO Brasil.

Nossa ética de publicação se soma à Declaração de São Francisco sobre Avaliação da Pesquisa (DORA), da qual somos signatários.

 

Errata e Retratação
Os procedimentos adotados em casos necessários de registrar e publicar erratas e retratações são baseados nas normas apresentadas pela Coleção SciELO Brasil e observa as Normas de Retratação do COPE.

 
Escola de Administração da UFRGS Escola de Administração da UFRGS, Rua Washington Luis, 855 - 2° Andar, 90010-460 Porto Alegre/RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-3823, Fax: (55 51) 3308 3991 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: read@ea.ufrgs.br