Acessibilidade / Reportar erro
(Atualizado: 31/01/2022)

Sobre o periódico

 

Informações básicas

 

A Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo (RBTUR) é o periódico científico da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR). Seu objetivo é disseminar resultados de pesquisas científicas rigorosas, inovadoras e relevantes sobre turismo, contribuindo para o avanço do conhecimento nesse campo de estudo.

A RBTUR está voltada prioritariamente para os pesquisadores acadêmicos do turismo, complementarmente destinando-se também às instituições de ensino superior e pesquisa, bem como aos gestores e profissionais de organizações ligadas ao Turismo.

Os artigos publicados pela RBTUR devem ter obrigatoriamente associação direta e explícita com o tema turismo. Não são aceitos artigos que, ainda que versem sobre áreas usualmente relacionadas ao turismo, não apresentem essa relação de forma explícita e significativa.

Todos os artigos passam por um processo de revisão cega por pares e são publicados em inglês e em português ou espanhol. A revista tem periodicidade quadrimestral e acesso aberto e gratuito.

 

 

Fontes de indexação

 

Indexadores

  • SciELO - Scientific Electronic Library Online
  • Redalyc - Red de Revistas Cientificas de America Latina y el Caribe,España y Portugal
  • EBSCO Host
  • DOAJ – Directory of Open Access Journals
  • Spell – Scientific Periodicals Eletronic Library

Diretórios

  • CABI - Centre for Agriculture and Biosciences International
  • CIRET - International Center for Research and Study on Tourism
  • ROAD – Directory of Open Access Scholary Resources
 

 

Propriedade intelectual

 

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.

 

 

Patrocinadores

 

A publicação é mantida pela:

  • Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo - ANPTUR
 

 


 

Corpo Editorial

 

Editor chefe

   

 

 Editor Associado

   

 

Comissão editorial

 

Conselho Editorial

Comitê Científico
 

 

Produção editorial

 
  • Lepidus Tecnologia
 

 


Instruções aos autores

 

Escopo e política

 

Características do artigo

A Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo (RBTUR) publica artigos que tenham:

I. Tema diretamente relacionado ao turismo.

II. Tema relevante para o conhecimento teórico do turismo.

III. Tema ou abordagem inovadora em relação à literatura existente.

IV. Método de pesquisa com alto rigor científico.

 

Além disso, os artigos publicados na RBTUR devem obrigatoriamente satisfazer os seguintes requisitos:

I. Não ter sido publicado na íntegra em qualquer outro veículo (exceto publicação como trabalho acadêmico - ex.: dissertação ou tese – ou relatório de pesquisa)

II. Não estar em processo de avaliação para publicação em qualquer outro veículo

III. Ser redigido em português, inglês ou espanhol

IV. Ter no máximo de 10 mil palavras (incluindo resumos, referências e todos demais elementos textuais)

Autoria

São aceitos trabalhos escritos por quaisquer autores, independentemente de suas afiliações institucionais e níveis de formação.

A lista de autores do artigo deve incluir apenas os nomes daqueles que contribuíram significativamente para a concepção, planejamento, execução, análise ou interpretação da pesquisa.

Em caso de aprovação para publicação, serão solicitadas descrições das contribuições de cada um dos autores. Descrições genéricas ou que revelem contribuição mínima de um ou mais autores poderão levar à rejeição do artigo. Um artigo tipicamente têm até 3 autores. Artigos com 4 autores ou mais deverão apresentar descrições especialmente esclarecedoras.

A RBTUR não publica mais de um artigo de um mesmo autor por ano.

 

Processo de avaliação por pares

Ao serem recebidos, os artigos passam por um processo de avaliação editorial, no qual são avaliados o cumprimento das normas definidas nas “diretrizes para autores”, a associação do artigo ao tema turismo, e a natureza científica do texto.

Os artigos aprovados na avaliação editorial são submetidos à avaliação por pares. Nesta etapa, os trabalhos são examinados por, no mínimo, dois pesquisadores com experiência no tema e/ou no método de pesquisa. A avaliação é feita de forma cega, de modo que os avaliadores não têm informações sobre a autoria do artigo e os autores não têm informações sobre a identidade dos avaliadores. A lista completa de avaliadores atuantes na RBTUR é publicada na última edição de cada ano.

Os avaliadores são orientados a atentar, ao menos, para os seguintes aspectos dos artigos:

I. Relevância do tema
II. Rigor científico do método de pesquisa
III. Caráter inovador do tema/abordagem
IV. Abrangência e profundidade da revisão da literatura
V. Propriedade da análise e conclusão

Por fim, os avaliadores indicam o trabalho para publicação, alteração ou rejeição. Quando sofre alterações substanciais como consequência dos pareceres dos avaliadores, o artigo pode ser submetido a uma nova rodada de avaliações. Os artigos são publicados apenas após receberem pareceres favoráveis de todos os avaliadores.

 

 

Forma e preparação de manuscritos

 

Preparação do artigo

O arquivo principal do artigo deve ser enviado em formato Word (.doc/.docx) ou Writer (.odt) com tamanho máximo de até 5 Mb.

Devem ser tomadas todas as providências possíveis para assegurar a não identificação do(s) autor(es) durante o processo de avaliação:

I. Não inserir o nome dos autores no manuscrito.

II. Não utilizar linguagem que revele a autoria por meio de citações (ex.: “Outro estudo similar já foi publicado pelo mesmo autor (SILVA, 1999)”).

III. Não mencionar financiamentos, auxílios, colaborações ou agradecimentos. Em caso de aceitação para publicação, estes itens deverão ser inseridos na versão final.

IV. Não deixar registro da identidade dos autores nas propriedades do arquivo.

 

Os artigos devem obrigatoriamente conter os seguintes elementos:

I. Título: apresentado em português, inglês e espanhol. Títulos objetivos são desejáveis.

II. Resumo: em português, inglês e espanhol. Deve conter, no máximo, 200 palavras e obrigatoriamente incluir ao menos os seguintes itens:

i. Objetivo da pesquisa

ii. Método/técnicas de pesquisa

iii. Principais resultados

III. Palavras-chave: lista de 3 a 5 termos em português, inglês e espanhol. Deve-se preferencialmente utilizar termos do Tesauro Brasileiro de Turismo.

IV. Referências: lista completa e exclusiva das obras citadas ao longo do texto.

 

Para artigos sobre pesquisas que incluíram levantamento de dados, os modelos de instrumentos de coleta utilizados devem ser disponibilizados aos avaliadores juntamente com o arquivo principal. No sistema eletrônico de submissão, os arquivos desses instrumentos devem ser enviados como “documento suplementar”. Os dados analisados podem ser requisitados pelos avaliadores para verificação.

A RBTUR encoraja os autores a publicarem os modelos de instrumentos de pesquisa e os bancos de dados em um repositório aberto e permanente. Essa prática visa dar maior transparência aos trabalhos e ampliar as possibilidades de desdobramentos das pesquisas publicadas por meio do uso dos mesmos dados para a realização de novas análises. Além de ampliar o debate sobre o tema, a disponibilização desses elementos pode também contribuir para o aumento das citações do artigo original, já que este deverá ser mencionado como fonte dos dados utilizados nessas análises adicionais. A publicação dos dados deve ser feita no sistema Mendeley Data e pode ser realizada após a aceitação do artigo para publicação. A citação e a referência dos dados será incluída no arquivo principal do artigo.

 

Formatação

A RBTUR adota uma política de exigência mínima de formatação para a submissão de artigos. Não há padrão de formatação para fontes, parágrafos e páginas. Apenas algumas normas de formatação devem ser obrigatoriamente observadas:

I. Citações longas, com mais de 3 linhas, devem aparecer em parágrafos exclusivos com recuo de 4 cm da margem esquerda.

II. Os títulos das seções do manuscrito devem ser numerados sequencialmente.

III. Tabelas, quadros e figuras devem ser numeradas, receber título próprio e ser mencionadas no texto.

IV. Tabelas, quadros e fórmulas devem ser apresentados em formato editável.

V. Gráficos e diagramas devem ser preferencialmente elaborados em fundo branco e utilizar fonte Calibri, normal, tamanho 10, preta.

VI. Todas as imagens devem ser apresentadas em definição suficiente para perfeita visualização com zoom de 100%.

VII. Textos presentes em imagens devem ser legíveis com zoom de 100%.

VIII. Notas de rodapé devem ser utilizadas apenas se forem imprescindíveis.

 

Caso o autor faça questão de seguir uma norma específica de formatação, sugere-se a norma da American Psychological Association (APA). Note-se que para a formatação o uso dessa norma é apenas uma sugestão, enquanto para as citações e referências ela é obrigatória, conforme apresentado a seguir.

 

Citações e referências

As citações ao longo do texto e a lista de referências das obras citadas constante ao final do texto devem seguir a 6ª edição das normas da American Psychological Association (APA).

Para auxílio na tarefa de formatação das citações e referências, recomenda-se o uso de um software de gestão de referências (ex.: Mendeley e Endnote). Além disso, existem vários manuais de padronização APA disponíveis na internet. Dois manuais recomendados são:

 

Expressões em inglês constantes na norma da APA devem ser traduzidas para o português [ex. “Fyall and Leask (2007)” deve ser traduzido para “Fyall e Leask (2007)”].

As citações no corpo do texto devem seguir o sistema autor/ano. Citações diretas devem indicar também o número da(s) página(s). Exemplos:

Beni (1998) ou (Beni, 1998)
Fyall e Leask (2007) ou (Fyall & Leask, 2007)
Ritchie e Crouch (2000, p. 6) ou (Ritchie & Crouch, 2000, p. 6)
Ballantyne, Packer e Falk (2011) ou (Ballantyne, Packer, & Falk, 2011)
Gössling, Hall, Ekström, Engeset e Aall (2012) ou (Gössling, Hall, Ekström, Engeset, & Aall, 2012)

Na primeira vez em que aparecer no texto, citações de obras com mais de três autores devem apresentar todos os sobrenomes. Nas citações subsequentes deve ser apresentado apenas o sobrenome do primeiro autor, seguido de et al. Exemplo:

(Ballantyne et al., 2011)
(Gössling et al., 2012)

A lista de referências deve ser apresentada no final do texto em ordem alfabética de autor, de acordo com norma APA. Exemplos:

Ballantyne, R., Packer, J., & Falk, J. (2011). Visitors’ learning for environmental sustainability: Testing short- and long-term impacts of wildlife tourism experiences using structural equation modelling. Tourism Management, 32(6), 1243–1252.

Beni, M. C. (1998). Análise Estrutural do Turismo. São Paulo: SENAC.

Fyall, A., & Leask, A. (2007). Destination marketing: Future issues – strategic challenges. Tourism and Hospitality Research, 7(1), 50-63

Gössling, S., Hall, C. M., Ekström, F., Engeset, A. B., & Aall, C. (2012). Transition management: a tool for implementing sustainable tourism scenarios? Journal of Sustainable Tourism, 20(6), 899–916.

Ritchie, J.R.B., & Crouch, G. (2000). The competitive destination: A sustainability perspective. Tourism Management, 21(1), 1-7.

 

Antes de iniciar o processo de submissão

Todos os autores deverão estar cadastrados no sistema editorial eletrônico como autores da RBTUR. Deverão estar preenchidos, no mínimo, os campos: nome, instituição e email.

 

Submissão

Certifique-se de que todos os autores foram devidamente incluídos no registro do artigo no sistema. Não será aceita a inclusão de autor após a submissão. A ordem de inclusão dos autores no sistema deve ser a mesma que constará no artigo publicado em caso de aprovação.

 

Após a submissão

O acompanhamento do processo editorial pode ser feito por meio do registro do artigo no sistema editorial eletrônico da RBTUR.

O envio de nova versão do artigo com os ajustes solicitados pelos avaliadores deve ser feito no registro já existente, sem a iniciação de uma nova submissão no sistema. O envio deve ser feito na aba ‘Avaliação’, seção ‘Decisão Editorial’, item ‘Transferir Versão do Autor’.

Em caso de aprovação para publicação, os autores serão solicitados a enviar:

I. Versão final do artigo no idioma original, incluindo:

i. Para cada autor: nome completo, breve biografia, ORCID e descrição das contribuições para o trabalho. O registro do autor no ORCID pode ser obtido gratuitamente em https://orcid.org/.

ii. Reconhecimentos e agradecimentos pertinentes.

iii. Tabelas, quadros e fórmulas em formato editável.

II. Artigo traduzido para o idioma inglês, caso idioma original do trabalho seja o português ou o espanhol. Essa versão deverá incluir os mesmos elementos sobre os autores citados no item anterior. A tradução deverá ser feita por pessoa com grande conhecimento do idioma inglês. A versão em inglês de todos os trabalhos passará por um processo de revisão por profissional contratado pela RBTUR. Caso a revisão aponte que a redação em inglês tem qualidade insatisfatória, o trabalho poderá ser rejeitado, mesmo tendo sido previamente aceito para publicação.

 

 

Envio de manuscritos

 

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O tema do trabalho é diretamente relacionado ao turismo.
  2. O trabalho não foi publicado na íntegra em qualquer outro veículo (exceto publicação como trabalho acadêmico - ex.: dissertação ou tese – ou relatório de pesquisa).
  3. O trabalho não está em processo de avaliação para publicação em qualquer outro veículo.
  4. A lista de autores do artigo inclui apenas os nomes daqueles que contribuíram significativamente para a concepção, planejamento, execução, análise ou interpretação da pesquisa.
  5. Todos os autores estão cadastrados como autores no sistema editorial eletrônico da RBTUR.
  6. Foram tomadas todas as providências para assegurar a não identificação dos autores descritas nas Diretrizes para Autores.
  7. A estrutura e a formatação do trabalho seguem as Diretrizes para Autores da RBTUR.
 

 


 

Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo Rua Silveira Martins, 115 - cj. 71, Centro, Cep: 01019-000, Tel: 11 3105-5370 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: edrbtur@gmail.com