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(Atualizado: 11/10/2023)

Sobre o periódico

 

Informações básicas

 

Revista Contabilidade & Finanças (RC&F) , ligada ao Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP, é uma revista acadêmica de acesso aberto para autores e leitores e não cobra taxa de submissão e publicação, segue o modelo de publicação contínua com edições quadrimestrais e em formato eletrônico. Tem por objetivo a divulgação de pesquisas inéditas de professores, pesquisadores e alunos (de pós-graduação e graduação) de todo o país e do exterior. O periódico é uma continuação do Caderno de Estudos, publicado a partir de 1989 e conta com o suporte financeiro da FIPECAFI - Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras. Desde o volume 23 de 2012, tem sido publicada em português e inglês, eletronicamente, de forma concomitante. A RC&F possui a classificação A2, de acordo com a QUALIS CAPES na área de Administração, Contabilidade e Turismo. No Google Scholar é a 39ª revista publicada em língua portuguesa com maior índice h5 e somos a 5ª revista na área de Administração e Contabilidade.

 

 

Avaliação

 

A Revista Contabilidade & Finanças (RC&F) busca avaliar os artigos primando pela qualidade e experiência dos pesquisadores envolvidos.

Para tanto, o processo de análise desk leva em conta um conjunto de elementos relevantes não só para a aceitação e publicação do artigo, mas também para o sucesso na citação.

Os elementos considerados são:

1. Editor-Chefe encaminha o artigo para o(s) editor(es) associado(s) pelo sistema ScholarOne. Os elementos que devem ser discutidos entre os editores são:

  • Está no escopo?;
  • Atratividade (elementos que possam tornar o artigo interessante para a RC&F);
  • So what? (no que inova);
  • Lacuna tratada;
  • Problema;
  • Questão de pesquisa;
  • Hipóteses;
  • Referencial e construto;
  • Metodologia;
  • Outliers (quando aplicável); e
  • Questões formais de redação.

2. Editor-Chefe e editor(es) associado(s) analisam os elementos mencionados e decidem se o artigo será encaminhado para rodada de revisão por pares ou não.

A revista estabelece metas, em termos de prazos, para o desenvolvimento das atividades. Em 2018, as metas são:

  • Etapa desk: 90% das submissões deve ser resolvida em até 30 dias;
  • Etapa de revisão: 90% das submissões deve ser resolvida em até 180 dias.

A etapa desk finaliza quando o artigo é encaminhado para os revisores ou quando é informado para os autores que não terá continuidade de análise.

Quando o artigo for enviado para os revisores:

1. O revisor tem um prazo para responder se aceita ou não;
2. Ao aceitar o convite, o revisor terá um prazo, podendo ser estendido dependendo de sua disponibilidade;
3. Pontos que devem ser analisados pelos revisores:

  • Pontos fortes;
  • Pontos fracos;
  • Sugestões sobre o tema, a metodologia e os métodos, além da literatura que apoia a pesquisa e os achados; e
  • Os resultados, se decorrem dos achados da pesquisa.
 

 

Divulgação:

   

 

Fontes de indexação:

   

 

Propriedade Intelectual

 

O conteúdo do(s) artigo(s) publicados na RC&F são de inteira responsabilidade do(s) autores, inclusive quanto a veracidade, atualização e precisão dos dados e informações. Os autores cedem, antecipadamente, os direitos autorais à Revista, que adota o sistema CC-BY de licença Creative Commons. 

 

 

Indicadores

 

Scopus: 1,0

Scimago: 0,2

Spell 5 anos: 1,3

Spell 2 anos: 0,9

Google Scholar h5: 22

Google Scholar mediana h5: 29

 

Diretórios

Cabells Scholarly Analytics

Capes/ Qualis

Latindex

ULRICH’S PeriodicalsDirectory

 

Arquivo e preservação digital

IBICT Rede Cariniana – Ministério da ciência, tecnologia e inovação 

PKP LOCKSS Private LOCKSS Network - Public Knowledge Project

 

 

Patrocinadores

 

A publicação recebe financiamento:

 

 


Corpo editorial
 

 

A estrutura Editorial da Revista Contabilidade & Finanças (RC&F) é constituída pelos seguintes elementos: (i) Conselho Editorial; (ii) Corpo Editorial Científico; (iii) Editor-Chefe; (iv) Editores Associados; Editores Associados ad hoc e (v) Revisores ad-hoc. A comunicação dessa estrutura ocorre por meio dos sites ligados ao EAC e ao SciELO.

O Conselho Editorial da RC&F, composto por doze membros, é constituído por pesquisadores e docentes de destaque na área, oriundos da comunidade acadêmica de Contabilidade, Controladoria, Atuária e Finanças. Os nomes devem ser propostos e aprovados pelo Conselho do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA-USP. 

Os editores chefe e associados, participam das reuniões do conselho em termos de voz, mas não votam nas deliberações.

O mandato dos membros do Conselho Editorial é de dois anos, podendo ser renovado.

Saiba mais em: http://rcf.fea.usp.br/index.php/estrutura-editorial/

 

 

Conselho editorial

 
  • Prof. Dr. Alnoor Bhimani - The London School of Economics and Political Science, Londres, Reino Unido - a.bhimani@lse.ac.uk
  • Prof. Dr. Diogo Toledo do Nascimento - Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil - dtoledo@usp.br
  • Prof. Dr. Edgard Bruno Cornacchione Junior - Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil - edgardbc@usp.br
  • Prof. Dr. Eliseu Martins – Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil - emartins@usp.br
  • Prof. Dr. Fábio Frezatti – Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil - frezatti@usp.br
  • Profa. Dra. Isabel Maria Estima Costa Lourenço - ISCTE Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa, Portugal - isabel.lourenco@iscte.pt
  • Profa. Dra. Mara Jane Contrera Malacrida – Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil - maracont@usp.br
  • Prof. Dr. Piotr Trzesniak – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, MG, Brasil - piotreze@gmail.com
  • Prof. Dr. Salvador Carmona – IE Business School, Madrid, Espanha -salvador.carmona@ie.edu
  • Prof. Dr. Sérgio de Iudícibus - Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil - siudicibus@osite.com.br
  • Prof. Dr. Stephen Zeff   - Rice University, Houston, TX, Estados Unidos - sazeff@rice.edu
  • Prof. Dr. Tomas de Aquino Guimaraes - Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil - tomas@unb.br
 

 

Editor-Chefe

 
  • Prof. Dr. Andson Braga de Aguiar - Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil - abraga@usp.br

 

 

 

Editores Associados

 

Linha de pesquisa: Contabilidade gerencial e controladoria

Linha de Pesquisa: Contabilidade financeira

  • Profa. Dra. Márcia Martins Mendes de Luca - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil - marciadeluca@ufc.br
  • Prof. Dr. Eduardo da Silva Flores - Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil - eduardoflores@usp.br

Linha de pesquisa: Mercado financeiro e integração empresas/stakeholders

  • Profa. Dra. Andrea Maria Accioly Fonseca Minardi - Insper, São Paulo, SP, Brasil - minardi@insper.edu.br

Linha de pesquisa: Educação e pesquisa em contabilidade, finanças e atuária

  • Profa. Dra. Jacqueline Veneroso Alves da Cunha - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil - jvac@face.ufmg.br

Linha de pesquisa: Atuária

  • Prof. Dr. Luís Eduardo Afonso - Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil - lafonso@usp.br

Linha de pesquisa: Assuntos emergentes em contabilidade, finanças e atuária

  • Prof. Dr. David Carter - University of Canberra, Canberra, ACT, Austrália - dbcarternz@gmail.com

Linha de pesquisa: Pesquisas desenvolvidas dentro do ambiente hispânico

  • Prof. Dr. Hugo Arles Macias-Cardona - Universidad de Medellin, Colômbia - hmacias@udem.edu.co
 

 

Editores Associados Ad-Hoc

 

Linha de pesquisa: Contabilidade gerencial e controladoria

  •  Prof. Daniel Magalhães Mucci - Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil - danielmmucci@usp.br

Linha de Pesquisa: Contabilidade financeira

  • Prof. Dr. Bruno Salotti - Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil - brunofea@usp.br
  • Prof. Dr. Paulo Roberto da Cunha - Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC, Brasil - pauloccsa@furb.br
  • Prof. Dr. Orleans Silva Martins - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil - orleansmartins@gmail.com
  • Profa. Dra. Elise Soerger Zaro - Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS, Brasil - elisezaro@ufgd.edu.br
  • Profa. Dra. Patrícia Siqueira Varela - Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil - psvarela@usp.br
  • Prof. Dr. Janilson Suzart - Conselho Federal de Contabilidade, Brasília, DF, Brasil - suzart@suzart.cnt.br

Linha de pesquisa: Mercado financeiro e integração empresas/stakeholders

  • Prof. Dr. Luiz Felipe de Araújo Pontes Girão – São Paulo, SP, Brasil - felipepontesjpb@gmail.com
  • Profa. Dra. Raquel de Freitas Oliveira - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, São Paulo, SP, Brasil - raquel.oliveira@bcb.gov.br
  • Prof. Dr. Francisco Henrique Figueiredo de Castro Junior - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, SP, Brasil - henrique.castro@fgv.br
  • Prof. Dr. Lucas Ayres Barreira de Campos Barros - Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil - lucasbarros@usp.br
 

 

Corpo editorial científico

 
  • Prof. Dr. Carlos Renato Theóphilo - Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, MG, Brasil - carlos.theophilo@unimontes.br
  • Profa. Dra. Elionor Farah Jreige Weffort - Fundação Escola de Comércio álvares Penteado, São Paulo, SP, Brasil - eweffort@gmail.com
  • Prof. Dr. João Luiz Becker - Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, SP, Brasil - joao.becker@fgv.br
  • Profa. Dra. Maria Thereza Pompa Antunes - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP Brasil - teantunes@uol.com.br
  • Prof. Dr. Reinaldo Guerreiro - Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brazil - reiguerr@usp.br
 

 

Produção editorial

 

Assistente Editorial

  • Guilherme Viana - FIPECAFI, São Paulo, SP, Brasil

Revisão da Língua Portuguesa

  • E.L. Freire Editora ME - São Paulo, SP, Brasil
  • Luiza Carvalho - Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Revisão da Língua Inglesa e Espanhola

  • E.L. Freire Editora ME - São Paulo, SP, Brasil
  • Agência Rivera - Santa Fé do Sul, SP, Brasil

Versão e Tradução para Língua Inglesa

  • E.L. Freire Editora ME - São Paulo, SP, Brasil
  • Kris Gillespie - Santos, SP, Brasil

Produção Gráfica

  • Letra1 - Serviços Editoriais - Porto Alegre, RS, Brasil
 

 


Instruções aos autores

 

Escopo e política

 

Escopo e linhas de pesquisa

Revista Contabilidade & Finanças (RC&F) publica artigos inéditos de desenvolvimento teórico, trabalhos teórico-empíricos, e ensaios nas áreas de Contabilidade, Controladoria, Atuária e Finanças. Aceita trabalhos de diferentes paradigmas e metodologias, desde que sejam consistentes e relevantes para o desenvolvimento das áreas.

As linhas de pesquisa que operacionalizam o foco de publicação são:

  • Contabilidade gerencial e controladoria

Refere-se ao campo de pesquisas e estudos sobre contabilidade gerencial e controladoria e seu uso nas organizações. Dentre os vários temas de interesse, contempla: contabilidade gerencial; análise e gestão de custos; controladoria nas entidades públicas, privadas e do terceiro setor; planejamento e gestão tributária; gestão da cadeia de produção; planejamento estratégico e controle orçamentário; sistemas de controle gerencial; sistemas de informações gerenciais; avaliação de projetos de investimentos; sustentabilidade; profissão do controller; entre outros. A linha trata os vários tipos de organizações, inclusive startups.

  • Contabilidade financeira

Envolve o desenvolvimento de estudos e pesquisas relacionados aos aspectos de identificação, mensuração e divulgação da informação contábil. Desdobra-se em: teoria da contabilidade; contabilidade societária; convergência de normas; balanço social (demonstração do valor adicionado, meio ambiente, recursos humanos); capital intelectual; contabilidade pública e do terceiro setor; auditoria independente; análise das demonstrações contábeis; reconhecimento dos efeitos inflacionários; contabilidade tributária; governança corporativa.

  • Mercado financeiro e integração empresas/stakeholders

Abrange estudos e pesquisas voltados aos aspectos conceituais e/ou empíricos dos mercados componentes do sistema financeiro (crédito, câmbio, monetário e de capitais), bem como as relações entre tomadores e investidores de recursos sob a ótica dos desempenhos empresariais passados e/ou projetados, conflitos de interesse, transparência, governança, sempre vinculados à discussão contábil.

  • Educação e Pesquisa em Contabilidade, Controladoria, Atuária e Finanças

Refere-se à investigação de modelos, métodos, técnicas e instrumentos que visam ao aprimoramento da qualidade de todo o processo de ensino-aprendizagem, bem como da vigilância do processo de construção de trabalhos científicos em todas as áreas de ciências contábeis, finanças e atuária. Desdobra-se em: educação superior; formação do contador; currículo mundial; processo de ensino e aprendizagem; estilos e estratégias de aprendizagem; tecnologia da educação; educação on-line e modelos colaborativos virtuais; epistemologia contábil; perfil; processo de ingresso; permanência e evasão no ensino superior; evolução do egresso; avaliação de programas educacionais.

  • Atuária

Trata de temas ligados ao gerenciamento de risco e à proteção social. Dentre as principais áreas, podem ser citadas todas as modalidades de seguros, previdência básica e complementar, saúde, enterprise risk management e riscos financeiros, finanças e investimentos, demografia e envelhecimento e demais tópicos de pesquisa que utilizem técnicas atuariais.

  • Assuntos emergentes em contabilidade, finanças e atuária

Compreende temas, abordagens, metodologias inovadoras ou que possam ter interdisciplinaridade que não se enquadre nas linhas anteriores. 

  • Pesquisas desenvolvidas dentro do ambiente hispânico

Procura tornar-se um ponto de encontro entre as pesquisas realizadas no ambiente hispânico, o do Brasil e o anglo-saxão, com base em artigos escritos nesse ambiente.

Caso os autores tenham dúvidas sobre a aderência de seus trabalhos às linhas de pesquisa da RC&F devem entrar em contato com o Editor-Chefe.

Público-alvo

O público-alvo da RC&F é constituído principalmente por professores, pesquisadores, profissionais e estudantes das áreas de contabilidade, finanças e atuária.

Política sobre ética na publicação

A política sobre ética disciplina os relacionamentos entre os vários agentes na publicação de artigos científicos. Não pretende esgotar o assunto, mas tratar os aspectos mais relevantes, inclusive operacionais, no relacionamento entre editores, autores, avaliadores, leitores e comunidade em geral. Nesse sentido, está alinhada com diretrizes da Committee on Publication Ethics (COPE) a qual é membro ativo, Scientific Electronic Library Online (SciELO), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e Associação Nacional de Pesquisa em Administração (ANPAD).

Divide-se em:

1. Copyright

Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher a “Declaração de Titularidade Originária” e a “Autorização para a Reprodução e para a Tradução de Obra Autoral”.

2. Creative Commons

A atribuição do Creative Commons e CC-BY, sempre reconhecendo aos autores e ao periódico os créditos da pesquisa.

3. Financiamento para pesquisa

Quando a pesquisa que originou o artigo submetido for financiada por alguma organização, o fato deve ser informado pelos autores na ocasião da submissão do trabalho, no sistema ScholarOne.

4. Conflito de interesse

Caso exista conflito de interesse entre autores e qualquer outra pessoa ou entidade, deve ser informado pelos autores na ocasião da submissão do trabalho, no sistema ScholarOne.

5. Práticas inadequadas

No caso de identificação de potenciais práticas inadequadas, tais como redundância, plágio, problemas com uso de bases de dados, conflitos entre autores, conflitos de interesse não esclarecidos, entre outros, uma vez não solucionadas, devem ser discutidas no grupo dos editores. Se ainda assim a questão não for resolvida, será criada uma comissão aos editores para avaliar e decidir sobre o problema e comunicada a sua existência e solução proposta ao Conselho Editorial. Política interna orientará a sequência e envolvimento. Em caso de dúvida, os autores devem encaminhar suas questões à Revista por e-mail ao Editor-Chefe.

Retratações serão demandadas quando incorreções relevantes forem identificadas em artigos já publicados.

6. Orientações aos autores, avaliadores e editores

A revisão por pares (Peer Review), em todas as suas formas, tem um papel fundamental no processo de garantir a qualidade e a integridade da produção acadêmica. Este processo depende, em grande parte, da confiança, e demanda que todos os envolvidos atuem de forma responsável e ética. As Diretrizes Éticas do COPE para Revisores Externos estabelecem os princípios básicos e normas aos quais todos os revisores devem aderir no processo de revisão por pares. Dentre as diretrizes éticas do COPE, destacamos as seguintes:

Os revisores externos, na decisão de aceitação ou não da avaliação de um artigo:

  • Devem concordar em somente revisar manuscritos para os quais possuam o conhecimento especializado necessário para realizar uma avaliação adequada e em tempo adequado;
  • Devem respeitar a confidencialidade da revisão por pares e não revelar qualquer detalhe de um manuscrito ou sua revisão, seja durante ou após o processo de revisão por pares, além daqueles divulgados pelo periódico;
  • Não devem usar informações obtidas durante o processo de revisão por pares para benefício próprio, de qualquer outra pessoa ou organização, ou para prejudicar ou desacreditar outros;
  • Devem declarar todos os potenciais conflitos de interesses, buscando orientações do periódico em caso de dúvidas sobre se algo se caracteriza como um conflito de interesse relevante;
  • Devem ser objetivos e construtivos nos seus pareceres, abstendo-se de posturas hostis ou provocativas e de comentários pessoais difamatórios ou depreciativos;
  • Devem providenciar à revista informações que sejam corretas e representem fielmente suas especialidades;
  • Devem reconhecer que assumir a identidade de outro indivíduo durante o processo de revisão é considerado um caso grave de má conduta; e
  • Devem concordar em revisar um manuscrito apenas caso tenham razoável certeza de que possam elaborar um parecer dentro do prazo proposto ou combinado, informando imediatamente à revista em caso de necessidade de um prazo maior.

Os revisores externos, durante e após avaliação de um artigo, devem:

  • Informar à revista caso não possuam o conhecimento necessário para elaborar o parecer ou, caso consigam avaliar somente parte do manuscrito, indicar claramente as áreas para as quais possuam o conhecimento especializado pertinente;
  • Declarar a qualquer momento potenciais conflitos de interesses (que podem ser pessoais, financeiros, intelectuais, profissionais, políticos ou religiosos, entre outros), buscando orientações da revista caso não tenham certeza se algo se caracteriza como um conflito de interesses;
  • Recusar a revisão caso o conteúdo do manuscrito for muito semelhante a um material que esteja preparando ou que tenha submetido a outra revista.
  • Ler o manuscrito, materiais adicionais (tais como instruções aos pareceristas, declarações de ética e políticas exigidas, arquivos suplementares, entre outros) e instruções da revista em profundidade, contatando o periódico caso algo não esteja claro e solicitando quaisquer itens faltantes ou incompletos que necessitem para elaborar um parecer completo;
  • Não envolver qualquer outra pessoa na revisão de um manuscrito, inclusive pesquisadores que esteja orientando, sem a permissão do periódico; os nomes de quaisquer indivíduos que ajudarem na elaboração do parecer devem ser incluídos nele para serem vinculados ao manuscrito nos registros do periódico e para que também possam receber os créditos devidos pelos seus esforços;
  • Na revisão blind review, caso haja suspeita acerca da identidade do(s) autor(es), notificar a revista se esse conhecimento causar qualquer potencial conflito de interesses;
  • Notificar a revista imediatamente caso encontrem quaisquer irregularidades, estejam preocupados com aspectos éticos do trabalho, tenham conhecimento de uma considerável semelhança entre o manuscrito e uma submissão concorrente a outro periódico ou artigo publicado, ou suspeitem de má conduta durante a pesquisa ou elaboração e submissão do manuscrito; porém, os pareceristas devem manter suas preocupações confidenciais e não levar adiante nenhuma investigação pessoalmente a não ser que o periódico solicite outras informações ou aconselhamentos;
  • Garantir que sua revisão seja baseada nos méritos do trabalho, sem influência, seja no sentido positivo ou negativo, de quaisquer considerações conflitantes pessoais, financeiras, ou de vieses intelectuais;
  • Ser específicos nas suas críticas e incluir evidências, com referências apropriadas, para fundamentar declarações gerais tais como “esse trabalho já foi feito anteriormente” de forma a ajudar os editores nas suas avaliações e decisões, bem como para ser justos perante os autores;
  • Lembrar que o manuscrito é dos autores e não tentar reescrevê-lo de acordo com suas próprias preferências estilísticas caso o texto seja claro; todavia, sugestões de mudanças que melhorem a clareza são importantes;
  • Considerar as sensibilidades relacionadas a questões idiomáticas quando os autores escreverem em um idioma que não é sua língua materna e formular o feedback de forma apropriada e com o devido respeito;
  • Garantir que seus comentários e recomendações ao editor estejam consistentes com seu parecer aos autores; a maior parte do feedback deve ser incluída no parecer para os autores;
  • Não sugerir que os autores incluam citações ao trabalho de pareceristas (ou de seus parceiros) simplesmente para aumentar sua contagem de citações ou para incrementar a visibilidade do seu trabalho; quaisquer sugestões devem ser baseadas em razões acadêmicas ou tecnológicas válidas;
  • Caso seja o editor do periódico e decidir elaborar um parecer sobre o mesmo, fazê-lo de forma transparente e não encoberto na forma de um parecer anônimo.
  • Continuar mantendo os detalhes do manuscrito e sua revisão confidenciais; e
  • Tentar atender as solicitações do periódico para rever revisões ou ressubmissões de manuscritos revisados por eles anteriormente.

Orientação para casos de coleta de dados de humanos por meio de questionários (surveys), entrevistas e experimentos:

Nos casos de coleta de dados de humanos por meio de questionários (surveys), entrevistas e experimentos é essencial que os autores peçam o consentimento para o uso dos dados antes de serem iniciadas as respostas. Analogamente, é essencial que os pesquisadores mantenham a confidencialidade dos dados individuais frente a quaisquer agentes. O armazenamento e o destino dos dados são de total responsabilidade dos pesquisadores, que devem zelar pela confidencialidade dos mesmos.

Quaisquer necessidades de esclarecimentos adicionais podem ser demandadas junto ao Editor-Chefe e à Assistência Editorial (recont@usp.br).

Informações para a submissão de artigos:

  • Os artigos devem ser encaminhados pelo site da Revista, disponível em: http://rcf.fea.usp.br/ ou no site da plataforma ScholarOne, utilizada para a submissão e avaliação dos artigos, disponível em https://mc04.manuscriptcentral.com/rcf-scielo
  • Os artigos passam por um sistema de revisão tripla (triple blind review), no qual: (i) o autor não sabe quem é o revisor; (ii) o revisor não sabe quem é o autor; e (iii) o editor associado, embora saiba quem é o revisor, não sabe quem é o autor.
  • Os artigos ou ensaios devem ser submetidos SEM QUALQUER IDENTIFICAÇÃO DE AUTORIA no corpo do texto e nas propriedades do arquivo. Para isso, deve ser retirado do artigo quaisquer informações que facilitem a identificação do autor, como, por exemplo, agradecimentos.
  • Nos casos de pesquisa submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), por favor, oculte o número do Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (CAAE), nos informando apenas: CAAE "xxxxxx", sendo a numeração divulgada apenas quando o artigo for aprovado para publicação.
  • As informações sobre a autoria (nome completo do autor principal e todos os coautores, instituição, departamento, e-mail, país, estado e cidade) deverão ser registradas no cadastro do sistema.
  • A Declaração de Ciência Aberta, disponível no sistema de submissão, deve ser totalmente preenchida e submetida no local indicado na etapa de carregamento de artigo.
  • É necessário verificar a conformidade do processo de submissão do sistema ScholarOne e dos itens da estrutura do trabalho. Para isso, leia as nossas diretrizes na opção formato do menu Submissão. As submissões que estiverem com os registros dos metadados incompletos serão devolvidas para ajustes.
  • É essencial que os autores indiquem o problema de pesquisa e a lacuna na literatura, a(s) contribuição(ões) do artigo ou ensaio e as potenciais implicações da pesquisa. Tais elementos proporcionam ajuda aos Revisores e Editores.
  • O número de autores deve ser de, no máximo, 5 (cinco) integrantes. Na publicação, a ordem de autoria (autor principal e coautores) será aquela informada no momento da submissão. Entende-se que a mesma esteja de acordo com a contribuição de cada um dos autores.
  • Os artigos ou ensaios serão publicados sempre em dois idiomas: português e inglês ou espanhol e inglês. Serão publicados apenas artigos cujos autores concordem com a tradução do seu trabalho de português para inglês, de inglês para português ou de espanhol para inglês, ambas as versões publicadas pela RC&F, que providenciará as traduções sem custos para os autores.
  • Os autores, independentemente do número de revisões verificadas, só podem considerar que seus trabalhos serão publicados quando receberem a comunicação dizendo que o trabalho FOI APROVADO.
  • Nos casos de trabalhos que passarem por revisões, os autores deverão encaminhar ao Editor-Chefe um relatório explicitando as alterações efetuadas, bem como uma nova versão do artigo ou ensaio com e sem marcas de revisão.

Direitos e Permissão

A RC&F não cobra taxa para a submissão de artigos. A submissão de artigo(s) à RC&F implica na autorização do(s) autor(es) para sua publicação, sem pagamento de direitos autorais.

 

 

Forma e preparação de manuscritos

 

Estrutura

A estrutura do trabalho, em termos gerais, deverá ser constituída na seguinte ordem:

  • Título do trabalho: o título, acompanhado de sua tradução para o inglês, deve ter o máximo de 100 caracteres contando espaços e ser suficientemente específico e descritivo.

Resumo: Não devem ser usados quadros, enumerações, tabelas, gráficos, ilustrações, equações e fórmulas, além de abreviaturas, siglas, símbolos e, tampouco, citações. O texto do Resumo deve ter o mínimo de 250 e o máximo de 300 palavras. A distribuição das 300 palavras fica por conta do julgamento dos autores em função do que considerarem relevante para o entendimento e uso dos artigos.

Os conteúdos esperados virão em tópicos e devem seguir a ordem colocada abaixo:

Resultados e contribuições: (texto...);
Objetivo: (texto...);

Lacuna: (texto...);
Relevância: (texto...);
Impacto: (texto...); e
Metodologia: (texto...)

  • Palavras-chave: na língua do texto, com até cinco descritores mais conhecidos da área, separados entre si por vírgula e finalizados por ponto.
    Exemplo: Palavras-chave: ética, códigos de ética, gestão.
  • Abstract: Versão do resumo em inglês.
  • Keywords: Versão das palavras-chave na língua do texto para o idioma Inglês.
  • Introdução.
  • Desenvolvimento (identificadas as separações específicas de cada trabalho).
  • Conclusão.
  • Referências bibliográficas: citações no corpo do artigo deverão estar completas nas referências bibliográficas ao final do texto e em ordem alfabética, de acordo com as normas da última edição da American Psychological Association (APA).
  • Não são aceitas notas de rodapé.

Formato:

Não exceder a 32 páginas, incluindo as Referências, digitadas em um software compatível com Microsoft Office 2000 ou superior para Windows, com as seguintes especificações:

  • Fonte: Times New Roman; tamanho 12 (para textos) e 10 (para tabelas, figuras e notas de rodapé);
  • Espaçamento: duplo para o texto, incluindo fórmulas, resumo e referências bibliográficas e espaçamento simples para tabelas e figuras;
  • Alinhamento: justificado, para os parágrafos, com recuo de 1 cm na primeira linha;
  • Número de página: no canto superior direito;
  • Medidas das margens: 2,5 cm (superior, inferior, direita e esquerda).
  • Tamanho do papel: A4 (21,0cm x 29,7cm).
  • Tabela: apenas este termo deve ser utilizado, no título, para dados quantitativos e/ou qualitativos apresentados em formato de linhas e colunas (não utilizar o termo “quadro”). As tabelas devem ser enumeradas sequencialmente com cabeçalho explicitando: o que está sendo representado, quando ocorreu e onde ocorreu. O título deve ser colocado acima da tabela, conforme a norma da American Psychological Association (APA). Exemplo: Tabela 1 Estatística descritiva para amostra com dados com base em dezembro.
  • Figura: apenas este termo deve ser utilizado no título para as imagens (não utilizar os termos “ilustração”, “gráfico”, “organograma” etc.). O título deve ser colocado na parte superior, precedido da palavra Figura, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, conforme a norma da American Psychological Association (APA). Exemplo: Figura 1 Processos inerentes à institucionalização.
  • Fórmulas: devem permitir edição e não devem constar do texto como imagem;
  • Siglas: quando aparecem pela primeira vez no texto, a forma dos nomes precede as siglas, colocadas entre parênteses. Exemplo: Universidade de São Paulo (USP).
  • As tabelas, figuras e fórmulas devem permitir edição em software compatível com Microsoft Office 2000 ou superior para Windows.

Tutoriais das normas da American Psychological Association (APA) disponíveis em: https://apastyle.apa.org/instructional-aids/tutorials-webinars

 

 

Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Contabilidade e Atuária Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - prédio 3 - sala 118, 05508 - 010 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: (55 11) 2648-6320, Tel.: (55 11) 2648-6321, Fax: (55 11) 3813-0120 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: recont@usp.br